“Fomentar a literatura na lusofonia” é o objetivo do acordo assinado entre três entidades em Madrid
- Ígor Lopes

- 5 de ago.
- 3 min de leitura

Foi assinado um Termo de Cooperação entre a Europa Network, o Centro de Estudos da Comunicação Cooperativa e da Investigação Científica (CECCIC) e a Impacto Lusófono para “fomentar a literatura na Lusofonia”. No dia 8 de junho, em Lisboa, as instituições apresentaram os planos de ação, público atendido e perspetivas para o próximo ano.
Durante o evento, a CEO da Europa Network, Linia Brandt, residente em Genebra, fez um resgate da sua atuação com a literatura nos últimos anos culminando com a criação do “Prémio Suisse Littérature Network”, também em Genebra, que condecora personalidades atuantes neste meio.
Esteve presente também a idealizadora do primeiro Seminário de Empreendimentos de Impacto Social em Países de Língua Portuguesa, Janaelle Neri. O Seminário realizado no mês de março, na capital portuguesa, reuniu agentes dos nove países de Língua Oficial Portuguesa e “mapeou as possibilidades criativas” ligadas à tecnologia e sustentabilidade para o “aperfeiçoamento de práticas nestes países, quer em ambientes empresariais, governamentais ou, ainda, ligadas ao Terceiro Setor”.
Ficou acordado que, no próximo ano, Paris irá contar com um evento que envolverá as três instituições e mais parceiros como embaixadas, consulados e Organizações Não Governamentais que mobilizam a cultura e arte na diáspora.
O acordo foi oficialmente assinado no evento “Década de Diálogo”, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de julho em Madrid na “Casa do Brasil”, na Espanha, quando foram discutidas as ações de incentivo aos cidadãos em diásporas no que diz respeito a “todas as transversalidades do direito à mobilidade”.
Estiveram presentes no certame o Assessor Jurídico Eduardo Albano, a escritora e consultora Juliana, a mentora Joelma Silva, psicóloga especializada em traumas e desenvolvimento humano, e Uedison Pereira, escritor e crítico literário da Revista Europa Literatura Network.
Em defesa da lusofonia
Linia Brandt tem 55 anos, é cidadã suíça, italiana e brasileira. Reside no país helvético há 26 anos, onde construiu uma “trajetória profissional marcada pela diversidade, pelo compromisso social e pela valorização da multiculturalidade”. Formada no magistério com ênfase em Língua Portuguesa, História e Geografia, diplomou-se também na Suíça como professora de adultos em língua estrangeira, com especialização no ensino da Língua Portuguesa. Ampliou a sua formação com diplomas em Serviço Social Educacional e Web Design, consolidando a sua atuação nas áreas de inclusão digital e comunicação. Complementando o seu perfil humanista, é formada em Nutrição e Dietética pela IFAS Internacional e qualificada pela Cruz Vermelha Suíça como assistente de vida, prestando apoio direto a pessoas em situação de vulnerabilidade.
Empreendedora e comunicadora, é escritora com três obras publicadas. Lidera a Europa Literatura Network, uma iniciativa literária voltada ao fortalecimento da produção intelectual lusófona. No campo institucional e comunitário, exerce a presidência da ONG L’art de Bien Vivre Suisse, dedicada à promoção da qualidade de vida por meio da arte e da cultura e do bem-estar. Atua ainda como diretora de Relações Internacionais da ONG Resiliere e do Clube da Terapia da Identidade, organizações sediadas na Suíça com foco em saúde emocional, inclusão e resiliência.
Ígor Lopes


Comentários