Solar dos Abacaxis celebra aniversário de dez anos com a maior exposiçãode sua trajetória, nova identidade institucional e inauguração da Sala de Leitura
- Cristina Granato

- 9 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
“Irradiar: para construir instituições da gente” aprofunda a reflexão sobre a importância das instituições de arte para a sociedade justamente no momento em que o instituto adota oficialmente seu novo nome — agora apenas Solar — e torna público o primeiro acervo editorial de sua Sala de Leitura.
Em cartaz a partir do dia 6 de dezembro, mostra apresenta cerca de 40 trabalhos de mais de 30 artistas, incluindo Ailton Krenak, Ana Maria Tavares, Anna Bella Geiger, Antonio Dias, Emanoel Araujo, Marcela Cantuária, Maxwell Alexandre, Paulo Nazareth, Ricardo Basbaum e Vik Muniz.
Fotos de divulgação
No ú ltimo ato das comemoraço es pelo seú aniversa rio de dez anos, o Solar (dos Abacaxis) fecha a temporada de 2025 com a abertúra da exposiça o “Irradiar: para construir instituições da gente”. Em cartaz a partir do dia 6 de dezembro, a mostra reú ne cerca de 40 trabalhos de mais de 30 artistas e ocúpa integralmente os tre s andares de súa sede na Rua do Senado, no Centro do Rio. O projeto marca ainda úm novo ciclo do institúto, qúe lança seú projeto de rebranding — agora atende apenas pelo nome Solar — e abre ao pú blico súa primeira Sala de Leitura, ampliando o programa edúcativo e compartilhando o acervo inicial qúe orienta súas pesqúisas.
Cristina Granato













Comentários