Brasil: durante agenda oficial no país, Marcelo Rebelo de Sousa conheceu projeto da “Fliporto 2025” em Aveiro
- Ígor Lopes
- 28 de fev.
- 3 min de leitura
Durante visita oficial ao Brasil, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve na cidade de Recife, entre 16 e 17 de fevereiro, para uma agenda de dois dias.
No dia 17/02, pela manhã, Marcelo visitou o Real Hospital Português de Beneficência, e mais tarde recebeu um doutoramento `honoris causa` pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UEFP).
O último ponto do seu programa na capital do estado nordestino de Pernambuco foi um encontro com a comunidade portuguesa no Gabinete Português de Leitura, momento que foi acompanhado de perto por Antônio Campos, advogado, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras e ex-presidente da Fundação Joaquim Nabuco. Este responsável, que é também curador da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) e membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), disse à nossa reportagem que “o presidente Marcelo Rebelo de Sousa é uma personalidade singular e cativante”, sublinhando que, “entre as suas falas, uma me marcou especialmente: "Que o Brasil e este Estado irredento que é Pernambuco sempre serão um Portugal além-mar, irmãos”.
A vista ao Gabinete Português de Leitura do Recife, que é o segundo mais antigo do Brasil, tendo sido criado em 1851, mas oficialmente inaugurado em 1855, contou com a presença de diversas autoridades locais e dos dois países, como a vice-governadora do Estado, cônsules, embaixadores, entre outras personalidades.
Na opinião de António Campos, “vivemos num mundo novo, e as relações entre Brasil e Portugal precisam se atualizar para acompanhar essas mudanças”, acrescentando que “a ligação Brasil-Portugal, no campo cultural, é gigantesca, a começar pela língua portuguesa”.
Este empreendedor cultural teve a oportunidade de revelar ao chefe de Estado português os projetos que está a organizar em solo português, no campo cultural.
“Dei-lhe os parabéns pela sua gestão e mencionei a Fliporto, que terá uma edição em Portugal, em outubro, na cidade de Aveiro, evento literário que mantém fortes laços com Portugal”, disse Antônio Campos, que recordou pontos que comprovam que a influência portuguesa no Estado de Pernambuco.
“No dizer do sociólogo Gilberto Freyre, somos uma civilização portuguesa nos trópicos, com grande contribuição negra e uma influência indígena menor. Fomos colonizados por Portugal, enquanto o período holandês durou apenas cerca de 24 anos, marcado por um gestor notável: Maurício de Nassau. A comunidade e as instituições portuguesas ainda são muito presentes no nosso Estado”, frisou.
Evento cultural pretende ligar Brasil e Portugal em Aveiro
António Campos confirmou que estão em negociações a realização de uma edição da Fliporto em Aveiro, em outubro.
“As negociações estão indo bem. Já temos um diálogo aberto com a Câmara Municipal de Aveiro, além do apoio do Porto Digital Europa, também em Aveiro. O evento acontecerá durante a Aveiro Tech Week, de 6 a 12 de outubro de 2025. Contamos com bons parceiros em Portugal”, mencionou.
A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) 2024 aconteceu entre os dias 14 e 17 de novembro, em Olinda, Brasil, quando completou 20 anos, tendo como tema central: "Literatura, tecnologia e sustentabilidade: interfaces e diálogos". Diversos autores estiveram presentes, como o português João Morgado, entre outros, numa iniciativa organizada pela editora luso-brasileira “In-Finita Editorial”, liderada por Adriana Mayrink.
“O resultado foi bastante positivo. A Fliporto é uma festa literária com fortes laços com Portugal”, afirmou Antônio Campos, curador cultural geral e responsável pelo Festival.
Reuniões culminaram em acordos assinados entre os dois países
Após a agenda em Recife, Marcelo seguiu para a capital brasileira, onde foi recebido pelo presidente do Brasil, Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Ainda em Brasília, Marcelo visitou o Senado Federal, a Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal, além de participar na cerimónia de entrega do Prémio Camões de 2024 à poetisa brasileira Adélia Prado.
Após Marcelo retornar a Portugal, Luís Montenegro, primeiro-ministro português, reuniu-se com Lula da Silva, durante a 14.ª Cimeira Luso-Brasileira, tendo ao seu lado 11 dos 17 ministros do atual governo de Portugal. Diversos acordos foram assinados entre os dois países.
Sobre a Cimeira, que decorreu no dia 19/02, em Brasília, Antônio Campos avalia como “um encontro diplomático de alto nível, realizado periodicamente para fortalecer a cooperação bilateral entre os dois países, um diálogo fundamental e que deve continuar” para “fomentar ainda mais os intercâmbios económicos, culturais e educacionais”.
Montenegro terminou a sua agenda no Brasil em São Paulo, ao participar num fórum económico.
Fotos: Agência Incomparáveis
Ígor Lopes

Comments