top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Lançamento do novo livro de Ígor Lopes no Rio de Janeiro

Palácio São Clemente recebeu comunidade portuguesa para prestigiar novo livro de Ígor Lopes. Obra será apresentada também nas cidades de Olinda e São Paulo, ainda em novembro. Objetivo é “promover um melhor diálogo cultural entre Brasil e Portugal”.




“Uma junção de forças em prol da luso-brasilidade”. É desta forma que o jornalista e escritor Ígor Lopes classificou a apresentação do seu novo livro-reportagem "Luso-Brasilidade Musical - A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal", no último dia 9 de novembro, nas instalações do Palácio São Clemente, Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.


A obra, realizada pelo Governo Federal do Brasil, leva o selo da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), e é fruto de um projeto que pretendeu celebrar os 200 anos de Independência desse país sul-americano. No Rio, a apresentação contou com o apoio do Consulado-Geral de Portugal na cidade maravilhosa, da Academia Luso-Brasileira de Letras, da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, da Obra Portuguesa de Assistência e da Casa do Minho do Rio de Janeiro.


O evento ficou marcado pela presença de dezenas de pessoas interessadas no tema. A par da literatura, o programa do evento contemplou apontamentos musicais, como o folclore português através do Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro; o samba, pela memória e homenagem a Alcino Correia, Ratinho, através da voz do instrumentista Abel Luiz; a viola braguesa, com Jorginho Portugal; a voz das cantadeiras, com Neumara e Cássia; o fado ao piano com Ana Cartaxo; entre outros momentos, como a homenagem à fadista Maria Alcina pelos 70 anos de carreira e de vivência no Brasil.


Este novo trabalho de Ígor Lopes destaca as relações culturais entre os dois países, tendo a música como elo central. O livro examina o papel da música lusófona na construção de uma identidade cultural compartilhada entre Brasil e Portugal. Nas 255 páginas desse projeto literário, Ígor Lopes explora como a música, desde o fado e o samba até as influências contemporâneas, tem sido uma força de integração, criando diálogos culturais que transcendem fronteiras geográficas e históricas. A aposta recai em entrevistas a nomes que moldaram o tom das relações no campo artístico e musical, nos dois países.



No seio da pesquisa que dá corpo a este novo livro, editado em 2022, há referências à cooperação cultural e musical, um retrato do movimento associativo português no Brasil, a imponência do fado, a integração promovida pelo samba, estudos sobre a vida e obra de nomes como a fadista portuguesa Maria Alcina, o compositor Alcino Correia, o cantor Roberto Leal, a exuberância de Carmen Miranda, entre outros casos que marcaram a agenda artística luso-brasileira.


O prefácio é assinado por Ricardo Cravo Albin, musicólogo brasileiro, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira e responsável pelo Instituto Cultural Cravo Albin. Há ainda a participação de entidades e autoridades entre os dois países irmãos. Existem referências à cooperação cultural e musical e um retrato do movimento associativo português no Brasil.


“Foi um momento em que pude estar junto de portugueses, brasileiros, lusodescendentes e amantes da lusofonia e da cultura, num convívio com a comunidade portuguesa e lusodescendente no Rio de Janeiro”, disse Ígor Lopes.


No Rio de Janeiro, o livro foi apresentado pelo deputado luso-brasileiro Flávio Martins, pelo escritor e biógrafo de Caetano Veloso, Carlos Eduardo Drummond, e pela cônsul-geral de Portugal no Rio, Embaixadora Gabriela de Albergaria. O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, participou com uma mensagem em vídeo.

Depois de ter passado, no dia 6, por Vitória, a obra segue agora para duas novas agendas em Olinda, dia 16/11, às 10h, na Fliporto, e na Casa de Portugal de São Paulo, dia 27/11, pelas 18h.



 

Obra foi já apresentada em Portugal

 

Em Portugal, este livro-reportagem foi apresentado ao presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, na última Festa do Livro de Belém, em Lisboa. Passou também, no último dia 3 de outubro, pela Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, Portugal, sendo apresentado por Cristina Granada, professora e ex-deputada à Assembleia da República portuguesa, com a participação do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, e do presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues. Um apontamento musical foi realizado pelos músicos Rui Marques e Fernando Deghi, de Portugal e do Brasil, respetivamente.


“O objetivo destes lançamentos é promover um melhor diálogo entre os cidadãos residentes no Brasil e em Portugal, incentivando o espírito colaborativo entre os dois países. Escrever “Luso-Brasilidade Musical” foi uma jornada de redescoberta das profundas ligações que unem Brasil e Portugal por meio da música", finalizou Ígor Lopes.


O livro, entregue em todo o mundo, pode ser solicitado em: info@agenciaincomparaveis.com


Ígor Lopes e Luis Villarino
 

Luis Villarino


12 visualizações0 comentário

Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page