top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Espetáculo inétido "20 Minutos Daqui" estreia no CCBB RJ

Escrita e encenada por Giuliano Laffayette e sob direção de Ricardo Rocha e Bárbara Abi-Rihan, montagem que mistura doses de fantasia com distopia aborda o poder do sonho e o desejo de descobrir novos mundos.


ree

Entre a fantasia e a distopia, estreia no dia 27 de novembro de 2025, às 19h30, no Teatro 3 do Centro Cultural Banco do Brasil RJ (CCBB RJ) o espetáculo “20 minutos daqui”. Escrito e interpretado por Giuliano Laffayette, o texto recebe a assinatura de Bárbara Abi-Rihan e Ricardo Rocha na direção. A peça nasce da fábula de um jovem que sonha em ser piloto de foguete e constrói o seu próprio. Mas, durante a viagem, o foguete entra em pane e acaba caindo em um planeta desconhecido chamado 20 Minutos Daqui. Fora de órbita, ele se vê atravessado por seu passado e seu futuro. Numa narrativa não-linear, a montagem trata sobre sonhos e a fantasia capaz de impulsionar a própria realidade.


“No espetáculo, o tempo não é apenas passagem - é matéria cênica, é corpo e escritura, ele está presentificado. Tematizar o espaço nos permite deslocar a noção de sequência e abrir fendas na percepção da plateia, que experimenta o tempo como expansão e dobra, e não como linha. A narrativa nasce justamente dessa vontade de transformar o tempo em linguagem. Buscamos traçar uma experiência cênica onde o tempo se torna presença do acontecimento teatral. E assim, entre uma fração dessa coexistência na sala de espetáculo, suspenderemos o tempo para, em assembleia, viver um acontecimento efêmero”, adianta o diretor Ricardo Rocha que, na montagem, agrega ainda seu saber artístico nas funções de cenógrafo e iluminador.


Transmitindo uma mensagem de esperança e transformação, o texto aborda temas universais que ressoam com o público de diferentes culturas e gerações. Giuliano teve a ideia da peça há oito anos, numa viagem de metrô a caminho da faculdade de Artes Cênicas, onde desenvolveu um primeiro esboço. O ator também teve uma passagem como voluntário pela ONG A Arte Salva, projeto criado pela atriz e transformadora social Karina Duarte Puri que oferecia atividades artísticas em Jardim Gramacho.

“Aquele projeto me transformou como ser humano, ampliou minha visão e minha sensibilidade. Algumas questões ganharam camadas, se transformaram em níveis bem mais profundos. Sempre trabalhei para poder viver como ator. Na ONG falávamos muito sobre sonhos, esperança, e de alguma maneira tentávamos somar com uma possível transformação positiva de realidade”, reflete Giuliano. No processo de elaboração do texto, Giuliano, que levou o primeiro argumento, uma base de enredo e alguns esboços, viu sua dramaturgia tomar outro corpo a partir dos encontros em sala de ensaio.


Assinado pela Multifoco Produções Culturais, a faceta produtora da Multifoco Companhia de Teatro, o trabalho é o primeiro espetáculo de um projeto de iniciativa externa, mas carrega, em sua estrutura, boa parte dos profissionais da Companhia em sua Ficha Técnica. A Multifoco completou 15 anos de pesquisa continuada e trabalho ininterrupto e vem ampliando suas frentes de trabalho. Além da produção, elementos da linguagem da companhia se fazem presentes, sobretudo, pela presença de Ricardo Rocha à frente das funções de diretor, cenógrafo e iluminador, e de Bárbara Abi-Rihan, que nesta montagem também assina a direção, estruturando o trabalho de preparação corporal.


Para Bárbara, aliás, “20 minutos daqui” provoca a nossa percepção sobre o tempo. “20 minutos podem passar voando ou soar como uma eternidade, a depender das circunstâncias. Nos tempos atuais, tem sido cada vez mais difícil fantasiar sobre o futuro e não esbarrar na distopia. Mas, na medida que expande nossa percepção sobre o tempo, a peça transita entre presente-futuro-passado entrelaçados, sobrepostos. Passeia entre a fantasia dos sonhos, a distopia das previsões de futuro e a miudeza do nosso tamanho diante das dimensões do universo”, encerra Bárbara.

 

SOBRE O CCBB RJ

 

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.

 

FICHA TÉCNICA

Texto e Atuação: Giuliano Lafayette

Direção: Bárbara Abi-Rihan e Ricardo Rocha

Direção Musical: Nigga Albuquerque

Direção de Movimento e Preparação Corporal: Bárbara Abi-Rihan

Preparação Vocal: Carol Futuro

Cenografia e Iluminação: Ricardo Rocha

Cenotécnico: Moisés Cupertino

Figurinos: Flavio Souza

Comunicação Visual: Nícolas Martins

Mídias Sociais: Viviane Dias

Assessoria de Imprensa: Marrom Glacê Comunicação (Bruno Morais e Gisele Machado)

Fotografia: Amadeu Oliveira, Diogo Nunes e Ivo Nunes

Vídeo: Amadeu Oliveira

Preparação Física: Rodrigo Stavale

Produção Executiva: Fernanda Xavier

Gestão de Projeto: Pagu Produções Culturais (Bárbara Galvão)


SERVIÇO

20 MINUTOS DAQUI

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Teatro III

Temporada: 27 de novembro a 21 de dezembro de 2025

Quarta-feira a sábado às 19h30 e domingo às 18h30

 

Inteira: R$ 30 | Meia-entrada: R$ 15, à venda na bilheteria física ou no site do CCBB (bb.com.br/cultura)

Estudantes, maiores de 65 anos e cartões Banco do Brasil pagam meia-entrada

Classificação Indicativa: Livre

Duração: 60 minutos

 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Informações sobre programação, acessibilidade, estacionamento e outros serviços:

Confira a programação completa também nas redes sociais:

Funcionamento: De quarta a segunda-feira, das 9h às 20h (fecha às terças-feiras).

ATENÇÃO: Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017)

 

Assessoria de Imprensa CCBB RJ:

Flávia Pinheiro | (21) 3808-0150 (21) 99972-6933 | maria.flavia@bb.com.br    

 

Assessoria de Imprensa de “20 Minutos Daqui”:

Bruno Morais – (21) 99136-2225 - brunomorais.assessoria@gmail.com

Gisele Machado – (21) 99745-5237 - gisele@marromglaceassessoria.com.br


Alex Varela


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page