“O Figurante” de Mateus Solano, chega a Lisboa e Porto em 2026
- Teresa Sequeira
- 6 de set.
- 2 min de leitura

“O Figurante” chega finalmente a Portugal em 2026. De 4 de Fevereiro a 1 de Março estará em cena no Teatro Maria Matos, em Lisboa, seguindo depois para o Teatro Sá da Bandeira, no Porto, de 5 a 8 de Março.
Com encenação de Miguel Thiré, e texto assinado em co-autoria por Thiré, Mateus Solano e Isabel Teixeira, “O Figurante” é um espectáculo comovente e actual que põe o público a rir, pensar e, inevitavelmente, a identificar-se.
Os bilhetes já estão à venda na Ticketline e locais habituais. Para além de Lisboa e Porto, o espectáculo passará por outros locais que serão anunciados em breve.
Sobre o espectáculo
A comédia dramática, “O FIGURANTE”, é o primeiro monólogo de Mateus Solano, no papel de um figurante que começa a questionar a sua existência e o seu lugar num mundo que parece colocá-lo sempre em segundo plano. O espectáculo retrata o quotidiano de um figurante do meio audiovisual que se vê confrontado com o sentido da sua existência e acaba por entrar num intenso conflito consigo próprio. Um espectáculo com encenação de Miguel Thiré, que co-assina o texto com Solano e Isabel Teixeira.
"O FIGURANTE" reflecte sobre a dificuldade de nos conectarmos com a nossa essência e sobre os desafios que surgem quando tentamos ter o controle da nossa própria narrativa. “Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia de fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não sabermos se somos protagonistas ou figurantes da nossa própria história”, reflecte Mateus Solano.
Direção de Produção Carlos Grun Direção de Movimento Toni Rodrigues
Desenho de Luz Daniela Sanches Direção Musical e Trilha Original João Thiré
Design Gráfico Rita Ariani Desenho de Som João Thiré Fotos Guto Costa Idealização e Realização Mateus Solano, Miguel Thiré e Carlos Grun
Co-Produção Bem Legal Produções e Força de Produção
Teatro Maria Matos, Lisboa
4 de Fevereiro a 1 de Março
Quarta a Sábado às 21h | Domingos às 17h
22-24€
Teatro Sá da Bandeira, Porto
5 a 8 de Março
Quinta a Sábado às 21h | Domingos às 16h
13-25€
M14
Teresa Sequeira | Força de Produção

Comentários