Van Furlanetti, um dos maiores atores teatrais da atualidade, conta pequenos detalhes sobre o despertar do seu grande talento nos sonhos infantis e sua jornada artística até os dias atuais.
O ator Van Furlanetti, na década de 90, resolveu mudar-se para São Paulo onde estudou e se formou em Artes Cênicas. Ele já havia atuado em peças infantis na infância e adolescência, onde de fato tudo começou com a peça infantil “Branca de Neve e os 7 Anões”, projeto desenvolvido na escola Walter Carrer sob a direção da professora Delcira Furlan.
Outras mulheres importantes na vida de Furlanetti foram: Lucila Pugliesi e Clara suas grandes mestres, mentoras e incentivadoras na trajetória teatral. No Walter Carrer, já aos 9 aninhos, ganhou um concurso de poesia. E desde então, Van nunca mais deixou de criar seus personagens em suas próprias histórias criativas que, por ter uma infância solitária, facilitava em muito a criação de seu próprio universo lúdico.
Aos 16 anos o Ator Van Furlanetti decidiu se profissionalizar, já que sempre soube que queria ser ator e não gostava das matérias escolares da época, e então depois de adulto, percebeu o quanto todas essas disciplinas foram cruciais para seu desenvolvimento intelectual, cultural e artístico.
Durante esses anos de difíceis decisões e buscando realizar seus sonhos, foi parar no Colégio William Shakespeare, porque nessa época do ano de 1997, era a única escola técnica em Artes Cênicas do Brasil. No entanto, sem dinheiro e sem querer cursar o colegial normal, a escola William Shakespeare foi uma oportunidade que surgiu em sua vida, mas o grande problema era que o Colégio sendo particular, havia mensalidades.
Com muita persistência, coragem e foco, Van Furlanetti conseguiu metade da bolsa de estudos através de uma conversa com a Diretoria de Cultura. Além disso, arrecadou no comércio de São Manuel o dinheiro necessário para pagar as primeiras mensalidades.
Ao desembarcar na grande São Paulo, só com a vontade de estudar e com seu sonho projetado na mente, percebeu que não tinha onde dormir, comer... então se deu conta que dificuldades maiores estavam por vir. Contudo, a sorte se fez presente em sua caminhada e acabou conseguido uma bolsa integral de Leda Vilella, dona da escola. Nesse período o ator foi morar na casa de sua amiga, a atriz Anna Carolina Bispo, por quem tem um amor incondicional e eterna gratidão.
Van Furlanetti é um ator que, por sua história pessoal, por si dó daria o roteiro de um filme sobre determinação e força de vontade.
João Sousa
Comentários