Entrevista: Fátima Simões - curadora e galerista
- Chico Vartulli

- há 2 dias
- 3 min de leitura

1-Como surgiu a ideia de criar a Vogue Gallery Brasil?
A Vogue Gallery Brasil surgiu depois de um tempo morando fora do Brasil , Eu percebi a importância de mostrar o Brasil que dá certo , então veio ao encontro de valorizar e divulgar os trabalhos de artistas brasileiros, mostrando a riqueza cultural e artística do nosso país. Acredito que a arte deve estar acessível a todos e busquei criar um espaço que seja uma referência na promoção da arte nacional para divulgar os talentos Brasileiros.
2-Quais são os seus projetos na Galeria?
No momento, estamos preparando exposições que destacam a diversidade e a criatividade da arte brasileira.
Acredito que por estarmos localizados na Barra no Vogue Square, longe dos museus e espaços culturais a Vogue Gallery Tem o intuito de criar um circuito de exposições, para encontros e assim democratizar o fato que centros comerciais podem e devem promover e divulgar a arte .
Numa das exposições que realizamos , "Mistérios das Colagens" de Bayard Boiteux, que foi um sucesso. A mostra apresentou 45 colagens que instigaram a reflexão e a criatividade e em plena segunda-feira chuvosa recebemos mais de 150 pessoas para ver arte mostrando a força e a importância de se promover a arte .
3-Por que o seu interesse pelas artes plásticas?
Meu interesse pelas artes vem desde criança, sou natural de Curitiba e influenciada pela minha mãe a empresária e colecionadora Aura Maria da Costa que sempre valorizou a arte brasileira convivi neste ambiente bem Brasileiro de visitar os ateliêr , conhecer os artistas suas histórias então realmente tive esta influência que aprimorei e fiz do meu propósito de vida .
Ao longo do tempo, essa paixão foi se desenvolvendo e se transformou em um projeto de levar “arte por toda parte “ pela importância de criar conexões e possibilitar centro comerciais disponibilizarem acesso a arte e cultura .
4-A sua formação está relacionada com as artes plásticas? Caso não, como você aproxima?
Embora minha formação seja em Administração e Business, minha paixão pelas artes plásticas sempre esteve presente. Ao longo da vida, fui me aproximando mais do mundo da arte, o que me permitiu unir minhas habilidades empresariais com meu amor pela arte.

5-O espaço da Galeria é voltado unicamente para exibições?
O espaço da Vogue Gallery Brasil é dedicado a divulgar, comercializar e promover a arte, mas também buscamos criar um ambiente que seja acolhedor e inspire a criatividade através das exposições, workshop e palestras .
Queremos que os visitantes se sintam motivados a explorar e descobrir novas formas de arte.
6-Quais são os artistas plásticos que você mais admira?
Admiro artistas que conseguem transmitir emoções e contar histórias através de suas obras.
Embora não tenha uma lista específica, atualmente o Rio de Janeiro estar tendo uma individual de Beatriz Milhazes na casa Roberto Marinho mostra o potencial da arte Brasileira no mundo .
Valorizo muito os artistas brasileiros que estão surgindo e trazendo novas perspectivas para o mercado da arte
7-Você é uma mulher empreendedora. O que mais te fascina no ramo do empreendedorismo?
O empreendedorismo me fascina pela liberdade de criar e inovar. É desafiador, mas também muito gratificante ver projetos se tornarem realidade e fazerem a diferença na vida das pessoas.
8-Quais são os seus planos futuros?
Meus planos futuros incluem continuar promovendo a arte brasileira e expandir a Vogue Gallery Brasil para novos mercados .
Também quero continuar apoiando novos talentos e criar oportunidades para que eles sejam reconhecidos . A arte oferece um meio para expressar sentimentos, pensamentos, crenças e experiências, tornando-se uma linguagem universal que conecta as pessoas.

Fotos:Arquivo pessoal/Divulgação
Chico Varulli

Fatima excelente gostei muito da sua entrevista conhecendo cada vez mais parabéns 👏👏
👏👏👏👏👏👏adorei!