Eternamente Marília!
- Alex Gonçalves Varela
- há 3 dias
- 3 min de leitura
Estreou o documentário Viva Marília no cinema Estação Net Botafogo no âmbito do Festival É Tudo Verdade 2025.

O documentário é biográfico pois narra a vida completa da atriz Marília Pêra. Mostra como ela já nasceu com vocação para o teatro, pois foi gerada no seio de uma família de artistas, e por eles foi introduzida ainda muito novinha numa produção cênica. E foi no teatro que ela construiu toda a sua trajetória e a partir do mesmo estabeleceu a sua vida. Sua mestra foi Henriette Morineau, figura importante para a sua formação.
A paixão de Marília foi o teatro. E o documentário deixa esse fato bem explícito. Contudo, ela também atuou na televisão, em novelas, mini séries e shows, bem como no cinema, protagonista em Pixote, e, num papel secundário, em Central do Brasil. Neste último ela foi "enganada" pelo diretor, pois ela só aceitava papéis principais.
Uma outra característica da atriz Marília Pêra que o documentário destaca é o fato dela ter sido completa. Ela interpretava, dançava e cantava. Ela era notável!
A trajetória da atriz Marília Pera está inserida no contexto social mais amplo da história do Brasil nas décadas de sessenta, setenta e oitenta do século XX, argumento central do filme. Esse período foi central para o processo de emergência e consolidação da sua carreira. Por exemplo, no contexto do golpe civil-militar, quando atuava na peça Roda Viva, ela e os demais integrantes do elenco foram presos e agredidos. O teatro foi quebrado, e algumas pessoas do elenco ficaram bastante machucadas. No dia seguinte, num ato de resistência, retornaram a encenar.
Marília é a própria narradora do documentário. Ela se faz presente o tempo inteiro, de forma majestosa e absoluta, como sempre foi. Ouvimos sua voz e visualizamos a sua face nas diversas entrevistas que concedeu para importantes entrevistadores, bem como por recortes de obras por ela protagonizadas. Sua fala é complementada com imagens de fotos raras que integram a sua memória familiar, bem como por vídeos inéditos muito bem preservados que mostram seus pais e momentos da sua infância e adolescência.
O nome do documentário Viva Marília é uma referencia ao programa de variedades da Globo, Viva Marília, por ela protagonizado, que estreou no ano de 1972.

Nelson Motta é o roteirista, ex-marido de Marília e pai de alguns de seus filhos. Podemos considerá-lo como sendo a pessoa mais correta para roteirizar, pois ele conheceu a artista de forma profunda e íntima, possuindo assim um conhecimento que lhe possibilitou de forma perfeita e correta nos brindar com os mínimos detalhes de sua vida. O documentário é todo construído a partir de imagens de arquivo, deixando transparecer uma profunda pesquisa realizada por Remier Lion e a preocupação em preservar a memória da atriz.
O documentário tem uma forte carga afetiva, realizado com esmero e carinho, uma vez que Nelson como roteirista e ex-marido, e Esperança Motta, filha de Marília, como assistente de direção, representam esse vínculo familiar, pessoal, íntimo, e afetuoso.
A direção é de Zelito Viana, cineasta competente e experiente, que realizou intervenções precisas e certeiras necessárias para a perfeita engrenagem do documentário, nos brindando com incríveis histórias da atriz, e associou a forte carga emotiva. O documentário emociona, transborda sentimento, uma saudade eterna de Marília. Quem viu ela atuar em vida, sente esse sentimento nostálgico. Quem não viu, tem essa produção audiovisual como registro da memória de uma das grandes atrizes brasileiras. Porque no palco ela deixou uma lacuna a ser preenchida!
A montagem correta e adequada é de Jordana Berg. O filme mostra que vale a pena lembrar de Marília, e que Marília deixou as portas abertas para o seu público.
Viva Marília é uma produção audiovisual de excelente qualidade produzida essencialmente com imagens de arquivo; um roteiro bem definido e construído, que apresenta de forma clara a trajetória de vida da artista, deixando transparecer uma forte carga afetiva e emocional; e uma direçao precisa e certeira, aliada ao sentimento.

Excelente produção audiovisual!
Alex Varela

Comments