Festival Internacional de Guitarra de Maldonado aposta na diversidade musical
- Ígor Lopes

- 7 de nov.
- 2 min de leitura




Foto: divulgação
De 27 a 30 de novembro de 2025, o Festival Internacional de Guitarra de Maldonado (FIGM) regressa ao Uruguai para a sua 12.ª edição, reunindo artistas de referência da América Latina e da Europa numa celebração que funde tradição e inovação musical.
Fundado em 2011 pelo guitarrista, compositor e investigador Ricardo Barceló, em parceria com o município de Maldonado, o evento consolidou-se como um dos mais importantes encontros culturais da região do Cone Sul, promovendo a excelência artística e a formação musical de novos talentos.
De acordo com Barceló, diretor artístico do festival, “nos concertos, o público terá a oportunidade de ouvir música de diversos géneros e instrumentos como a guitarra, o alaúde e o bandoneão”. Além dos concertos, o guitarrista destaca ainda que, por incluir masterclasses e conferências, o festival também permitirá que “tanto os estudantes como o público presente possam enriquecer os seus conhecimentos técnicos e musicais”.
A edição de 2025 contará com artistas como Paco Seco (Espanha), especialista em guitarra andaluza e flamenco; o Duo Transatlántico, com os guitarristas Magdalena Duhagon e Ignacio Barcia; o Dr. Álvaro Córdoba (Uruguai), intérprete de alaúdes renascentistas e barrocos; e o trio Tenemos Tango, que explorará a fusão entre o bandoneão e as guitarras através do tango rioplatense. Barceló apresentará ainda obras de diferentes compositores e uma conferência sobre a nomenclatura musical no mundo hispano-lusófono contemporâneo.
Para Barceló, que reside há 28 anos em Braga e também é docente da Universidade do Minho, a grande ambição FIGM é “chegar a todos os públicos, considerando o ecleticismo da proposta artística, já que durante o Festival será interpretado Tango, Música Renacentista, Música Barroca, Música Clássica e Músicas do Mundo”.
O Festival Internacional de Guitarra de Maldonado 2025 tem entrada livre e gratuita e conta com o apoio do Departamento de Cultura de Maldonado, do Museu Ralli de Punta del Este, do programa Ibermúsicas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Uruguai e da Knobloch Strings.
Mais informações sobre o evento e os artistas bem como a programação completa encontram-se disponíveis no site oficial do FIGM, em: www.festivalinternacionaldeguitarrademaldonado.com
Ígor Lopes

Comentários