top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Cineasta Paulo Sérgio de Almeida é homenageado no Conexões Gramado Film Market

Ao encerrar painéis, encontro prestou tributo ao criador do portal Filme B, especializado no mercado de cinema no Brasil

Bernardo Siaines recebeu homenagem ao pai - crédito: Lucas Fialho
Bernardo Siaines recebeu homenagem ao pai - crédito: Lucas Fialho

O cineasta Paulo Sérgio de Almeida, falecido na semana passada, foi homenageado na terça-feira (19/8), no encerramento da rodada de painéis do 9º Conexões Gramado Film Market (CGFM), que ocorre dentro do 53º Festival de Cinema de Gramado. O realizador fundou, em 1997, o Filme B, portal especializado no mercado de cinema do Brasil e que se tornou referência do setor. Braço de negócios do Festival, o CGFM é uma realização da Sedac – por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) –, da Gramadotur e da Agência Nacional do Cinema (Ancine), e segue até esta quinta-feira (21/8).


Nascido em Petrópolis (RJ), em 1945, Almeida dirigiu os longas “Beijo na boca” (1982), “Sonho de verão” (1991) e “Xuxa e os duendes” (2001), entre outros. Em Gramado, o tributo foi recebido por seu filho, Bernardo Siaines. “A Filme B continua, para alegria geral da nação. Estamos lá, com os sócios Cristina Siaines de Castro e Rodrigo Saturnino Braga, seguindo com tudo o que o Paulo nos ensinou. Agradeço muitíssimo o carinho da organização e também quero dizer, em nome da família e do Paulo, o nosso ‘de nada’, porque foi uma contribuição inestimável para o cinema brasileiro o que o Paulo fez”, afirmou.


Conforme a coordenadora do CGFM, Gisele Hiltl, “a Filme B foi o primeiro olhar para a questão mercadológica do cinema de forma ampla, com informações sobre os profissionais da área. Paulo buscava essas informações do mercado americano, dos grandes filmes, e sempre a relação deles com o cinema brasileiro. As pessoas que começaram a trabalhar no setor a partir de um conceito e da própria lei do audiovisual pararam para observar o quanto aqueles pontos eram colocados no portal”.


Painéis

Os sete painéis apresentados neste ano pelo CGFM foram “VOD”, com Debora Ivanov e Vera Zaverucha, “Distribuição de conteúdos no mercado brasileiro”, com Marina Tarabay, “Dados, IA  e  o futuro da criatividade no audiovisual”, com Fernando Cabral, “Nicho 54 – posicionamento internacional e perspectivas”, com Fernanda Lomba, “Panorama do mercado audiovisual francês”, com Nicolas Piccato, “Fundos privados no financiamento do audiovisual”, com Yann Le Quellec e Kátia Adler, e “Experiências do mercado francês com conteúdos brasileiros”, com Florencia Gil.


Com o objetivo de fortalecer o setor audiovisual, o CGFM reúne players, profissionais e gestores da área, e conta com apoio do Cinema do Brasil – Siaesp, ApexBrasil, ONU Mulheres e Instituto + Mulheres.


Isidoro B. Guggiana


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page