top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Entrevista: Roberta Lerru


Eu nasci no povoado que chamava Piripiri ficar 30 km de Vitória da Conquista sudoeste da Bahia... hoje em dia chama-se Planalto, é um município onde eu nasci que coincidentemente mesmo dia que o Pelé nasceu, Garrincha nasceu e o Chacrinha nasceu 23 de outubro de 1961 aí começa a minha história. Eu vivi nesse pequeno povoado até os 7 anos sendo criada pela minha avó ao completar 7 anos a minha mãe veio de São Paulo e me buscou para que eu pudesse estudar e aí eu vim para São Paulo e fui viver na zona leste onde eu estudei cresci até o colegial na idade de 18 anos eu saí ou fui convidada a sair de casa pelo meu padrasto aí começava outra história da minha vida. Comecei a frequentar conhecer e ir em boates conhecer artistas transformistas, conheci pessoas importantes fui bem acolhida. Era o início de uma história de uma transição numa viagem para o Rio de Janeiro no início de 1982 Conheci um francês e fui com ele para França e cheguei em Paris abandonando aqui meus estudos que eu cursava na faculdade, família e tudo por um amor. Em Paris iniciei a estudar fui para Aliança Francesa foi para o Instituto católico de Paris e finalmente Realizei um sonho, entrei na universidade de medicina. Mais uma vez procurei me identificar com pessoas que tinham a ver com essa minha transição...então eu conheci as trans. artistas mais famosas de todos os tempos como Rogéria Valéria heloína Cherry urso lá Manuele... enfim!


Todas as que estavam morando em Paris que nessa época participavam do Carrossel... Era uma revista Lindíssima só de trânsito e 80% composta por brasileiras. Então eu tive essa influência e foi aonde eu deixei de estudar porque não dá para fazer as duas coisas e entrei para esse mundo, no qual comecei a me organizar e rapidamente nasceu a Roberta.

 

Como eu estudei em Paris e tinha boas relações com as pessoas, que eram amigas do meu marido é a partir do momento que eu decidi de não ser mais uma estudante né e entrar para vida da noite, tem seus olhos e seus donos né Aí eu preferi sair de Paris e fui para Madrid onde fui trabalhar em casa noturnas também não foi uma boa experiência pois aconteceram coisas terríveis por causa de documentação entendeu todas nós brasileiros somos presas né um grupo que foi preso que ficamos presa 3 meses e deportadas no Brasil isso em 87 no Brasil continuei fazendo um show e trabalhando né trabalhei também de esporte trabalhei em agências muito bem conhecidas né conheci muitos homens famosos a fazer um filme anos 90 com ator Vitória de Zica que fez o filme Marcelino. Isso em 87 no Brasil continuei fazendo um show e trabalhando né trabalhei também de esporte trabalhei em agências muito bem conhecidas né Fiquei só dois anos na Itália Esse filme foi um sucesso entendeu concorrer ao pau adoro eu fazia Carmem no filme contracenando com um ator de comédia famoso então eu viajei toda a Itália apresentando o filme com os atores e depois cheguei à conclusão que não dava para ficar mais morando na Itália porque eu vivia sem ser o filme que eu fiz Óbvio aí eu fui contratada por empresário muito famoso da Bélgica eu fui para Bélgica fazer show de lá para Lucas Hamburgo de lá para Holanda e 93 cheguei na Suíça onde eu estou até hoje.

 

Trabalhei até o ano 2000 girando todos os estados da Suíça trabalhando nas melhores casas noturnas inclusive trabalhei com Roberta Close comunica Matte trabalhei com muitas artistas famosas do exterior aí no ano 2000 me casei em 2003 fiz a minha resignação minha cirurgia montei O Albergue Glbt que durou até 2010 Lembrando que todos os anos eu vim ao Brasil na época de carnaval isso aí em muitas escolas de São


Paulo em rosa de ouro, Vai- Vai, Gaviões e sair Leandro Itaquera sair no rio na Vila Isabel cair na interno da Tijuca sair na São Clemente aí na Viradouro sai na mocidade e é isso. No ano 2000 eu fundei Associação Brasil Suíça fui Presidente e abrir um hospital Glbt GLS né hoje em dia seria outras letras eu sei era para gay simpatizantes e eu tive durante 8 anos esse hotel tinha sete andares passaram pessoas de todos os locais do mundo entendeu a maioria é uns rapazes que era um GoGo Boys que era um Escort que era uns bailarinos E aí foram muitas amizades e nós temos muitas confraternizações.

 

Gostaria de deixar bem claro que todo percurso da minha vida nem tudo foram flores óbvio que tiveram Muitas dificuldades entendeu muita dificuldade Mas as coisas que não é necessário exaltar durante o período que eu tive várias houses eu era casada com Adriano um romeno de nacionalidade italiana e na separação do nosso casamento foi uma coisa muito brusca eu sofri muito e eu passei quase um ano sofrendo uma depressão muito, muito... muito forte! aí eu voltei ao Brasil eu acabei o hotel acabou né porque nós éramos um casal entendeu E aí depois de 2014 me Casei novamente fui ser gerente de uma Escobar show chamado chilis bar e sempre voltou no Brasil para os carnavais antes da pandemia eu fui destaque da Vila Isabel com o carnavalesco Edson Pereira maravilhoso e digamos que é isso há dois anos estou no Brasil né por questões particulares e familiares e pretendo voltar já não mais para trabalhar né mas para regularizar meus problemas minhas coisas de aposentadoria qual tem o direito Pois eu cotizei 27 anos de NPS da Suíça é isso baseado nisso você pode montar. Minha família Dona Rute Assis 86 anos plena sempre teve ao meu lado em todos os momentos dos melhores dos piores na minha cirurgia em Londres a impressão é que ela estava tendo um novo bebê que era um novo bebê meus irmãos Paulo César Engenheiro Marcos Antônio da Nestlé Alexandre o Caçula mora em Orlando Estados Unidos Aí tem todos os sobrinhos e sobrinhas mas ia ser a base familiar.


  

1- Você nasceu em Vitoria da Conquista, na Bahia um lugar bem conhecido e como é saber que nasceu no mesmo dia de Pele, Chacrinha e Garrincha?


Poderia ser outro dia né? Mas foi este dia! Provavelmente eu nasci predestinada a vencer. Tenho orgulho...inclusive eu fui em Três Corações, onde Pele nasceu e vi a Estatua dele...sou orgulhosa de ter nascido em datas de celebridades nossa Brasileiras.


2-  Foi ciada pela sua avó quando criança e sua mãe aos 7 anos te levou para morar em São Paulo, onde estudou chegando no colegial...depois teve sair de casa para tornar independente. Conte esta fase por favor.


Eu fui convidado, praticamente fui expulsa pelo meu padrasto, cuja tem características afeminadas e foi bem difícil...tive apoio de pessoas, mas foi bem complicado. Sentia muita falta da minha mãe, meus irmãos...não estava acostumada com esta vida aqui. Eu não conhecia nada disso! Mundo gay, trans e de repente me deparei no centro da cidade .... Foi difícil, mas consegui ainda driblar a situação. Trabalhei, servi ao Exército nesta época...daí entrei na faculdade de enfermagem de Guarulhos, trabalhava e acabei abandonando a faculdade, justamente para ir embora para França.


3-   Chegou trabalhar em boates, conhecendo novos horizontes... indo para Rio de Janeiro quando conheceu francês e teve largar todos estudos... como foi isso para você neste momento de sua vida?


Foi numa dessas viagens ao Rio de Janeiro que eu estava em frente o Meridian brincando na areia e conheci um francês eu conheci algumas palavras em francês e foi uma coisa assim mágica eu disse que eu tinha ações aí do Brasil e ele me disse eu te ofereço essa oportunidade passado alguns meses ele me enviou a passagem E aí cheguei em Paris 1982.


4-  Quando foi para franca chegou cursar Medicina, conhecer Rogéria Valéria heloína Cherry urso lá Manuele, pessoas influentes... o que mudou nesta fase?


Quando eu cheguei em Paris eu fiz francês na Aliança Francesa no instituto de Paris e entrei na universidade de medicina e comecei ter alguns contatos com algumas trans com Valéria com Rogéria com heloína com Bel com Chery da Bahia com Cassandra terra com várias muitas e eu comecei a trocar dinheiro para elas que eu tinha documento e Óbvio tudo aquilo me Atraia era um sonho foi ali que veio o desejo e a Roberta floresceu.

A belíssima Perla Gonzala Veruska e uma mulher uma mulher negra baiana uma modelo de Paco Rabanne muito famosa Luana que tornou se casou-se com Conde e teve o título de Condessa de noi essa mulher me ajudou. Ou seja era tudo que eu sonhava nessas lindas trans que eram muito elegantes na época refletia meu sonho de ser uma também.



5-  Você teve muito conhecimento na Europa com grande influência, participando até de filme na Itália e fazendo shows na Bélgica, Holanda e Suíça... como foi atuar como ator e participar de eventos nestes países consagrados?


Ter tido a oportunidade de trabalhar em casas noturnas na Bélgica na Holanda na Alemanha na França foi maravilhoso além de uma experiência de conhecer outros artistas também foi maravilhoso o idioma cada vez praticando melhor meu francês quanto ao filme que eu fiz com o ator Christian de Zica na Itália no ano 90 Foi uma comédia chamada Ane 90 foi uma das minhas maiores experiências a realização de um grande.

Foi uma comédia chamada Ane 90 foi uma das minhas maiores experiências a realização de um grande sonho.


6-    No ano de 2003 fez sua cirurgia de resignação, vinha sempre para o Brasil e junto com o Grupo Glbt participava do carnaval de várias escolas de São Paulo. Conte esta emoção desta época?

Eu já havia desfilado outros anos judia participado de outros eventos mas eu não tinha feito a resignação ainda não tinha mudado de sexo quando eu voltei em 2003 e pude colocar umas roupas bem sensuais entendeu e desfilar nas Rosas de Ouro aqui no Barreiros em Vitória e na Viradouro no Rio de Janeiro como mulher eu me senti extremamente.



7-    Teve alguns momentos da vida que não foram tão favoráveis, tendo contratempo no romance, mas conseguiu dar volta por cima desta fase...como foi pra você esta vitória?


Eu era casada e fui muito apaixonada que durou 7 anos e aí como muitas pessoas anônimas e celebridades eu fui vítima de uma traição de alguém que era muito próximo a minha uma pessoa para uma menina praticamente da família que eu trouxe da Bahia e eu fui traída pelo meu marido então nós ao mesmo tempo fizemos a sociedade do rostal e eu cai numa depressão horrível minha mãe teve que ir para Suíça eu fiquei internada e fiz acompanhamento e superei voltando a fazer o que eu gostava que era vir para o Carnaval fazer. Minha mãe teve que ir para Suíça eu fiquei internada e fiz acompanhamento e superei voltando a fazer o que eu gostava que era vir para o Carnaval fazer shows.



8- Considera Dona Rute Assis de 86 anos plena e que sempre esteve do seu lado em momentos bons e difíceis. Conte deste vinculo?


Dona Rute 86 anos minha amiga minha companheira minha confidente é quem me elogia é quem me puxa a orelha é quem me deu conselho é a pessoa mais importante da minha vida ela esteve na minha cirurgia ela ia nos meus desfiles nos meus shows na apresentação de Silvio Santos na entrevista de Leão Lobo na entrevista de Hebe Camargo e até hoje todos os dias quando eu acordo a primeira pessoa que eu converso é minha estrela morre é meu grande amor é tudo. É tudo na minha vida.



– Foi gerente da Escobar show chamado chilis bar e era convidado participar de carnavais antes da pandemia que te dava destaque da Vila Isabel como carnavalesco... o que sente quando está neste meio?


Eu sempre tive essa velha artística né sempre gostei de de show dançar inclusive sobrevivi disso né o carnaval é o Big Show é o maior show da terra né então eu trabalhava de gerente no chiles né que era uma boate de shows também de organizava os shows tinha meninas que era strip também e vinha ao Brasil como foi na Vila Isabel né que é uma escola gigante lá do Morro do Macaco uma escola onde todo mundo se respeita Sabrina Sato é Rainha e eu me sinto muito bem eu me sinto em casa eu me sinto feliz eu me sinto realizada é um trabalho de um ano é o enredo as composições é a disciplina é o respeito né é um show maior show da terra.


10– Para finalizar fale seus planos para 2025 no Brasil ou Exterior?


2025 um ano que já iniciou com muitas coisas boas que foi o convite para ser destaque na escola Estrela do Terceiro Milênio uma escola de primeiro grupo que vai desfilar no sábado após a Gaviões da Fies e antes da Vai-Vai que encerra o carnaval Paulista o enredo vem falando da diversidade da superação da luta da classe GLBT então eu estarei em cena com as estrelas brasileiras Nany pipa pivete Salete Cláudia Claudia Edson Renata de Cuiabá Dani Coutinho e outras maravilhosas e em seguida estarei voltando para Suíça porque eu já cotizei 27 anos do INSS que é o referente aqui então Estou finalizando a documentação da minha aposentadoria então eu estarei lá até resolver toda essa documentação e voltarei para o Brasil para viver minha tranquilidade pois estou com 63 anos então daqui para frente quero fazer as coisas prazerosas que continuar no carnaval quer trabalhar numa ONG é estar com a minha mãe dona Ruth que já tá aos 86 Agradeço ao Vilarinho agradeço a você João essa oportunidade de poder estar mostrando as pessoas a minha história é uma história linda e fica aí a dica vale a pena lutar.



João Paulo Penido


Yorumlar


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page