Exclusivamente Ailton Pitombo
- Chico Vartulli

- 9 de ago.
- 3 min de leitura
Meu entrevistado é o colunista nacional Ailton Pitombo.

1- Como se deu sua escolha pela profissão de jornalista?
Comecei a escrever no ano de 1970, para a coluna “Gente Importante” do Colunista Cid Daltro no Jornal Feira Hoje. No ano de 1995, a convite do Jornal a Voz da Bahia passei a assinar a minha primeira Coluna Social. No ano de 1996, passei a escrever também para o Jornal da Cidade. No ano de 1997 lancei o Jornal Imprensa Livre e em 2002 passei a assinar a Coluna Socioeconômico no Jornal NoiteDia onde permaneço até esta data. Em 2009 criei meu blog pelo abril Cultural.
2- É difícil manter um blog atualizado com tanta rapidez?
Difícil não é, para que seja possível ser ágil e preciso nas informações, temos que ter muita leitura, assistir muitos Jornais de TV e estar sempre pronto na madrugada atualizando as informações.
3-Entre outras atividades, você tem organizado concursos de miss em Feira de Santana. Como desenvolve tais atividades?
Desde 2013, passei a dirigir e coordenar os concursos de Miss Mirim, Miss e Mister em Feira de Santana, e através deles consagrei 4 Miss Bahia as quais representaram a Bahia no Miss Brasil. Além dos concursos de Miss levo grupos de senhoras para viagens de turismo no nosso Estado, organizo jantares e almoços comemorativos entre outros eventos.
4-De que forma se deu sua formação como maquiador?
Desde minha adolescência que realizava concursos de Miss e preparava as meninas com penteados e maquiagens. Com isso a mulherada me chamava para maquia-las e fazer penteados para os Bailes e Festas da cidade. Como sempre tive morada no Rio de Janeiro, resolvi fazer cursos de cabeleireiro e assumir como profissão. Em 2016, fui para Paris me profissionalizar em uma academia em um curso de 3 anos. Logo após o curso, estreei o IEP-Instituto Elizabeth Pitombo que leva o nome da minha mãe e que fica dentro da Maison Pitombo em Feira de Santana- Bahia.

5-O que é a Maison Pitombo?
A Maison Pitombo o nome fantasia da minha empresa, nela está instalada minha loja de acessórios femininos, camisaria masculina, Salão de Beleza e o escritório de Jornalismo.
6- Você tem um carinho muito especial pelo Rio de Janeiro. Comose sente como Embaixador de Turismo do Rio?
Amo o Rio de Janeiro, minha família se estabeleceu nesta cidade no ano de 1930, quando meu tio Edgar Pitombo foi chamado para o grupo administrativo da Loja Mesbla. Como Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro, me sinto orgulhoso e muito feliz com esse título, e mais ainda, orgulhoso por ser o jornalista que mostra para o mundo a importância da Fundação Cesgranrio.
7-Você consegue dar a Feira de Santana uma visibilidade nacional. Como consegue?
O Brasil vive com os olhos voltados para esta cidade, e com o meu talento, venho dando mais visibilidade e interesses por Feira de Santana, que é o maior Município brasileiro e a maior cidade no Interior da Bahia. Formada por 33 cidades, a 108 Km da capital, e tem o maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste brasileiro. Feira de Santana tem um importante centro industrial e comercial do Brasil e é um grande polo educacional com mais de 30 faculdades particulares, além das Universidades Estadual de Feira de Santana (UEFS e a Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB- CETENS).
8-Quais são seus próximos desafios ?
Meu principal desafio é aprender mais como ser um excelente jornalista, estar mais bem informado sobre os acontecimentos de interesses do povo brasileiro.

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
Chico Vartulli


Excelente colunista,sempre atento aos novos fatos e enaltecendo nossa cidade.
Parabéns pela entrevista.
Melhor colunista da Bahia
Parabéns ao nobre amigo!
Parabéns 👏 👏 👏
Parabéns pela entrevista!