top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Brasil: Associação portuguesa em Roraima declarada de “utilidade pública” no Dia de Portugal


No extremo Norte do Brasil, uma pequena comunidade portuguesa celebrou, no dia 10 de Junho, uma conquista simbólica e histórica. A Associação da Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim, sediada em Roraima, fundada em 2018, foi oficialmente reconhecida como de “utilidade pública” pela Assembleia Legislativa desse Estado brasileiro, numa votação unânime que coincidiu com as celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.


O projeto de lei, apresentado em parceria com o deputado estadual Marcelo Cabral, de ascendência portuguesa, representa um marco no percurso da associação, que, ao longo dos últimos sete anos, tem promovido eventos dedicados à cultura e gastronomia de Portugal. Mais do que uma celebração das raízes, a associação tem atuado também no “resgate da importância histórica do Forte São Joaquim”, construção portuguesa já desaparecida, mas que teve papel central na definição da fronteira norte do Brasil.


Na opinião da presidente da Associação, Margareth Coimbra, o objetivo desta iniciativa foi “obter o reconhecimento oficial da nossa Associação e, com isso, poder aceder a recursos públicos por meio de parcerias com o poder público e, ainda, fortalecer a nossa legitimidade institucional”.


“Esta decisão é de suma importância para a Associação, que é relativamente jovem, com apenas sete anos, e conta com parcos recursos para desenvolver com eficácia os seus objetivos estatutários. Para além disso, essa decisão confere credibilidade e facilita isenções fiscais à Associação”, mencionou Margareth Coimbra, que defende que a “nossa associação é de suma importância para a preservação e divulgação da cultura portuguesa”, auxiliando no “fortalecimento da identidade e do sentimento de pertença dos lusodescendentes”.


“O nosso papel aqui em Roraima é exatamente esse, fomentar a cultura portuguesa, promover integração social, apoiar os imigrantes e representar os interesses da comunidade portuguesa, no Estado de Roraima, onde tem a sua jurisdição”, disse esta responsável.


Por seu turno, o deputado estadual Marcelo Cabral, revelou que tem mantido contacto com a associação luso-brasileira sobre “os desafios da comunidade”, tendo “reafirmado o meu compromisso de seguir apoiando as suas demandas”.


“Fiquei ainda mais feliz por ter sido convidado e aceitar ser padrinho da associação. Seguimos juntos, construindo um mandato participativo e presente na vida das pessoas”, referiu Marcelo Cabral.


“A declaração de utilidade pública é um reconhecimento do nosso trabalho em prol da sociedade roraimense. Esta aprovação, justamente no dia 10 de Junho, foi uma feliz coincidência e uma honra para todos nós que trazemos Portugal no coração”, declarou Dália Castanheira, uma das representantes da associação.


Note-se que, com o novo estatuto, a associação espera ampliar a sua atuação cultural e social na região, reforçando os laços entre Brasil e Portugal e dando continuidade à preservação da memória luso-brasileira na Amazónia.

Fotos: Divulgação


Ígor Lopes


Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page