top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Tasso Câmara: Uma Trajetória de Dedicação à Comunicação Goiana e Nacional

​É com profundo pesar que a imprensa goiana e brasileira se despede de Tasso José Câmara, um dos pilares e principais executivos da Organização Jaime Câmara (OJC). Tasso Câmara faleceu neste sábado, 13 de dezembro de 2025, em Goiânia, aos 93 anos, deixando um legado indelével no fortalecimento do jornalismo e da comunicação no Centro-Oeste e no país.


 A vida de Tasso Câmara está intrinsecamente ligada à história da própria capital goiana. Conforme relatos da família, Tasso, ainda criança, viu a família mudar-se para Goiânia em seus primórdios, quando a cidade "praticamente engatinhava na poeira e na pobreza" e se resumia a poucos barracos à beira do córrego Botafogo, existindo mais na lei do que na estrutura.Seu pai, juntamente com Jaime Câmara e Vicente Rebouças, foi cofundador do jornal O POPULAR. Eles ergueram o primeiro prédio particular da cidade para abrigar o periódico, que antes funcionava em um barracão de tábua, marcando o início da OJC e da profissionalização da imprensa em Goiás.Tasso, com mais quatro irmãos nascidos em Goiás, cresceu nesse ambiente de pioneirismo e dedicação à "luta de revolucionário" da comunicação.


​Tasso Câmara dedicou sua vida à Organização Jaime Câmara, exercendo por muitos anos o cargo de diretor superintendente e contribuindo decisivamente para a expansão e modernização do grupo.



​Ele foi fundamental no processo de interiorização do sinal da TV Anhanguera, levando informação e entretenimento de qualidade para as diversas cidades do interior do Estado. Sua atuação foi marcada pela busca da seriedade, da ética e do compromisso com a informação de qualidade.


​A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão de Goiás (Sindicom) destacaram sua atuação na gestão e na modernização do Grupo Jaime Câmara, o que o consolidou como um dos maiores grupos de comunicação do país.


 Desde 2024, Tasso exercia o cargo de presidente de honra do Conselho Curador da Fundação Jaime Câmara, mantendo sua ligação com o futuro e a memória do jornalismo goiano.Sua dedicação às atividades cívicas e à comunicação foi amplamente reconhecida. Condecorado com a Medalha Mérito Cívico da Liga de Defesa Nacional no Rio de Janeiro, homenageado na Câmara Municipal de Goiânia, ao lado de Jaime Câmara, por ocasião dos 40 anos do jornal O POPULAR, ambas as honrarias em 1978,no ano seguinte participou da inauguração da Biblioteca Joaquim Câmara Filho, que homenageou seu pai, em Anápolis.Tasso Câmara foi casado com Mirze Camilo Câmara, que faleceu em 2011 após uma luta contra o câncer. O casal teve quatro filhos: Ricardo, Sérgio, Vanessa e Eduardo, e sete netos. A família foi o alicerce de sua vida e carreira.


​A notícia de seu falecimento gerou uma onda de solidariedade e reconhecimento de seu papel. O governador de Goiás,o Vice-governador Daniel Vilela, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto, o Prefeito de Goiânia Sandro Mabel, a Câmara Municipal de Goiânia, e inúmeras personalidades e instituições emitiram notas de pesar, todos destacando o que : "Tasso deixa um legado marcante no jornalismo do Centro-Oeste" 


​Marcelo Rech (Presidente-executivo da ANJ): "Tasso Câmara será sempre lembrado como um dos grandes nomes da comunicação brasileira.Na qualidade de membro da  Associação Goiana de Imprensa (AGI) (representada pelo nosso ilustre presidente, o Jornalista Valterli Guedes), e parte da comunidade de comunicação, presto também minha solidariedade à família, amigos e colaboradores da Organização Jaime Câmara.Tasso Câmara foi um pioneiro e um grande empreendedor que, com seriedade e visão, ajudou a moldar a imprensa de nosso estado e do Brasil. Seu compromisso com a ética e a qualidade da informação é um legado inestimável para as futuras gerações de jornalistas e comunicadores.


Gilson Romanelli

Jornalista e membro da AGI (Associação Goiana de Imprensa)


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page