top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

De Porto Alegre, Grupo Cerco apresenta "Arena Selvagem" nos dias 30 e 31 de julho no Teatro Cacilda Becker

Do Rio Grande do Sul, projeto “Grupo Cerco 15 anos - Circulação e Intercâmbios Brasil” apresenta espetáculo inédito no Rio de Janeiro: “Arena Selvagem”

ree

Peça tem duas únicas apresentações gratuitas em 30 e 31 de julho, no Teatro Cacilda Becker


 

Comemorando 15 anos de trajetória, o Grupo Cerco, um dos mais premiados grupos teatrais do Rio Grande do Sul, apresenta “Arena Selvagem”, em duas únicas sessões (dias 30 e 31 de julho), no Teatro Cacilda Becker. A entrada é franca. Com direção de Inês Marocco, a montagem é uma investigação do comportamento humano sob a lente da animalidade e sua natureza instintiva. Elaborado em 2018, em comemoração aos 50 anos do Teatro de Arena de Porto Alegre, segue em cartaz até os dias de hoje.

 

A criação dramatúrgica é inspirada em textos do grupo e de diversos autores (Carlos Carvalho, Franz Kafka e Carlos Drummond de Andrade) a partir de uma pesquisa realizada no acervo Sônia Duro, do Teatro de Arena de Porto Alegre. O local possui um extenso arquivo de dramaturgia, incluindo textos que passaram pela censura da ditadura militar, período em que o Teatro de Arena despontava como local de resistência ao regime e de encontro da classe artística gaúcha.

 

O resultado dessa pesquisa é um mosaico de cenas que impacta os espectadores e expõe a crueza de nosso comportamento enquanto espécie, provocando reflexão sobre a realidade social que vivemos. O espetáculo arrebatou diversas indicações a prêmios, recebendo os Prêmios Cenym de Melhor Espetáculo, Direção, Grupo de Teatro, Elenco e Adereços; Prêmios Braskem Em Cena de Melhor Espetáculo (júris oficial e popular), e Prêmio Açorianos de Melhor Direção.


 

Grupo Cerco 15 anos – Circulação e Intercâmbios Brasil

Uma iniciativa do Grupo Cerco em conjunto com a Liga Produção e com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através do Edital PNAB RS, o projeto “Grupo Cerco 15 anos – Circulação e Intercâmbios Brasil” inicia sua turnê por Minas Gerais, na sequência segue para o Rio de Janeiro e São Paulo com as apresentações de “Arena Selvagem” e a montagem infantil “Puli-Pulá”, além de oficinas ministradas pelo grupo em cada cidade.

 

Paralelamente, serão realizadas oficinas teatrais do grupo em cada local e, posteriormente, um ciclo de oficinas de artistas dos grupos visitados irá acontecer em Porto Alegre, em outubro (mais detalhes serão divulgados ao longo do projeto), todas abertas à comunidade. A ideia é buscar o aprimoramento de sua pesquisa continuada nas artes cênicas através do contato com grupos como o LUME Teatro (Campinas), Grupo Galpão (Belo Horizonte) e Grupo Moitará Rio de Janeiro).

 

Este projeto tem Financiamento SEDAC PNAB RS Edital Artes cênicas 26-33/2024 - Pró-cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

 

Oficina:

Dinâmica dos animais na linguagem cênica - com Inês Marocco e Manoela Wunderlich. A oficina aborda um dos recursos utilizados na construção de “Arena Selvagem” a partir da técnica de Jacques Lecoq (1921-1999) trazendo também ao público do espetáculo a oportunidade de vivenciar parte do processo criativo do espetáculo.

Dia: 29 de julho, das 14h às 18h (Rua Joaquim Silva, 56, sala 301 – Lapa)

Inscrições gratuitas e limitadas através de formulário: https://forms.gle/9VWGzn3yRAkY2o5V7


Ficha técnica:

Criação coletiva do Grupo Cerco – Livremente inspirado em textos de Carlos Carvalho, Franz Kafka, Carlos Drummond de Andrade e do grupo

Direção: Inês Marocco

Assistência de direção: Kalisy Cabeda e Manoela Wunderlich

Dramaturgia: Celso Zanini, Elisa Heidrich e Marina Kerber

Elenco: Anildo Böes, Ilubomsè, Elisa Heidrich, Kalisy Cabeda, Manoela Wunderlich, Marina Kerber, Martina Fröhlich e Philipe Philippsen

Trilha sonora original: Celso Zanini, Martina Fröhlich e Philipe Philippsen Iluminação: Bruna Casali

Figurino: Daniel Lion

Confecção de máscaras: Diego Steffani

Cenografia: Rodrigo Shalako

Programação visual: Marina Kerber

Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten

Tradução para LIBRAS: Ângela Russo

Produção e Gestão: Liga Produção Cultural/Dux

Produção executiva: Fernanda do Carmo

 

No Rio de Janeiro:

Produção local: Marcia Nunes e Flavia Menezes

Produção de estrada: Francisco Dittrich

Assessoria de imprensa local: Catharina Rocha e Paula Catunda

Interpretação para LIBRAS: Para Todos

 

Redes do Grupo Cerco:

 

SinopseO que é ser selvagem? O Grupo Cerco convida a entrar em uma arena onde seres humanos encontram-se com sua animalidade. A cidade e a selva. A opressão e a liberdade. O instinto e a sobrevivência. Em meio à artificialidade que criamos para nos diferenciar entre nós e dos outros animais, nossos corpos revelam que essas mudanças são superficiais diante da força da nossa natureza.

 

Serviço

Espetáculo: “Arena Selvagem”

Únicas apresentações: 30 (quarta) e 31 de julho (quinta), às 20h.

Intérprete de libras na sessão do dia 31 de julho (quinta).

Local: Teatro Cacilda Becker (Rua do Catete, 338 – Catete).

Entrada franca – retirada de ingressos pela Sympla

Duração: 75 minutos.

Classificação: recomendado para maiores de 16 anos.


Assessoria de imprensa

Catharina Rocha (21) 99205-8856 catharocha@gmail.com

Paula Catunda (21) 98795-6583 paula.catunda@gmail.com


Alex Varela

ree

Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page