Otacílio Soares confirma candidatura à reeleição como presidente da CCILB
- Ígor Lopes

- 11 de ago.
- 3 min de leitura

Foto: divulgação
O empresário e atual presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira (CCILB), Otacílio Soares, confirmou à nossa reportagem que será candidato à reeleição para dirigir a entidade nas eleições que terão lugar dia 18 de agosto, em Lisboa. Este responsável pretende manter-se no cargo para “dar continuidade aos projetos da CCILB e promover uma ainda maior aproximação dos empresários do Brasil e de Portugal”. A lista única, candidata, liderada por Otacílio, conta com empresários ativos nas relações internacionais no cenário luso-brasileiro e global.
Segundo Otacílio, a ideia é manter o compromisso das suas ações no âmbito da entidade com foco numa “liderança estratégica e proativa, orientada para o desenvolvimento de um ambiente favorável aos negócios e ao intercâmbio cultural”.
“Num período marcado por desafios e oportunidades, reforçamos o nosso papel como elo fundamental entre Portugal e o Brasil, dois países unidos por laços históricos, culturais e económicos sólidos. A CCILB consolidou a sua missão de promover a cooperação empresarial, institucional e cultural entre os dois mercados”, frisou Otacílio Soares, que ressaltou que, atualmente, a entidade é considerada uma “referência nos contactos bilaterais, com atenção às necessidades atuais e às oportunidades do futuro”.
Ações possibilitaram expansão das ações da Câmara de Comércio
Na última Assembleia Geral da entidade, o atual presidente da CCILB apresentou o “Relatório de Contas e Atividades” da sua gestão referente a 2023-2024, onde constam uma série de ações que envolvem “diálogo, cooperação e comprometimento com a CCILB”.
Entre os pontos mencionados, estão “uma centena de reuniões presenciais e virtuais com autoridades, instituições estratégicas e parceiros, incluindo a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), ministros e secretários de Estado de ambos os países, federações industriais, câmaras de comércio, bem como entidades e fóruns estaduais”.
Otacílio Soares, que mantém fortes ligações com o mercado luso-brasileiro e europeu, revelou que estas atividades e o “relacionamento com os meios de comunicação social, com a Federação das Câmaras Portuguesas, com as Câmaras Regionais, com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e com as Embaixadas dos dois países, reforçou o posicionamento da CCILB como agente indispensável na promoção das relações bilaterais”.
Projetos sobre a mesa
Este líder luso-brasileiro considerou a “criação de sinergias entre a academia, o setor empresarial e a sociedade civil” uma iniciativa “especial”, merecendo um “olhar atento” por parte da direção da CCILB. Outro destaque foi o lançamento do novo portal digital da CCILB, “que se tornou um centro de informação sobre oportunidades de negócio, emprego e estatísticas”.
A parceria com a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial — Brasil (CAMARB) ofereceu “segurança jurídica aos associados”, demonstrando “o alinhamento da CCILB com as melhores práticas internacionais”, disse Soares, que sublinhou que o seu mandato foi fortalecido pelo lançamento do “Prémio Aproxima”, que busca reconhecer empresários, empresas, entidades e personalidades entre Brasil e Portugal, durante um grande evento que decorre em Lisboa. Para este empresário e economista de 59 anos, a premiação é o reconhecimento e celebração dos “avanços nas relações luso-brasileiras”, que conta com o apoio e trabalho da CCILB “como catalisadora de oportunidades e motor de cooperação económica, cultural e empresarial entre os dois países”.
Para Otacílio Soares, sob a sua direção, a CCILB responde “eficazmente às expetativas dos seus membros”, que passou de 139 associados, em dezembro de 2022, para 159, em dezembro de 2023, registando a entrada de mais 48 novas entidades e nomes em 2024.
“Temos, hoje, um grande trabalho desenvolvido na aproximação entre Brasil e Portugal no campo económico e que podemos dar continuidade nos próximos anos, aproveitando o know-how adquirido e os contactos e parcerias estabelecidos. Contamos já com uma gama de projetos para desenvolver nos próximos anos em prol do fortalecimento do bom nome da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, mas, sobretudo, objetivando resultados positivos na economia luso-brasileira”, finalizou Otacílio Soares.
Conheça a lista contempla que vai a eleições
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: Jorge Rebelo de Almeida
Vice‑presidente: Alaor Leite
Secretário: Andrea Pereira
Conselho Fiscal
Presidente: Carlos Gonçalves
Vice‑presidente: Paulo Leite
Vogal: Joaquim Lico
Diretoria
Presidente: Otacilio Soares da Silva Filho
Vice‑presidente: Diogo Costa
Vice‑presidente: Carlos Leiria Pinto
Vice‑presidente: Mauricio Campos Júnior
Tesoureiro: João Santos Pinto
Vogais: João Cox, Nuno Rangel, Nuno Santos, Maurizio Calcopietro, Duarte Champalimaud, Giovana Bratti, Manoel Edésio, Renato Teixeira Botelho, Miguel Moraes Palmeiro, Nuno Pires, José Manuel Diogo, José Carlos Neves.
Ígor Lopes


Comentários