Entrevista: Olga Renha - Atriz, apresentadora e radialista
- Delcio Marinho

- 16 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Apresentação

Sou Olga Renha, também conhecida como Olga Renha Lennon. Sou atriz, apresentadora e radialista, com uma trajetória marcada pelo teatro, televisão e fotonovelas. Fui destaque no teatro em 1977 e construí uma carreira intensa, passando por grandes palcos, emissoras e projetos que marcaram época na cultura brasileira.
Início de trajetória e primeiras conquistas
Olga, como começou a sua trajetória artística e quais foram os primeiros trabalhos que marcaram sua carreira?
Meu início foi muito especial. Em 1977 tive destaque no teatro com Os Desquitados, no Teatro Leblon. Ganhei um concurso no programa do Moacir Franco, na TV Globo, interpretando Sandra Brea no musical Sandra e Miele. A partir daí, minha carreira ganhou visibilidade e fui seguindo na linha de shows, teatro e televisão, sempre com muita entrega e paixão.
Televisão e programas que marcaram época
Você participou de programas muito populares da televisão brasileira. Quais experiências na TV mais te marcaram?
Foram muitas. Na Globo, participei da linha de shows, como A Praça da Alegria, interpretando a personagem Tora, com Carlos Leite e Miele. Depois, no SBT, estive no Aqui e Agora, junto com nomes como Christina Rocha, Anna Davis — minha comadre — Wagner Montes e Sérgio Malandro. Também participei do Viva a Noite, com Gugu Liberato, no quadro O Sonho Maluco, além de novelas e outros programas de entretenimento.
O teatro como base e paixão
O teatro sempre aparece como um eixo central na sua carreira. Como foi essa vivência nos palcos?
O teatro é a minha base e minha grande paixão. Atuei em diversas peças, muitas delas infantis, como O Guarda-Chuva Mágico, no Teatro Galeria, O Gordo e o Magro, no Teatro da Lagoa, ambos musicais, além de A Revolução dos Patos, no Teatro da Gávea, ao lado de Grande Otelo, que foi meu padrinho, Ruth de Souza, minha grande amiga, e Beth Erthal, em texto de Walter Quaglia.Também participei da Escola de Maridis, de Molière, no Teatro Tijuca. Foram anos intensos, de muito aprendizado e emoção.
O momento mais marcante da carreira
Em uma trajetória tão rica, houve um trabalho que você considera especialmente marcante?
Todos os trabalhos foram importantes, mas A Grande Revista, com direção de Paulo Afonso de Lima e produção de Ge Villarino, foi, sem dúvida, a minha grande emoção. Vivi vários personagens, entre eles a grande vedete Margarida Max, que me deu um destaque especial nos jornais e nas críticas teatrais. Foi um momento muito forte da minha carreira e guardo com muito carinho no coração.
A arte e seu papel na sociedade
Como você enxerga o papel da arte na sociedade brasileira?
A arte transmite à sociedade não apenas alegria, emoção e talento, mas também cultura — algo de que o Brasil precisa tanto. A arte educa, sensibiliza, provoca reflexão e ajuda a formar identidade. Ela é essencial para qualquer sociedade.
Vida nos Estados Unidos e novos caminhos
Hoje você vive fora do Brasil. Como é essa nova fase da sua vida?
Já estou há 38 anos nos Estados Unidos. Sou casada há 29 anos com Shawn Lennon, diretor de estúdio na City Furniture. Temos duas filhas lindas, Nina e Nicole. Levo uma vida mais tranquila, muito feliz. Também temos cinco anjinhos de patas e trabalho com meu marido na nossa companhia, a Lennon’s Home Remedies.
O desejo de voltar aos palcos
Mesmo com uma vida mais tranquila, o teatro ainda pulsa em você?
Com certeza. Gostaria muito de voltar ao teatro. É a minha grande paixão e algo que nunca sai de dentro de mim.
Mensagem para a nova geração
Que conselho você deixaria para os jovens que sonham com uma carreira artística?
Muito estudo, disciplina e perseverança. Foi isso que minha madrinha amada, Bibi Ferreira, sempre me dizia. A arte exige entrega, seriedade e amor verdadeiro.

Crédito
Entrevista e edição: Delcio Marinho
Criação de Conteúdo Digital: ChatGPT
Delcio Marinho





Amei a entrevista minha cunhada querida. Vai se preparando para ser entrevistada no Café da Anete ano que vem. Um beijo grande no seu coração. Te amo❤️
Minha estrela sempre brilhando.
Beijos olguinha
Linda entrevista
Amei a entrevista. Gostei de ver o amadurecimento da Olga como artista e mulher, mae e amiga. Mereceu esta boa entrevista, leve e verdadeira que colocou tambem em foco a bela familia que ela construiu alem de mostrar a bela jornada dela como artista. Sucesso sempre. Suely Campos
Adorei a entrevista com a Olga Renha.
Muito bom saber um pouco mais sobre uma das minhas artistas favoritas que fizeram parte dos programas de Tv que marcaram positivamente a minha adolescencia . Muitas Saudades desses programas e artistas . Momentos inesquecíveis aos quais assitíamos Televisão em família. Agradeço à Olga Renha Lennon e a todos os artístas que nos presentaram através do seu trabalho artístico.
Muito Sucesso para Oga Renha Lennon e família .
Que venham mais reportagens como esta.