top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Socialistas portugueses avançam na criação da Federação do PS na Europa

Encontro teve a participação de Maria João Rodrigues, que destacou a “importância da articulação transnacional dos partidos progressistas”. Foto divulgação/PS
Encontro teve a participação de Maria João Rodrigues, que destacou a “importância da articulação transnacional dos partidos progressistas”. Foto divulgação/PS

Os socialistas portugueses lançaram no dia 24 de abril as bases para a criação da Federação da Europa do Partido Socialista durante uma conferência realizada em Bruxelas, capital da Bélgica, com a presença de militantes de várias secções do PS na Europa, inclusive online.

 

O objetivo, relatado pela Comissão Organizadora em comunicado à imprensa, é “formalizar a proposta de uma estrutura federativa para reforçar a coordenação e representatividade da diáspora socialista”.

 

Mas, antes de concluírem o projeto, os presentes aceitaram “que a formalização da proposta de criação da Federação deverá ser adiada até que o processo de transição interna no Partido Socialista esteja concluído, nomeadamente a definição da composição do novo Secretariado Nacional”.

 

A presidente da Foundation for European Progressive Studies (FEPS), a ex-ministra e antiga vice-presidente do Grupo dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu, Maria João Rodrigues, na sessão de abertura, felicitou a iniciativa dos militantes portugueses e destacou a “importância da articulação transnacional dos partidos progressistas”.

 

Na conferência, foi apresentado o “enquadramento político e jurídico da proposta, a análise do projeto de regulamento interno, a eleição de uma Comissão Iniciadora e a leitura pública do Manifesto Fundador”.

 

À tarde, realizou-se “uma mesa-redonda onde se discutiram estratégias para estreitar o diálogo entre as secções da Europa e a direção do PS, bem como formas de dinamizar a participação política da diáspora”.

 

Durante o encontro, Isabel Otero Barderas, do Comité Regional da Federação da Europa do PSOE, “partilhou a experiência dos socialistas espanhóis, cuja estrutura federativa existe há mais de quatro décadas”.

 

A Comissão Organizadora informa que “mais de 200 militantes do PS na Europa, representando 16 secções e núcleos em sete países do continente europeu” apoiaram a proposta da federação.

 

Os membros da Comissão Iniciadora são António Oliveira (Paris), Manuel Campos (Frankfurt/Offenbach), Nathalie de Oliveira (Metz), Pedro Rupio (Bruxelas) e Tiago Corais (Londres).

 

Ígor Lopes


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page