Todo Casal Tem Uma História
- Alex Gonçalves Varela
- 29 de mai.
- 3 min de leitura
Estreou Tem Bastante Espaço Aqui, no Futuros Arte e Tecnologia.

O texto redigido por Letícia Leão é voltado para o universo infantil, lúdico, poético, e sensível, que fala sobre família, carinho e afeto.Busca mostrar que para além da família tradicional, constituída por mãe, pai e filhos, há uma diversidade de tipos como a família LGBTQIAPN+, em especial aquela constituída por duas mulheres como a figura materna.
Joana é a personagem central. Ela é uma menina de sete anos, e sua família é constituída por duas mães: Isabel e Beatriz. A medida que foi crescendo e ganhando maturidade, e ingressou na escola, ela passou a querer saber a sua origem. Na aula de ciências, a professora lhe ensinou que os bebês são gerados no útero. E uma pergunta passou a se fazer presente em sua mente: se as crianças saem de uma barriga, como eu saí de duas? Tem como uma pessoa sair de duas barrigas?
Na escola, ela perguntou a professora. Esta, por sua vez, pediu que a menina dialogasse com os seus responsáveis.
Para ajudar a acalma-la, as forças da natureza vieram ao seu encontro. O sol, o vento, o mar e o rio. Por exemplo, o sol lhe disse que há várias famílias, com distintas características, mas o afeto une todas. Por sua vez, o mar e o rio consideraram legal ter um irmão. E vozes começaram a sussurrar: tem bastante espaço aqui.
Certo dia, Isabel e Beatriz, as figuras maternas, conversaram com Joana. Elas buscaram responder a indagação da filhota, e lhe informaram que visitaram um lugar onde havia várias crianças. Elas se apaixonaram por uma menina de dez meses. Fizeram uma escolha. Adoção, um ato de amor!
Juliana Cruz faz a menina Joana de forma correta, expressando alegria e curiosidade.
Por sua vez, Monique Vaille como Isabel, e Carolina Godinho como Beatriz, fazem a figura materna, atenciosas, amorosas e afetuosas, buscando responder as curiosidades de Joana de forma carinhosa e cuidadosa.
As três atrizes interpretam de forma correta e adequada os seus personagens, e expressam emoção. Elas dominam o texto e o palco. E apresentam uma boa comunicação com o público, passando a mensagem de forma tranquila.
A direção é de Juliana França e Letícia Leão que focaram no texto, e deixaram as atrizes a vontade no palco, com ampla liberdade de ação e interpretação.
Os figurinos criados por Carla Ferraz são coloridos, criativos, e de bom gosto.
Joana veste um vestido jeans com mangas e golas amarelas, cabelo black power, e meias coloridas.
Isabel veste blusa e bermudas em tom rosa claro, com detalhes em lilás, e uma jaqueta em tom lilás com elementos decorativos em diversas cores.
Beatriz veste um vestido laranja, com mangas e gola verdes.
A cenografia criada por Alice Cruz é simples, adequada e funcional. Ela é constituída por painéis brancos, que funcionam como tela de projeção de imagens. As imagens complementam o texto, assim como os efeitos sonoros.
Ha também alguns bancos com rodas, onde as atrizes se sentam.
A iluminação criada por Lara Cunha apresenta um bonito desenho, variados tons, e realça a interpretação das atrizes de suas personagens.
A direção de movimento é de Camila Rocha, que criou movimentos coreográficos bonitos e intensos, dando um tom dinâmico ao espetáculo. Os movimentos remetem a infancia. Criança gosta de brincar, correr, pular, deitar no chão...
Tem Bastante Espaço Aqui apresenta um texto voltado para o público infantil, que de forma poética e sensível, retrata uma família LGBTQIAPN +; um elenco de três atrizes com boas atuações; e cenografia, figurinos e iluminação de bom gosto e adequados.

Excelente produção cênica!
Alex Varela

Comments