top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Uma Mulher Amazônica

Estreou Fafá de Belém, o Musical, no teatro Riachuelo Rio.

 

A direção geral do projeto e idealização são de Jô Santana.

 

O texto de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche é musical, biográfico, comemorativo, resgata memórias, ancestral, poético, sensível, emocionante, valoriza a identidade nacional e a brasilidade, tem uma mensagem conservacionista, transita entre o regional amazônico e cidade grande urbana, entre os mitos e lendas e a fé cristã, e valoriza a mulher cantora brasileira.

 

O musical nos apresenta a biografia da cantora Fafá de Belém mostrando que ela sempre foi uma mulher amazônica. Ainda que tenha deixado Belém do Pará aos dezoito anos de idade e vindo para a cidade do Rio de Janeiro, ela não abandonou as suas origens, as suas raízes, as suas heranças ancestrais amazônicas. Pelo contrário, elas foram carregadas consigo, dando um toque peculiar à sua trajetória, uma mulher que carrega associado a herança da sua terra natal com a cultura urbana e cosmopolita E foi, dessa forma, que ela se consagrou, ganhou reconhecimento e fama.

 

O musical também recorda momentos da história do Brasil. Fafá de Belém participou ativamente das Diretas Já, momento da chamada redemocratização. Inclusive quando o presidente Tancredo Neves morreu, ela interpretou o hino nacional brasileiro.

 

A pesquisa realizada por Rodrigo Faour foi feita com competência, e é de qualidade.

 

As três atrizes que atuam como Fafá de Belém têm atuações comoventes e emocionantes. Lucinha Lins (Fafá atual), Helga Nemetik (a explosão de Fafá) e Laura Saab (Fafá criança) atuam de forma notável, cada uma delas situadas dentro da respectiva fase da trajetória da cantora que representam. Elas interpretam, cantam e emocionam. Dominam o texto, passando com clareza, com uma linguagem didática e de fácil assimilação, e cantando com afinação e entonação. Dominam o palco, se movimentando intensamente e preenchendo todos os espaços. Estabelecem uma boa comunicação com a público. Helga é a explosão do talento; Lucinha é a voz da maturidade e da experiência. Elas estão juntas, unidas, afinadas e entrosadas. Portanto, elas têm uma atuação soberanamente e digna de aplausos.

 

Os demais integrantes do elenco mantêm o alto nível da apresentação do musical.

 

No nosso ponto de vista, há dois momentos marcantes: o primeira da parte referente à musica Nossa Senhora, momento de fé. Visualmente muito bonito; e na cena em que Fafá contracena com as drags, na canção Abandonada Por Você....

 

A direção de Gustavo Gasparani é precisa e competente. Ele conseguiu reunir na montagem do espetáculo uma lado infantil, lúdico, de mitos e lenda amazônicos, com a explosão da cantora Fafá de Belém, que ainda que inserida num universo cosmopolita, manteve incorporada em sua trajetória as origens do norte do Brasil. E o tom emocionante e realista do musical são pontos positivos da direção.

 

Os figurinos criados por Claudio Tovar são de extremo bom gosto, criativos, apresentam correta combinação de cores, e facilitam a movimentação do elenco pelo palco.

 

A cenografia criada por Ronald Teixeira é criativa, original, bem realizada e apresenta uma correta disposição dos elementos cenográficos pelo palco

 

As coreografias criadas por Renato Vieira apresentam um bonito desenho, são harmoniosas e equilibradas, estão relacionadas ao contexto de cada música, e dão um dinamismo e uma movimentação ao musical tornando-o ainda mais empolgante e contagiante.

 

A iluminação criada por Paulo Cesar Medeiros apresenta um bonito desenho de luz, e contribui para realçar a interpretação do elenco de seus personagens. Ademais, a luz, juntamente com a música e as coreografias, cria e marca o ritmo e o dinamismo do espetáculo. Ela varia de acordo com o contexto das cenas, complementando as falas do elenco.

 

A direção musical de Marcelo Alonso Neves selecionou as principais canções interpretadas por Fafá, dando ao musical uma sonoridade de qualidade e emocionante.

 

O musical deixa transparecer a união perfeita entre texto, direção, elenco, cenografia, figurinos e iluminação. Ponto para o diretor do musical, Gustavo Gasparini, que conseguiu de forma competente realizar o casamento.

 

Excelente produção teatral musical!

 

Crédito: Nil Caniné

Alex Varela


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page