Helena Cristina: Uma Voz Ecoa no Ar
- Alex Gonçalves Varela

- 25 de mai.
- 2 min de leitura

Estreou, para uma nova temporada, A Dona dos Raios e dos Ventos, na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário. E tem apresentações ainda em maio no teatro Fashion Mall – Sala Mauro Mendonça.
O texto de Izabela Bicalho é musical, poético, feminino, emocionante, sensível, ancestral, oscila momentos de bom humor e tensão, crítico, denuncia a violência contra a mulher, bem como as relações abusivas e o machismo, anti opressão, anti sujeição dos corpos femininos, anti patriarcado, e contemporâneo. Fala de dor, sofrimento, resistência, e superação. Helena se transforma, quer romper padrões: vai da submissão ao empoderamento, tornando-se forte e robusta, como as rajadas dos raios e o sopro dos ventos.
O texto narra a vida de Helena Cristina que, cansada de uma relação abusiva e opressiva com seu esposo Paulo, quer ganhar liberdade e autonomia, e poder realizar seus desejos e sonhos.
Izabela Bicalho é a atriz protagonista, tendo uma atuação notável e merecedora de infinitos elogios. Ela interpreta com refinada qualidade, e emociona. Ela dá voz a Helena, bem como a Paulo (seu esposo), sua mãe, e a amiga Cida. Todo um trabalho de voz e gestual a atriz realiza. Ela canta com afinação e entonação. Dança com beleza. Tem uma movimentação ilimitada pelo palco. Ela domina o texto e a ribalta. E estabelece uma boa relação com o público. Portanto, uma exímia atuação.
Izabela é acompanhada por dois músicos que complementam e valorizam ainda mais a sua performance.
A direção de Sueli Guerra valorizou o texto, e deixou a atriz a vontade no palco para ela realizar uma atuação de excelência.
O figurino de Wanderley Gomes é criativo, de bom gosto, predominam os tons vermelho e branco, e facilita o deslocamento da atriz pelo palco.
A cenografia de Gisele Batalha é simples e funcional.
A iluminação de Ale Corecha apresenta um desenho de luz que contribui para realçar a interpretação de Izabela. A variação luminosa acompanha o contexto das cenas e músicas, criando ritmo e dinamismo e complementando as falas da atriz.
A direção musical é de Wladimir Pinheiro que realizou um casamento perfeito entre as cenas e as músicas contribuindo para o entendimento e desenvolvimento do musical. A trilha sonora é de primeira qualidade, integrada por um conjunto de canções de Maria Betânia, sensível e emocionante. As canções de Betânia são o fio condutor da dramaturgia, na medida em que cada música está intimamente relacionada aos momentos da trajetória de Helena.
O espetáculo apresenta um texto feminino, musical e poético que denuncia a violência contra a mulher e as relações abusivas no casamento; a atriz Izabela Bicalho interpreta, canta, dança, e emociona, de forma irrepreensível; e uma trilha sonora integrada pelo repertório de Maria Betânia, de qualidade e sensível.
Excelente produção cênica!
Alex Varela





Comentários