top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Cristina Flores estreia o solo “Chaves do Armário”, uma comédia musical LGBT+ costurada pelas músicas de Zélia Duncan e Lulu Santos, em 04 de dezembro, no CCBB Rio de Janeiro

Produção da Queerioca mistura teatro, cinema, karaokê e música pop para narrar uma jornada de libertação com participaçoes de Angeliq Farnocchia, Álamo Facó, Rodrigo Nogueira e Felipe Maia


Quais músicas atravessam nosso inconsciente? Quais são as letras que nos fazem refletir sobre nós mesmos e sonhar com um futuro que parece impossível? Quais são as canções que aos primeiros acordes nos fazem emular performances, ainda que no sigilo do chuveiro? Essas perguntas inspiraram Chaves do Armário, espetáculo solo contemporâneo e multimídia estrelado, idealizado e escrito por Cristina Flores, que estreia dia 04 de dezembro de 2025, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ).


A obra parte da força afetiva e emocional das canções de Zélia Duncan e Lulu Santos para revirar memórias, desmontar tabus e narrar um processo comum a muitos: o de libertação e afirmação pessoal, inspirado pela música. Dirigida por Cristina e por Nara.


Parolini, a montagem conta com as participações ao vivo da musicista e atriz Angeliq Farnocchia, que assina a direção musical, e do ator Felipe Maia.


Misturando teatro, cinema, stand-up, musical e karaokê, a comédia romântica convida o público para dentro do bar onde a protagonista passa a vida ensaiando sua maneira de existir, no karaokê. É nesse espaço de shows e microfones abertos que a personagem, fã de Zélia, encontra o caminho para destrancar, um a um, os cadeados da heteronormatividade compulsória que sustentavam a sua homofobia internalizada. E a plateia também canta: o espetáculo é participativo e inclui números musicais compartilhados ao longo da dramaturgia.


Além da personagem central vivida por Flores, acompanhamos o ex-namorado, um fã de Lulu Santos, interpretado em projeções cinematográficas pelo ator Álamo Facó, com participação de Rodrigo Nogueira. A narrativa espelha, em paralelo, as trajetórias de Zélia e Lulu: dois ícones da música pop nacional que, em momentos distintos de suas carreiras, assumiram publicamente que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+, impactando gerações de fãs, parte positivamente, outros “no susto”.


“Chaves do Armário é menos uma peça sobre ‘quando’ alguém sai do armário, e mais sobre como isso se faz: com risco, com humor, com fantasia, com arte e…cantando!”, afirma Flores, artista múltipla, vencedora do Prêmio Questão de Crítica, indicada ao Shell e ao Coca-Cola de Teatro, e que acumula uma trajetória de criação, pesquisa e política cultural. A produção do espetáculo é da Queerioca, primeiro Centro de Artes e Cultura LGBTQIAPN+ do Rio, fundado por Cristina ao lado da também atriz, diretora e dramaturga, Laura Castro, que assina a direção de produção.

SOBRE O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. São 36 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo que você imaginar.


Ficha técnica: Direção: Cristina Flores e Nara Parolini Dramaturgia: Cristina Flores Elenco: Cristina Flores (Denise) | Angeliq Farnocchia (Angel) | Álamo Facó (Ulisses – projeção) | Rodrigo Nogueira (Primo – projeção) Direção de produção: Laura Castro


Direção musical: Angeliq Farnocchia Direção de arte / cenário: Daniel Toledo (obra “PORNORAMA”, do OPAVIVARÁ)

Iluminação: Tomás Ribas Figurino: Angela Camara Projeção audiovisual: Laura Castro

Montagem da projeção audiovisual: Tatiana Gouveia Direção de fotografia audiovisual: Patu Vídeo-arte: Flor Brazil Produção: Queerioca & CCBB Assessoria de imprensa: Rafael Millon e Felipe Maciel Classificação: 12 anos


* Toda equipe artística e técnica é composta por profissionais LGBTQIAPN+.


Serviço:

Teatro - Peça “Chaves do Armário”, de Cristina Flores

Teatro II - CCBB Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro

De 04 a 21 de dezembro de 2025

Quinta-feira à sábado às 19h, e domingo às 18h

Preço: R$30 (inteira) / R$15 (meia-entrada)

Duração: 70 min

Classificação: 12 anos

Lotação : 155 lugares

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 - Centro – Rio de Janeiro - RJ

Tel. (21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br

Informações sobre programação, acessibilidade, estacionamento e outros serviços:

Confira a programação completa também nas redes sociais:

x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj | tiktok.com/ccbbcultura

Funcionamento: De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças).

ATENÇÃO: Domingos, das 8h às 9h - horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes, conforme determinação legal (Lei Municipal nº 6.278/2017)

Assessoria de Imprensa CCBB RJ:

Flávia Pinheiro | (21) 3808-0150 (21) 99972-6933 | maria.flavia@bb.com.br

Assessoria de imprensa Queerioca: Rafael Millon: rafaelmillon.cultura@gmail.com I 21 98558-9849 Felipe Maciel: fmaciel.comunicacao@gmail.com I 21 98158-4599


Alex Varela


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page