Projeto de Capoeira na E.E.P.S.G “Gustavo Barroso”
Na Escola Estadual Gustavo Barroso, localizada no Bairro Jova Rural, Zona Norte de São Paulo... lugar carente da periferia, não está sendo esquecida.
Gilson, um dos gestores da escola toma a frente pensando no bem estar dos alunos do Ensino Médio e trazendo o projeto Cultural “Baraka” Grupo de Capoeira. No período noturno, toda sexta feira, os líderes do Grupo Baraka vem ensinando e desenvolvendo a capoeira para alunos matriculados.
Desta forma o Gestor Gilson da escola formalizou esta parceria, com o projeto, no âmbito de trazer integração e efetivação dos alunos nas aulas de sexta feira. Percebe, que ao decorrer da segunda semana da apresentação aumentou o número de inscritos no projeto, qualificando mostrando que ainda existe uma continuidade na diversidade, inclusão para o público jovem. Também nota a felicidade no olhar dos contemplados em dedicar a ginga, o jogar e brincar capoeira.
Todo elenco do Grupo Baraka estão de parabéns em oferecer esta oportunidade sem custo e ceder oportunidade voluntaria, na pratica de ensinar com golpes rápidos e precisos, batendo palma, criando coreografia e cantando em conjunto. Além dos jovens integrar uns com outros, mantendo exercícios físicos e mentais, saindo do sedentarismo por ter aproximadamente 40 minutos de atividade no pátio da escola, espaço cedido. Os professores frisam a importância para permanência no projeto e tentar chamar mais alunos, que no final do curso, será ministrada uma apresentação em equipe e terão direito de ganhar camiseta, com logo do projeto Baraka.
Quando foi citado a premiação, estimulou-se a frequência dos interessados e motivando os mesmos para dar continuidade no lindo projeto apresentado.
Ainda observa que existe pessoas preocupadas no desenvolvimento social nos bairros de periferia e o exemplo está com envolvido do grupo Baraka e Escola Gustavo Barroso. Que continuem sempre com esta visão Social.
instagram @grupobarakacapoeira
João Paulo Penido - Colunista da Revista do Villa
Comentários