Troféu Regina Ribeiro: Uma Noite de Gala Árabe Celebra os Protagonistas da Cultura e do Impacto Social
- Nando Andrade

- 12 de ago.
- 2 min de leitura

Escrever sobre uma premiação dedicada a grandes nomes já é, por si só, um privilégio. Mas narrar a segunda edição do Troféu Regina Ribeiro, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro no último sábado, 9 de agosto, foi também mergulhar em uma emoção pessoal: estive ali não apenas como observador e autor destas linhas, mas como um dos homenageados da noite. Sob o esplendor de uma gala árabe meticulosamente encenada, vivi a rara experiência de ver arte, cultura e reconhecimento caminhando lado a lado, entre cores, aromas e sons capazes de transportar todos os presentes para um outro tempo e lugar.
Idealizado pela empresária e ativista cultural Regina Ribeiro, o prêmio vai além de uma homenagem formal: é, segundo ela, “um símbolo de gratidão àqueles que constroem caminhos de impacto e transformação social”. A atmosfera única foi construída com decoração temática, apresentações artísticas e uma experiência gastronômica que exaltou sabores, traduzindo em cada detalhe, a riqueza e a diversidade que o evento celebra.
Entre os indicados deste ano, estavam nomes influentes que movimentam a cena cultural e social brasileira. Artistas, produtores e fazedores de cultura receberam o troféu pela relevância de seus trabalhos.
E foi nesse clima de celebração que vivi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória: receber da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e por iniciativa do vereador Deangeles Percy, a Moção de Louvor e Aplausos pelo trabalho desenvolvido à frente da Visuallyze, produtora que fundei, e pelas ações realizadas ao lado de Roberto Lima nas iniciativas do Núcleo de Dança para Atores – coletivo que une arte, formação e inclusão, dando palco a novos talentos e fortalecendo a cena cultural com diversidade e sensibilidade.
A honraria destacou aqueles que, por meio de suas ações, frequentam, incentivam, produzem e acreditam no poder transformador da cultura – seja pela literatura, música, teatro, cinema, dança, artes visuais, folclore ou outras expressões que enriquecem a alma e fortalecem os laços sociais.
Ao consolidar sua segunda edição, o Troféu Regina Ribeiro reafirma sua missão de reconhecer talentos, valorizar histórias e inspirar novas gerações a acreditarem na cultura como instrumento de mudança e união. Uma noite para celebrar não apenas conquistas individuais, mas também o espírito coletivo que mantém a arte viva.
Nando Andrade


Comentários