Obra será apresentada nos próximos dias em diversas ilhas do arquipélago
Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2024 — Entre os dias 10 e 17 de outubro, o jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes vai estar presente no arquipélago açoriano para apresentar a sua mais recente obra.
“Somos Açores - Um Arquipélago Vivo pelas Ações das Casas dos Açores no Brasil" será lançado em diversas ilhas do arquipélago: Terceira, São Jorge, Pico, Faial e São Miguel.
Escrito no formato livro-reportagem, o livro oferece uma visão única sobre como as ilhas dos Açores são retratadas e mantidas vivas além-mar, com especial destaque para o papel das Casas dos Açores em vários Estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Bahia, São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina.
Este projeto literário foi apoiado pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, e editado pela Amazon.
"Somos Açores - Um Arquipélago Vivo pelas Ações das Casas dos Açores no Brasil" conta com José Andrade, diretor Regional das Comunidades, e Adélio Amaro, escritor e responsável pela BibliRuralis, como prefacistas. Também José Manuel Bolieiro, presidente do governo regional dos Açores, participa com uma mensagem aos açordescendentes.
Ao longo de 122 páginas estão entrevistas aos presidentes das Casas dos Açores no Brasil, num período entre 2022 e 2023, com o intuito de revelar os contornos que levaram à criação dessas entidades açorianas no maior país da América do Sul. É também examinado o importante trabalho dessas instituições que, há décadas, preservam e promovem a cultura açoriana no Brasil, fortalecendo os laços históricos e culturais entre o arquipélago e a nação irmã de Portugal. Ao ler este livro, mergulhamos na rica história dessas casas, explorando as suas ações e contribuições para fortalecer os laços culturais entre os açorianos e os seus descendentes em solo brasileiro.
Lançamento em diversas ilhas do arquipélago açoriano
A apresentação de “Somos Açores - Um Arquipélago Vivo pelas Ações das Casas dos Açores no Brasil" estará integrada no âmbito do programa do XXVI Conselho Mundial das Casas dos Açores e do VII Encontro Açores Brasil.
A agenda está organizada da seguinte maneira:
10/10 - Angra do Heroísmo – “Salão Nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo”, pelas 20h, evento promovido pela Câmara Municipal local
13/10 – “Espaço Galeria +” - Velas de São Jorge - Ilha de São Jorge, pelas 18h
14/10 – “Biblioteca Municipal da Madalena” - Ilha do Pico, pelas 18h
15/10 – “Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça” - Ilha do Faial, pelas 18h
16/10 – “Atelier de Artes Angela Fernandes” - Ponta Delgada - ilha de São Miguel, pelas 18h
17/10 – Lagoa "sede da Banda Filarmónica Estrela D’Alva"– Ilha de São Miguel, pelas 11h, durante tertúlia promovida pelo Diário da Lagoa
“Dar voz à resiliência da cultura açoriana.”
Segundo o autor, “ao escrever “Somos Açores”, senti-me com uma grande responsabilidade de dar voz à resiliência da cultura açoriana longe do seu território de origem”. “As Casas dos Açores no Brasil são guardiãs de uma identidade coletiva que sobrevive ao tempo e à distância. Espero que este livro inspire um novo olhar sobre a importância dessa preservação cultural. “Somos Açores” faz o caminho inverso de “Açores em Cores”. Este último, lançado em diversas cidades, procurou mostrar o arquipélago para o mundo, com foco também nos lusodescendentes. Agora, “Somos Açores” cruza o oceano saindo do Brasil para desembarcar nos Açores com boas novas. Sim, a açorianidade está viva em outras muitas paragens”, afirmou Ígor Lopes.
Currículo do autor
Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que conecta Brasil-Portugal e União Europeia e Mercosul. É coordenador editorial internacional da plataforma Diáspora Lusa, coordenador de redação do jornal Gazeta Lusófona (Suíça), jornalista do jornal Mundo Lusíada, da agência e-Global (Lisboa), do Diário da Lagoa (Açores), da Revista do Villa (Brasil), colunista do jornal “Voz de Portugal” e de outros jornais na diáspora portuguesa. É colaborador da RDP Internacional, com o podcast “Rumo ao Sul”, e correspondente internacional do programa de TV “Assim é Portugal” (Brasil) na Europa.
É autor de outros livros-reportagem, tais como “Luso-brasilidade Musical”, 2022; “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – para brasileiros e lusodescendentes”, 2022; “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”, 2021; “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro - o percurso do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954”, 2019; “Casa do Distrito de Viseu: cinquenta anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro”, 2016; “Maria Alcina, a força infinita do Fado”, 2016. É coautor de “Apontamentos sobre a Etnografia de Viana do Castelo”, editado na Suíça, em 2023; participou também em diversas antologias e é autor de textos académicos no circuito Brasil-Portugal.
É Representante Oficial dos Académicos Correspondentes da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL); embaixador em Portugal da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT), da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) e da Academia de Letras e Artes da Guiné-Bissau (ALAB).
Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, pela FACHA, Brasil; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Especialista em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara; Especialista em Comunicação Mediática Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela e doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Foi professor convidado de MBA em Hard News nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), no Brasil.
É "Chanceler" na aproximação cultural entre Brasil e Portugal, título reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística. Recebeu a “Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá”, título oficializado como "Honraria Oficial do Município de Mauá", através do Ministério da Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. Recebeu também outras comendas e título fruto do trabalho de aproximação das comunidades portuguesas e luso-brasileiras; Comenda da Ordem do Mérito Cívico e Cultural – Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística – 2006; Detetor da Medalha Honorífica do Real Clube de Regatas Vasco da Gama, entre outros.
_____
Informações de Contato
Para mais informações sobre o lançamento do livro, entrevistas com o autor ou detalhes sobre os eventos, entre em contato com:
Agência Incomparáveis
E-mail: info@agenciaincomparaveis.com
Autor: Ígor Lopes
Instagram: @igorlopesrj
Facebook: https://www.facebook.com/IgorPLopes
Dados do livro
Título: “Somos Açores - Um Arquipélago Vivo pelas Ações das Casas dos Açores no Brasil"
Edição: Amazon
Ano: 2024
ISBN: 9798329579123
Páginas: 122
Ígor Lopes - colunista da Revista do Villa
Kommentarer