Novo livro-reportagem do jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes será apresentado em diversas cidades em Portugal e no Brasil; lançamento em Portugal será dia 03/10, às 19h30, em Castelo Branco, nas instalações da Biblioteca Municipal António Salvado
Rio de Janeiro, 21 de setembro de 2024 — "Luso-Brasilidade Musical - A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal" é o título do novo livro-reportagem do jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes. A obra leva o selo da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), do Ministério da Cultura do Brasil, e é fruto de um projeto do Governo Federal brasileiro que pretendeu celebrar os 200 anos de Independência do país.
Este novo trabalho de Ígor Lopes será lançado em eventos em Portugal e no Brasil, destacando as relações culturais entre os dois países, tendo a música como elo central. O livro examina o papel da música lusófona na construção de uma identidade cultural compartilhada entre Brasil e Portugal. Nas 255 páginas desse projeto literário, Ígor Lopes explora como a música, desde o fado e o samba até as influências contemporâneas, tem sido uma força de integração, criando diálogos culturais que transcendem fronteiras geográficas e históricas. A aposta recai em entrevistas a nomes que moldaram o tom das relações no campo artístico e musical, nos dois países.
O prefácio é assinado pelo Ricardo Cravo Albin, musicólogo brasileiro, considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira, autor do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira e responsável pelo Instituto Cultural Cravo Albin. Há ainda a participação de entidades e autoridades entre os dois países irmãos. No seio da pesquisa que dá corpo a este novo livro, editado em 2022, há referências à cooperação cultural e musical, um retrato do movimento associativo português no Brasil, a imponência do fado, a integração promovida pelo samba, estudos sobre a vida e obra de nomes como a fadista portuguesa Maria Alcina, o compositor Alcino Correia, o cantor Roberto Leal, a exuberância de Carmen Miranda, entre outros casos que marcaram a agenda artística luso-brasileira.
A obra inédita debruça-se ainda sobre momentos históricos marcantes, o intercâmbio artístico, além de depoimentos de músicos e especialistas que viveram essa trajetória conjunta, tendo a música como um dos principais fios condutores de uma identidade lusófona única, essencial para entender as relações atuais entre Brasil e Portugal.
Lançamentos em Portugal e no Brasil
A obra, que conta com o apoio internacional da Infinita Editorial, será lançada ao longo dos próximos meses nos dois países. No dia 3 de outubro, pelas 19h30, "Luso-Brasilidade Musical - A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal" será apresentada na Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, Portugal, com o apoio da Câmara Municipal local.
Haverá ainda uma apresentação na Lojinha da Fábrica da Editora Pedra Azul, em Vitória, Espírito Santo, Brasil, dia 06/11, pelas 17h30; outra apresentação no Palácio São Clemente, no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, dia 09/11; e uma terceira apresentação na Casa de Portugal de São Paulo, dia 27/11, pelas 18h30, e no dia 28/11, pelas 12h30, no Almoço das Quintas. Outras datas serão anunciadas em breve!
O livro-reportagem já teve uma pequena apresentação na última Festa do Livro de Belém, em Lisboa.
O objetivo destes lançamentos é, além de proporcionar que a obra encontre o público, promover um melhor diálogo entre os cidadãos residentes no Brasil e em Portugal, incentivando o espírito colaborativo entre os dois países.
“jornada de redescoberta”
"Escrever “Luso-Brasilidade Musical” foi uma jornada de redescoberta das profundas ligações que unem Brasil e Portugal por meio da música", afirmou Ígor Lopes. "Espero que esta obra contribua para um entendimento ainda maior das nossas semelhanças culturais e que inspire novos diálogos e colaborações artísticas entre os nossos povos", disse.
“A ideia é também perceber como estas duas nações utilizam o meio musical e a potência da musicalidade para se conectarem e promoverem a união das suas comunidades, tanto os portugueses que vivem no Brasil quanto os brasileiros que vivem em Portugal. É um livro escrito no formato livro-reportagem, com entrevistas a nomes de vulto da comunidade portuguesa no Brasil e da comunidade brasileira em Portugal. Além disso, são oferecidas conversas e pesquisas com profissionais do ramo da música, da cultura em geral e do entretenimento de ambos os países. Não se trata de uma avaliação acadêmica, mas, sim, de um trabalho elaborado com o desejo profundo de que Brasil e Portugal se mantenham diplomáticos e sintonizados nessa busca constante pela valorização dos luso-brasileiros, dos brasileiros, dos portugueses, dos lusodescendentes e da luso-brasilidade, uma cultura própria que nasceu há mais de 500 anos. Acredito que o lançamento de “Luso-Brasilidade Musical” representa mais um passo na valorização das conexões culturais que historicamente unem Brasil e Portugal, destacando o papel da música como uma ponte viva entre as nações”, finalizou Ígor Lopes.
Currículo do autor
Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que conecta Brasil-Portugal e União Europeia e Mercosul. É coordenador editorial internacional da plataforma Diáspora Lusa, coordenador de redação do jornal Gazeta Lusófona (Suíça), jornalista do jornal Mundo Lusíada, da agência e-Global (Lisboa), do Diário da Lagoa (Açores), da Revista do Villa (Brasil), colunista do jornal “Voz de Portugal” e de outros jornais na diáspora portuguesa. É colaborador da RDP Internacional, com o podcast “Rumo ao Sul”, e correspondente internacional do programa de TV “Assim é Portugal” (Brasil) na Europa.
É autor de outros livros-reportagem, tais como “Somos Açores – Um arquipélago vivo pelas ações das Casas dos Açores no Brasil”, 2024; “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – para brasileiros e lusodescendentes”, 2022; “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”, 2021; “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro - o percurso do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954”, 2019; “Casa do Distrito de Viseu: cinquenta anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro”, 2016; “Maria Alcina, a força infinita do Fado”, 2016. É coautor de “Apontamentos sobre a Etnografia de Viana do Castelo”, editado na Suíça, em 2023; participou também em diversas antologias e é autor de textos académicos no circuito Brasil-Portugal.
É Representante Oficial dos Académicos Correspondentes da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL); embaixador em Portugal da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT), da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP) e da Academia de Letras e Artes da Guiné-Bissau (ALAB).
Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Especialista em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara; Especialista em Comunicação Mediática Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela; Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, pela FACHA, Brasil. Foi professor convidado de MBA em Hard News nas Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA), no Brasil.
É "Chanceler" na aproximação cultural entre Brasil e Portugal, título reconhecido pelo Ministério da Cultura do Brasil, através da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística. Recebeu a “Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá”, título oficializado como "Honraria Oficial do Município de Mauá", através do Ministério da Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. Recebeu também outras comendas e título fruto do trabalho de aproximação das comunidades portuguesas e luso-brasileiras; Comenda da Ordem do Mérito Cívico e Cultural – Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística – 2006; Detetor da Medalha Honorífica do Real Clube de Regatas Vasco da Gama, entre outros.
Informações de Contacto
Para mais informações sobre o lançamento do livro, entrevistas com o autor ou detalhes sobre os eventos, entre em contato com:
Agência Incomparáveis
E-mail: info@agenciaincomparaveis.com
Autor: Ígor Lopes
Instagram: @igorlopesrj
Facebook: https://www.facebook.com/IgorPLopes
Dados do livro
Título: "Luso-Brasilidade Musical - A influência da Música na Ligação entre Brasil-Portugal"
Edição: FUNARTE
Ano: 2022
ISBN: 978-65-5845-011-5
Páginas: 225
댓글