Confraria “Grão Vasco” entronizou novos confrades em Viseu
- Ígor Lopes
- 13 de jun.
- 3 min de leitura

A Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’ promoveu o seu 12º Capítulo no dia 31 de maio, quando entronizou 27 novos confrades Cavaleiros e cinco Comendadores, num evento que juntou mais de centena e meia de participantes em Viseu.
“Promover e divulgar as tradições, a cultura e a gastronomia beirã” são o desígnio da Confraria Grão Vasco, sendo este Capítulo mais uma página numa história de 23 anos.
A receção às Confrarias e confrades aconteceu no Passeio dos Cónegos, na Sé Catedral de Viseu, onde foram recebidos com uma piqueta à boa maneira Beirã.
A cerimónia capitular decorreu na Igreja da Misericórdia, plena de simbolismo e espírito confrádico. Começou com a bênção das insígnias pelo Padre José Marcelino. Uma peça tocada no Órgão de Tubos daquela Igreja, pelo jovem Pedro Pinto, recebeu os participantes, que elogiaram a sua atuação. Foram surpreendidos, no final da cerimónia, com mais uma peça ao som daquele instrumento, um dos poucos existentes no país.
Na sua intervenção, o Almoxarife José Ernesto Silva deu as boas-vindas aos presentes, em especial às quase quatro dezenas de Confrarias presentes, oriundas de norte a sul do país e ilha da Madeira, salientando a importância de “tão elevado número de presenças”, que “prestigiam a nossa Confraria com a vossa presença”.
José Ernesto Silva, Almoxarife da confraria, destacou a presença de Confrades da Confraria ‘Grão Vasco’ da Casa do Distrito de Viseu do Rio de Janeiro; Jorge Alexandre, da nova Confraria de Saberes e Sabores da Beira ‘Grão Vasco’, de Paris, que prevê a sua primeira Entronização em Setembro ou outubro, deste ano; Paula Medeiros, Comendadora da Confraria Irmã da Casa das Beiras de Toronto; o escritor português João Morgado; o empresário brasileiro Pedro Renan Santana; e o jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes; bem como de entidades como o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário; o presidente da Freguesia de Viseu, Diamantino Santos; Sara Fernandes, Conselheira das Comunidades Portuguesa na Austrália, para além de membros dos órgãos sociais da Confraria. Referir que Sara Fernandes veio a Viseu para se inteirar dos tramites para a criação de uma futura confraria em Sidney.
Após a cerimónia capitular, seguiu-se o desfile até à Câmara Municipal, onde o presidente Fernando Ruas recebeu os participantes. Na ocasião, o Almoxarife enfatizou a relação cordial existente entre a Câmara e a Confraria, reafirmando a importância do apoio da autarquia para as atividades da Confraria. Adiantou que ainda este ano se prevê a realização do primeiro Capítulo da Confraria de Paris, bem como a constituição da quarta Confraria no Brasil, desta vez em São Paulo.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Viseu sublinhou a importância da Confraria no contexto das associações do concelho, salientando o trabalho que tem feito, “cá dentro e lá fora”, na promoção e divulgação do concelho de Viseu e da região.
Seguiu-se o almoço no Solar do Vinho do Dão, servido pelo Restaurante Mota, com uma aposta na gastronomia típica da região, regada com vinhos do Dão.
As Confrarias presentes levaram lembranças de Viseu, bem como uma garrafa de vinho do Dão alusiva ao evento. O Capítulo contou com o apoio da Câmara Municipal de Viseu e da Freguesia de Viseu, Viseu Marca, Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Adega de Penalva do Castelo, UDACA, Quinta de Lemos, Amora Brava e Adega de Silgueiros.
Ígor Lopes

Comments