top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

O Encontro Imaginário Entre Solaninho e Tonzinho

Estreou Solaninho, Uma Viagem Com o Poeta do Povo, no teatro Sesc Tijuca.

 

O espetáculo é uma realização do Complexo Negra Palavra.

 

O texto de Renato Farias é voltado para o público infanto-juvenil, pedagógico, lúdico, sensível, vibrante, contagiante, emocionante, apresenta o encontro imaginário no Orun, o mundo dos ancestrais, de dois indivíduos, o poeta Solano Trindade, e o ator e também poeta Ton Rodrigues. Esse encontro não aconteceu no plano físico, mas por meio da magia do teatro. Imaginação e criatividade tem espaço num texto teatral.

 

Ton chegou ao mundo do Orun aos vinte e três anos, muito jovem, e não teve tempo de se despedir da vida no Àiyé, o mundo físico. Solano percebe que Ton se entristece e propõe um retorno ao Pernambuco de sua infância. Ton se encanta com a ideia. Assim, ambos magicamente retornam a seus corpos de criança: Solaninho e Tonzinho. E, se aventuram num  acontecimento embalado por muita poesia, música e dança, e pela cultura pernambucana, local de nascimento de Solano Trindade, onde passou sua infância e mocidade. Eles juntos irão conhecer as histórias e rimas do povo, saber sobre os familiares de Solano e os seus ancestrais, passear por suas feiras, e se divertir em suas festas.

 

O texto sublinha que as poesias produzidas por Solano Trindade são  bonitas e bem rimadas. Contudo, essa poesia era engajada também, falava do povo, da nossa gente. Como poeta, ele defendia a igualdade entre os homens, e lutava por justiça social. Ele apontava para as faltas da sociedade brasileira, as suas carências, sobretudo a fome, a miséria, e o preconceito racial. E o texto nos revela essa face de Solano, e é de criança que se aprende a olhar pelo social. O texto cumpre essa função pedagógica.

 

O elenco, como um todo, realiza uma contagiante e vibrante apresentação. Eles interpretam, cantam, dançam e emocionam. É uma viagem pelos poemas, versos e cantigas de Solano Trindade. Dominam o texto, passando com clareza e simplicidade, e o palco, com uma intensa movimentação e coreografias bem realizadas. Estão em sintonia e entrosados.

 

A direção é de Lucas Sampaio, e Renato Farias, que focou no texto, e deixou o elenco a vontade naquela ribalta para viajar pela infância de Solano em Pernambuco

 

Os figurinos criados por Ananda Almeida sao simples, bonitos, adequados, e facilitam a movimentação.

 

A cenografia é nula. Eles estão a vontade no palco para interpretar, cantar e dançar. 

 

Há adereços, criados por Ivete Dibo, bonitos e criativos que os atores utilizam em cena, relacionados à cultura pernambucana.

 

Os bonecos de Solano Trindade e Ton criados por Dante são perfeitos e magníficos, talento de um artista notável! Um craque na arte da bonecaria!

 

A direção musical é de Muato, que nos brindou com sublimes poesias de Solano Trindade, e cantigas pernambucanas.

 

A iluminação de Ana Luiza de Simoni é correta, e contribui para realçar a interpretação dos atores.

 

Solaninho, Uma Viagem Com o Poeta do Povo é um texto infanto-juvenil que, de forma Imaginária e criativa, narra o encontro fictìcio entre Solaninho e Tonzinho; um elenco que tem uma atuação correta e empolgante; e bonecos originais e criativos.

 


Excelente produção teatral!

 

Alex Varela


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page