Entrevista: Regina Estela Bogossian (Empresária de Modas, Modelo, Estilista)
- João Paulo Penido
- 19 de fev.
- 6 min de leitura

Regina Estela Bogossian começou sua carreira já cedo como modelo. Aos 17 anos estudava no colégio para ter disciplina e aprender ter uma vida melhor em sociedade...uma mulher bonita que já se destacava ao andar, foi chamada para ser modelo Miss Brasil para desfilar com “Mayo Catalina”... ali dá início para vários projetos em sua vida... chegando ser percebida pelo Roberto Parreira, que era um dos diretores nomeado da Rede Manchete e escolheu Monique Evans, xuxa, Luiza Brunet entre várias meninas famosas para serem manequim... Sendo assim Regina muito atraente também pertencia ao grupo de meninas. Trabalhou para “ Revista Cruzeiro” como manequim, com fotos sempre ficava aos olhares dos fotógrafos, no Studio em São Cristóvão. Com alguns trabalhos de Regina... o esposo decidiu comprar casa já decorada de Juninha Cerrado. Após Regina começa viajar para Itália e conhece Clube Milan e o dono do clube, na qual faz vinculo de amizade e conhecendo jogadores da época.
O sogro era da Armênia e começou loja no RJ e se tornou rapidamente empresário visionário e tendo uma vida financeira muito boa. Sendo um homem generoso com Regina que deu uma loja pra ela e chamou de “Vudu”, na qual recorda as cores Roxa e Branca.
Chegou a Trabalhar no Hotel Nacional e Hotel Glória fazendo congressos com mais 3 mulheres da alta sociedade sendo recepcionista, atraindo personalidades influentes de vários países.
Marido tem uma amiga francesa de nome Nicole, que trabalha com roupas Toalhete que tem aprendizado como estilista e de moda... logo Regina inaugura sua loja e marca “Ravach” assim expandindo, desfilando e vendendo a pronta entrega na rua augusta, shopping Iguatemi... e todo Brasil a fora!
Regina chegou a ajudar Fernando Color de Mello fazendo campanhas publicitarias na época... teve muito destaque de amizades pelo Brasil e teve forte influência em sua vida. Assim vendia para todas lojas famosas de roupa feminina em geral devido ser Estilista de muito conhecimento técnico.
Ficou a viagem durante um ano em Paris e depois foi fazer curso de costura na Itália.
Viajava muito para E.U.A através de agencia de viagens de amigos para comprar e trazer peças novas de qualidades para vender no RJ. Montando um Ateliê de alta costura de roupas para divulgar e publicar em revistas e apresentou para uma personalidade importante que usou sua roupa para participar no Jóquei Clube.
Atualmente Regina vive e ajuda o filho artista plástico (pintor) com quadros no bordado e muito feliz por toda sua trajetória de vida.

1- Como foi para você já desde os 17 anos já estudar em escola para ter disciplina e ser escolhida para representar o Mayô Catalina?
Olha, foi uma honra pra mim, ser escolhida para desfilar para Miss Brasil ... a maior marca Mayô Catalina; Ser socila, sou muito grata a Maria Augusta, de ter me ingressado nesta jornada na minha vida e foi uma satisfação muito grande.
2- Quando Roberto Parreira (Diretor rede Manchete) chamou você para trabalhar ao lado de xuxa, Monique Evans, Luiza Brunet de manequim, quais trabalhos fazia?
Também é uma honra muito grande ser convidada pelo Roberto Parreira, que ele fazia parte da Revista Manchete e eu fui convidada para fazer os desfiles de ternos para dentro das páginas revista cruzeiro, que era na época uma das revistas mais famosas que circulavam nas bancas do Brasil inteiro. Eu fazia desfile de mayô e depois comecei a fazer das grifes, das confecções do RJ e participei também do programa da Marcia Mendes, o primeiro desfile de moda no Jornal Nacional da tv Globo.
3- Quando seu esposo decidiu comprar a casa nova decorada, o que sentiu na época?
Meu marido na Época me deu uma casa em Búzios, na terceira rua da rua principal, atrás uma casa pequena, mas era bem bonitinha...casa de pescadores. Foi a iniciação em búzios na época Brigite Bardô frequentava búzios... tinha um grupo pequeno de amigos: Celso Rocha Miranda, Raimundo e Chico Brito, Ricardo Amaral trouxe sorvete Rick e Humberto Castejar trouxe primeira pousada na praia dos ossos que foi sucesso em Búzios. Depois saímos de lá e pegou uma casa em arraial do cabo e Juninha cerrado decorou...nossa grande amiga e tivemos essa época anos 80, melhores anos da minha vida;
4- Chegou a Trabalhar no Hotel Nacional e Hotel Gloria fazendo congressos com mais 3 mulheres da alta sociedade sendo recepcionista, atraindo personalidades influentes de vários países. Conte por favor este momento?
Que esta época foi muito boa, acabei conhecendo Ana maria Jucá. Que era uma Socialite do Rio de janeiro... que me apresentou Ana Maria Tornag, Chica Dutra e Beatriz Miranda Jordão... eram três moças que faziam congressos internacionais e nacionais no Hotel Glória e Hotel Nacional, que foram eventos maravilhosos realizados no RJ. Éramos um grupo de meninas na alta sociedade que elas escolhiam a dedo. Uniformizada, cabelos, maquiagem e lindas ... tínhamos ter postura e recebíamos grandes cantores: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Bem, Lage Emineli, Tony Benit...etc. Foi fantástico fazer parte deste grupo!
5- Você teve pessoas marcantes em sua vida: Marcos Rodrigues, Nicole, Roberto Parreira, Maria Augusta, Fernando Collor de Melo, Adriano Galliani (Proprietário do Clube Milan) ... o que estas personalidades influentes, te traz hoje como lembrança?
Sim tive como amigo a Nicole grande estilista, hoje com 87 anos, ela é Belga e vive no Brasil mais de 70 anos e aprendi tudo de moda com ela, tive ateliê junto com ela no visconde de caravelas em botafogo, durante muitos anos o showroom e comecei a vestir Neuza Brizola, Dulce Figueiredo. Tive a turma também do Oeste clube: Fernando Collor de Melo, Alan, leleco, nanato Barbosa (filho do chacrinha), a Regina Collor de Mello estudou comigo junto ao colégio Andrés... tive muitas pessoas em volta de mim na época da minha juventude...e depois comecei com minha confecção fui fazer viagem.
6- Fale um pouco de sua viagem internacional em Paris, Itália e E.U.A.
Fui para Roma fazer curso de estilismo, de blazer. Nossa embaixatriz de Roma me arrumou uma grande modelista. E lá dona Elga fiz curso de modelagem para aprender fazer Blazer... e depois minhas viagens toda fui para Europa com 22 anos fui para Paris...meu marido deu loja em Ipanema chamado Vudu, na qual desta loja só vendia roupas da França. Então já viajo a muitos anos e depois comecei viajar com o grupo de moda, junto com agencia Vilma turismo, fazíamos o triangular Nova York e Europa, no circuito de modas....e depois tive minha vida social... conheci o Presidente do Milan Clube, que na época todos jogadores jogaram pelo Milan, o Adriano Galliani, que tem apartamento no RJ e passo sempre o réveillon no apartamento dele...tem o tapete vermelho, são bem recebidos no Copacabana palace e ele era braço direito do presidente da Itália... Berlusconi que faleceu 2023.
Esta e minha vida social, sou prima da Idelgar de anjos colunista social. O marido dela é meu primo irmão Francis Bogossian...então tive uma preferência em sair em todas capas de jornal...fiz muito jornal Ela, eu parecia na capa, na época Ebraim Suede, Jorginho barroso... meu próprio casamento mesmo, eu casei, minha festa foi belíssima! Tive várias pessoas influentes e sai na página inteira. Meu marido fez festa para 350 pessoas, na casa da minha cunhada... então minha vida social e tive muitos eventos... frequentava Ubatuba, grandes festas, Giral, zoom, Ricardo Amaral, Castejar (dono do olibato) anos 80 e assim foi uma vida muito gloriosa, fashion, em termo moda e ia toda hora fazer feira, desfile no canecão, Copacabana Palace, Neblon, casa granja, fluminense, Monte Líbano, clube Arouca...tantos e tantos... e foi assim minha vida de Ravach e minha vida de estilista Regina Bogossian sobre roupas e medidas.
7- Atualmente faz trabalhos com filho artista plástico, bordando e dando dicas de moda... o que visualiza no campo profissional do filho para o futuro breve?
Atualmente ajudo meu filho a fazer e desenvolver vários tipos de roupas: Cangas, bolsas, jaquetas, meu já faz bastante jaquetas de couro desquitadas para Patrícia Vieira. Bruno um artista plástico formado nos EUA há 25 anos, já fez telas, vários programas de televisão, vários artistas, da aula para comunidade, crianças de pintura. Ele é um grafiteiro famoso e hoje estou desenvolvendo algumas peças de roupas com ele. Em breve temos eventos em são Paulo, galeria Copacabana e vamos fazer muito desfile de modas no Rio de Janeiro.

João Paulo Penido

Comments