O Homem Curioso e o Elefante
- Alex Gonçalves Varela

- 31 de jul.
- 2 min de leitura
Estreou O Elefante, no Futuros - Arte e Tecnologia, no âmbito da ocupação de 15 anos da Multifoco Companhia de Teatro.

A apresentação é um monólogo protagonizado pelo ator Flavio Souza.
O texto de Flavio Cafiero e Flavio Souza é infantil, didático, informativo, poético e lúdico.
O ator Flavio Souza interpreta um homem curioso que viu um elefante no mar e este mesmo indivíduo ficou interessado em saber como o animal chegou àquele local.
O homem curioso iniciou a narrativa da história. Ele principiou pela manada; a floresta; deserto; penhasco; cidade, espaços por onde o animal percorreu. Ao chegar no espaço urbano, o elefante ficou encantado com a música de carnaval. Ele foi seguindo e divertindo a multidão. Seguindo, seguindo....foi parar na praia. O homem viu o animal sentado na praia. E se sentou ao lado dele. Olhando para o mar.
O ator Flavio Souza realiza uma interpretação como se fosse um narrador de histórias. Passa o texto com uma linguagem simples e de fácil compreensão. Ele consegue prender a atenção do público e estabelece uma boa comunicação com o mesmo. Utiliza diversos recursos visuais para passar a sua mensagem como ilustrações e imagens. O resultado é uma apresentação vibrante, contagiante, e alegre. A criançada gostou e aplaudiu!
A direção do espetáculo focou no texto, e deixou o ator a vontade para realizar a sua livre e correta interpretação.
A cenografia é criativa e original. Ela é composta por luminárias brancas articuladas, jardins, caixas e ventiladores. No meio do palco há um banco escada. No fundo uma tela em branco, a página em branco de um caderno de desenho, onde Flavio projeta suas criações artísticas.
O figurino é simples e adequado. O ator veste roupa azul e tênis verde.
A direção de movimento é de Denise Stutz que imprimiu uma movimentação capaz de facilitar a atuação do ator no preenchimento de todos os espaços do palco.
Elefante é um texto voltado para o público infantil de caráter informativo e didático; apresenta um conteúdo de fácil compreensão e assimilação: e um ator com uma boa atuação, contagiante e vibrante.

Ótima produção cênica!
Alex Varela


Comentários