top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Funcex viabiliza presença da FCVBRJ em Cascais

ree

Imagem: Antônio Carlos Pinheiro, presidente da Funcex. Foto: Agência Incomparáveis


A convite da Fundação de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Funcex), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVBRJ) formalizou a sua atuação no escritório do “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro”, em Cascais, Portugal, consolidando uma nova etapa de expansão internacional. A iniciativa representa os 22 escritórios que compõem a Federação, abrangendo 37 cidades do Estado, com o propósito de “promover os destinos fluminenses de forma integrada, estratégica e contínua”.


Localizado em Cascais, cidade reconhecida mundialmente por sua excelência turística, ambiente inovador e posição privilegiada próxima a Lisboa, o espaço funciona como um hub estratégico de conexões, negócios e fortalecimento institucional na Europa, após protocolo entre a Funcex e a Câmara Municipal de Cascais.


A integração da Federação ao espaço ocorre por meio de um Memorando de Entendimento estabelecido entre a Funcex e a Câmara Municipal de Cascais, parceria que já existe há mais de dois anos. A Funcex, primeira fundação brasileira a internacionalizar-se, convidou a Federação para integrar esta iniciativa como parceira institucional, ampliando a presença e o alcance do turismo fluminense no mercado europeu.


Segundo apurámos, a partir dessa participação, a FC&VBRJ passa a contar com um ponto institucional permanente no escritório do “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro”, com suporte da Funcex Europa, podendo desenvolver ações próprias, reuniões estratégicas, rodadas de negócio, iniciativas de promoção e articulações setoriais.


Movimento estratégico de expansão

A presença institucional da Federação em Portugal abre portas para a divulgação das rotas turísticas do Estado do Rio de Janeiro, fortalecendo a promoção da gastronomia, do audiovisual, da cultura, do mercado criativo e de novas oportunidades de negócios e eventos.


O escritório servirá como uma ponte permanente entre o mercado europeu e o Estado do Rio de Janeiro, criando conexões, fortalecendo parcerias e estimulando projetos estratégicos que geram valor para todo o setor.


“A internacionalização é fundamental para ampliarmos a nossa presença e conectarmos o Rio de Janeiro a novos mercados. Estar no escritório do Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro será uma ponte de oportunidades, visibilidade e novos projetos para fortalecer todos os destinos da Federação”, disse Guilherme Abreu, presidente da FC&VBRJ.


Além de atrair parcerias e promover projetos, a iniciativa reforça o posicionamento do Rio de Janeiro como destino cinematográfico, religioso, desportivo e sustentável, segmentos que crescem globalmente.


“A intenção é que, com cada vez mais visibilidade, os turistas permaneçam mais tempo no nosso Estado e desfrutem de tudo o que ele oferece. Somos um território riquíssimo, cheio de diversidade, natureza, experiências e destinos lindos e sustentáveis. Queremos que o mundo conheça cada vez mais essa força e a nossa riqueza cultural. O Brasil está na moda”, frisou Tatiana D’Angello, diretora de Marketing e Inovação da FC&VBRJ.


Recepção institucional em Cascais

Nesta etapa de implantação, a comitiva da Funcex e da Federação foi recebida pelo novo presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes, em Portugal, nos últimos dias, que destacou a importância de fortalecer a cooperação entre Cascais e o Estado do Rio de Janeiro nas áreas de turismo, cultura e economia.


“O Estado do Rio foi um dos lugares que mais me marcou. Estive no braço do Cristo Redentor, vivi uma experiência gastronómica na Rocinha e conheci as fazendas históricas do Vale do Café, que eu via nas novelas brasileiras. Foi emocionante”, recordou Nuno Piteira Lopes, autarca de Cascais.


A agenda foi promovida por Antônio Carlos Pinheiro, presidente da Funcex, e contou com a presença de Fabíola Bleicker, coordenadora de Eventos e Turismo MICE da Funcex no mercado europeu.


“Portugal é uma porta estratégica para a Europa. Ter a Federação atuando no escritório do Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro significa ampliar oportunidades, gerar cooperação e impulsionar a internacionalização dos destinos do Rio de Janeiro. Estamos muito felizes em construir essa ponte ao lado da Federação”, realçou este responsável, que revelou que o espaço terá a presença também do Instituto Redemptor, liderado pelo Padre Omar, que é Reitor do Santuário do Cristo Redemptor e CEO da Funcex Ação Social e diretor da Funcex Europa.


Presença internacional

A integração da Federação no escritório do “Espaço Funcex e Casa do Rio de Janeiro” soma-se às articulações já desenvolvidas com a Embratur, Câmara Municipal de Cascais, Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (SETUR-RJ), bem como diversos parceiros institucionais e entidades do setor.


De acordo com os responsáveis pela iniciativa, “essas alianças reforçam o compromisso coletivo de promover o Estado do Rio de Janeiro no exterior, ampliando negócios, turismo, cultura e conexões estratégicas internacionais”.


Ígor Lopes


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page