top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Entrevista: Michelle Movaes (Empreendedora)

Entrevista com a empreendedora Michelle Novaes.


Um jeito simples e sofisticado de ser da empreendedora Michelle Novaes
Um jeito simples e sofisticado de ser da empreendedora Michelle Novaes

1- Olá, Michelle! Você atua como escrevente substituta do 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro. Qual é a sua competência nesse cargo?


Estou como CEO do Cartório 15, sendo responsável por gerir toda a operação, liderar uma equipe de várias pessoas, tomar decisões estratégicas e garantir que nossos serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade e ética.



2- Como está estruturado o 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro? Quais as atividades que vocês desempenham?


O 15º Ofício de Notas tem duas unidades: na Rua do Ouvidor no Centro e no shopping downtown na Barra. Em suma, nossos serviços compreendem escrituras públicas, como compra e venda de imóveis, testamentos, inventários, uniões estáveis e divórcios, até serviços de reconhecimento de firma, autenticação, autorizações de viagem e procurações.


Nos orgulhamos de ser um cartório digital e acessível, com soluções como escritura eletrônica, drive-thru e parceria com o DETRAN para segunda via de documentos. Mais do que um cartório, somos um ambiente de inovação, acolhimento e impacto social, com programas internos voltados ao desenvolvimento da equipe, ESG e apoio à comunidade.



3- Que ações você desenvolve como Presidente do Conselho Empresarial das Mulheres da ACRJ?


Como presidente do Conselho, minha missão é impulsionar o protagonismo feminino no mundo dos negócios. Trabalhamos fortemente com as ODS da ONU.



4- Você é uma mulher bastante ativa e empreendedora. Quais são os desafios que você enfrenta ou já enfrentou para ocupar o seu lugar na sociedade?

A empreendedora descansando após muito trabalho
A empreendedora descansando após muito trabalho

Assumir a liderança de uma estrutura centenária, marcada por tradições e predominantemente masculina, exigiu coragem, escuta e resiliência. Ser mulher e jovem em um ambiente conservador me colocou à prova muitas vezes — e ainda coloca. Já precisei explicar que sensibilidade não é fragilidade, e que firmeza pode vir com empatia.


Os maiores desafios? Romper estereótipos, manter a coerência com meus valores e conciliar tudo isso com a maternidade. Mas acredito profundamente na força do exemplo e na importância de abrir caminhos para outras mulheres também ocuparem seus espaços.



5- Quais são as dicas que você poderia sugerir para aquelas mulheres que estão dando início aos seus empreendimentos?


Acredite na sua intuição e não espere se sentir 100% pronta para começar. Tenha clareza do seu propósito, estude o mercado e busque parcerias estratégicas. Peça ajuda, não tenha medo de errar e, acima de tudo, cuide da sua saúde emocional. O empreendedorismo é uma maratona, não uma corrida de velocidade.




6- Como você reflete sobre a violência contra a mulher na sociedade brasileira?


Vejo a violência contra a mulher como um problema estrutural, que precisa ser enfrentado em várias frentes: educação, proteção, legislação e oportunidade. No Cartório 15, apoiamos projetos de inclusão, formalização de vínculos para mulheres em situação de vulnerabilidade e campanhas de conscientização. Acredito que o empoderamento econômico é uma ferramenta poderosa de proteção.



7- Você gosta de viajar? Quais os seus lugares preferidos?


Viajar é um dos meus grandes prazeres! Gosto de destinos que me inspiram, como Nova York — pela energia criativa e pela conexão com o mundo dos negócios e da arte. Amo também lugares que me reconectam com a natureza e comigo mesma, como Itaipava e o sul da Bahia. Cada lugar me ensina algo novo e renova minha alma.



8- Quais são os seus projetos para o ano de 2025?


Em 2025, quero aprofundar as iniciativas sociais do Cartório 15, com destaque para parcerias como a que desenvolvemos com a Gastromotiva, que une capacitação e impacto social. Também estou implementando um índice interno de felicidade, uma ferramenta que nos ajuda a ouvir melhor nossos colaboradores e promover bem-estar no ambiente de trabalho. Seguiremos firmes no nosso compromisso com o ESG, buscando inspirar o setor a adotar práticas mais humanas, conscientes e transformadoras.


Michelle Novaes em momento de reflexão
Michelle Novaes em momento de reflexão

Chico Vartulli



2 Comments


Guest
May 25

Linda materia !!! Muito bom ver mulheres lindas e jovens tao competentes em.suas areas de trabalho !!! Viva essa geraçao linda e competente !

Edited
Like

Guest
May 25

Parabéns!!!!

Like

©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page