top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Novo álbum “Bem-Vindo” valoriza a alma do fado pela voz de Cristiana Águas

Foto: divulgação


A cantora portuguesa Cristiana Águas anunciou recentemente o single “Bem-Vindo”, que dá nome ao seu novo álbum, o segundo da sua carreira, iniciada aos 11 anos, quando se apaixonou pelo Fado, declarado pela UNESCO em 2011 “Património Cultural Imaterial da Humanidade”.

 

Nascida em Setúbal, Portugal, em 1988, desde menina o seu talento foi reconhecido ao vencer vários concursos e até o lançamento do seu primeiro trabalho profissional, em 2014, intitulado “Cristiana Águas”, produzido pelo músico brasileiro Pierre Aderne. O álbum apresenta 11 faixas, incluindo duetos com artistas como Pedro Moutinho, Cuca Roseta e Ney Matogrosso. As músicas combinam elementos do fado com influências de outros estilos musicais, mantendo a essência emocional do género.

 

Com o novo trabalho, a ser apresentado ao público dia 10 de outubro deste ano, a cantora “explora novas sonoridades sem perder a intensidade” que a caracteriza, num género musical que a elevou como “uma das vozes de maior referência da nova geração do Fado”.

 

A fadista afirma que as novas canções darão “continuidade à sua jornada musical, onde a ‘Alma do Fado’ se entrelaça com a sua essência mais pura”, sublinhando que, “a cada acorde, partilha com o mundo um pedaço de si mesma, convidando-nos a embarcar numa viagem de emoções intensas e de luz”.

 

O álbum “Bem-vindo” conta com as colaborações de Paulo Mendonça, Sueli Costa, Fred Martins, José Fialho Gouveia, Luiz Caracol e Tiago Torres da Silva.

 

Em “cada acorde, ela partilha com o mundo um pedaço de si mesma, convidando-nos a embarcar numa viagem de emoções intensas e de luz”. Foto divulgação
Em “cada acorde, ela partilha com o mundo um pedaço de si mesma, convidando-nos a embarcar numa viagem de emoções intensas e de luz”. Foto divulgação

Destaque internacional

 


Cristiana Águas, que já subiu aos palcos em diversos países, incluindo o Brasil, participou no filme “Amália” (2008), dirigido por Carlos Coelho da Silva, não como atriz, mas doando a sua voz à eterna Amália Rodrigues (1920–1999), um dos grandes ícones da cultura portuguesa.

Em 2023, esta artista cantou com Eddie a canção “A Luz Dentro de Mim” na RTP1. A música foi indicada na categoria “World” pelo Hollywood Independent Music Awards e distinguida na categoria “Best Original Song” pelo International Music Video Awards (IMVA).

 

“A Luz Dentro de Mim”, desde então, “tem conquistado grande destaque, tanto entre o público lusófono como em Espanha”, e foi apresentada no programa de Pilar Socorro Hernandez na Rádio Exterior de Espanha (REE) e também na Rádio Nacional de Espanha (RNE).

 

Recorde-se que Cristiana Águas é uma das vozes de maior referência da nova geração do fado português. Com uma carreira internacional, estudou canto, técnica vocal, guitarra portuguesa e acordeão. Ganhou diversos prémios em concursos de fado em Portugal e deu voz à personagem jovem de Amália Rodrigues no filme “Amália Rodrigues”, produzido pela Valentim de Carvalho e exibido em 24 países, incluindo festivais como o de Cannes e o Festival do Rio.

 

Atuou em casas de fado icónicas em Lisboa, como o Clube de Fado, e realizou apresentações em países como Brasil, Holanda, Reino Unido, França e Suíça. Em 2014, lançou o seu primeiro álbum, que inclui duetos com Cuca Roseta, Pedro Moutinho e Ney Matogrosso. Agora, fará chegar ao público “Bem-vindo”.

 

No link a seguir, pode ter acesso à canção “Bem-Vindo”:

 

Ígor Lopes


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page