top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Brasil: Parque Dona Lindu, em Recife, escolhido palco da Fliporto 2025

Foto: Agência Incomparáveis
Foto: Agência Incomparáveis

A edição de 2025 da Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco – marcará os 20 anos de um dos mais importantes eventos literários da lusofonia. Comemorando duas décadas de existência, a Fliporto Brasil será realizada entre os dias 12 e 15 de novembro, pela primeira vez no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, no Recife. O espaço público, assinado por Oscar Niemeyer, acolherá uma programação extensa e multidisciplinar que homenageará dois nomes de relevo da literatura pernambucana: Carlos Pena Filho e Miró da Muribeca. Evento terá a presença de escritores portugueses e luso-brasileiros.


Na última sexta-feira, 30 de maio, foi realizada uma vistoria técnica ao local do evento, com a presença da equipe organizadora, parceiros institucionais e representantes da produção. A visita serviu para avaliar os espaços disponíveis, a estrutura logística e os pontos estratégicos para as diversas atividades previstas no planejamento da edição.




A produção da Fliporto 2025 será conduzida pelo Instituto de Gestão e Desenvolvimento do Nordeste (IDENE), sob a curadoria geral do escritor e produtor cultural António Campos, idealizador do evento.


“A Fliporto não é apenas uma festa literária. É um movimento cultural, uma celebração das ideias, das palavras e dos encontros que atravessam fronteiras”, afirmou Campos, que é coordenador e curador geral da Fliporto.


Literatura, juventude e inclusão


O programa da Fliporto Brasil 2025 já começa a tomar forma. Um dos pilares será o Congresso Literário, que trará uma agenda de palestras, mesas-redondas e debates com escritores de renome nacional e internacional. Até 15 de junho, será divulgado um esboço oficial da programação. Entre os destaques já confirmados, estão uma exposição imersiva sobre o Bar Savoy e a vida e obra de Carlos Pena Filho, grande referência da poesia moderna brasileira; o lançamento de um novo livro de Carlos Pena Filho, com edição comemorativa e curadoria literária própria; a criação de uma arena jovem, com atividades culturais e formativas voltadas ao público adolescente e universitário; e uma livraria oficial de apoio, sob responsabilidade da rede Leitura, que oferecerá obras dos autores convidados e outros títulos contemporâneos. Além disso, está prevista uma sessão de lançamentos de livros dentro e fora da programação oficial, garantindo espaço para novas vozes da literatura brasileira e lusófona.


Novos braços da Fliporto


A edição dos 20 anos também será marcada pela ampliação dos eixos temáticos do evento. Entre os novos “braços” da Fliporto estão a “Fliporto Arte”, com destaque para a participação da Galeria Terra Brasilis, trazendo instalações visuais, performances e intervenções urbanas; e a “Fliporto Favela”, um espaço dedicado à literatura periférica, à arte comunitária e à expressão cultural das quebradas e morros recifenses.


A Fliporto também entregará, pela segunda vez, o Prémio Caminhos, um dos galardões literários de maior destaque da cena nacional. Organizado pelo escritor e gestor cultural Henrique Rodrigues, o prémio visa reconhecer obras e autores que promovem o diálogo cultural, a diversidade e o impacto social da literatura.


Internacionalização em pauta


O portal oficial da Fliporto (www.fliporto.com.br), que funciona sob o título “Fliporto em Movimento”, passará a contar com “maior dinamismo e atualização constante, publicando conteúdos de natureza cultural, tanto do Brasil como do mundo lusófono”, uma plataforma que será um “canal de ligação permanente entre a organização do evento, o público e os agentes culturais”, garantiu Antônio Campos, coordenador e curador geral da Fliporto.


No plano internacional, António Campos diz estar mantendo conversações com o Porto Digital Europa, em processo de reposicionamento da edição portuguesa da Fliporto, que deverá acontecer em Aveiro.


“Apesar de a prioridade atual ser a organização da edição brasileira, a versão portuguesa continua nos planos para 2025, reforçando o intercâmbio literário entre os dois lados do Atlântico”, garantiu Antônio Campos, que lidera também a articulação internacional da Fliporto, nomeadamente com Portugal.


“A Fliporto é uma plataforma de identidade e inovação cultural. A cada edição, renovamos o compromisso com a literatura, a educação e a transformação social por meio da arte”, finalizou António Campos.


Ígor Lopes


Comentarios


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page