top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Bailarinos Rebeldes


Estreou Cabanagem na temporada da ocupação do Corpo de Dança do Amazonas - Amazônia em Movimento no teatro do CCBB-RIO 1.

 

No período regencial ocorreram diversas revoltas. No Grão-Pará ocorreu a Cabanagem. Insatisfeitos com a situação miserável em que viviam, seringueiros, índios destribalizados e outros setores das camadas pobres da população compunham o centro da revolta que exigiam melhores condições materiais e a expulsão dos portugueses, vistos como os responsáveis pela miséria em que viviam.

 

De acordo com o historiador Caio Prado Júnior, a Cabanagem "foi o mais notável movimento popular do Brasil, (...) o único em que as camadas mais inferiores da população conseguem ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. Foi a primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder".

 

Os cabanos foram derrotados e duramente reprimidos. Mas, eles lutaram até o final, defendendo as suas propostas.

 

É desse espírito de luta e resistência que o coreógrafo Mario Nascimento se inspirou e se apropriou para criar notável balé de dança contemporânea intitulado Cabanagem.

 

Os bailarinos que integram o elenco apresentam movimentos intensos, abruptos, brutos,  explosivos, violentos como se estivessem golpeando, e, por inúmeras vezes, batem com o pé firme no chão. Eles são dinâmicos, ágeis, velozes, se movimentam intensamente.

 

Há movimentos coreográficos expressando confrontos, luta corporal. Socos e chutes. Empurrões. Os bailarinos correm, se jogam no chão, rastejam, rolam. Realizam movimentos com os braços. Rodopiam a cabeça.

 

O elenco de bailarinos incorporou o espírito rebele dos cabanos. Eles apresentam expressões faciais fechadas, sérias, mau encarados. Posturas corporais de lutas, de combate. Semblante de terror. Bufam. Expressam raiva.




O Trabalho coreográfico de Mario Nascimento é sofisticado, criativo, preciso, e arrojado. Deixa transparecer capricho, seriedade e dedicação.

 

Os figurinos são adequados, de bom gosto, e facilitam a movimentação. As mulheres vestem saias jeans com remendos, e blusas de tons vermelhos predominam. Por sua vez, os homens vestem calças ou bermudas Jeans com remendos, e a camisa vermelha predomina. Todos os bailarinos usam um casaco, e calçam botas curtas pretas.

 

Ao fim do espetáculo, o elenco bate com os casacos no chão. A música criada por DJ Tubarão apresenta uma sonoridade agradável, mesclando sons de tiros e bombas, com uma música com um ritmo intenso, agitado.

 

Cabanagem é um espetáculo de dança contemporânea que reconstrói a luta dos cabanos por meio de movimentos coreográficos que expressam luta e combate; apresenta uma direção competente e expressiva; e figurinos adequados, e uma música que mescla ritmos intensos e os sons do conflito.

 

Excelente produção de dança contemporânea!


Alex Varela


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page