Entrevista: Nelson Ferreira (Multi-Instrumentista)
- João Paulo Penido
- 8 de abr.
- 3 min de leitura

Com 40 anos de trajetória musical, o multi-instrumentista Nelson Ferreira se destaca no cenário musical com sua versatilidade e experiência. De orquestras para cerimônias a bandas para eventos, passando por sua atuação como professor de música, Ferreira construiu uma carreira sólida, transitando por diferentes gêneros e palcos. Sua expertise abrange desde a sofisticação de casamentos até a animação de festas corporativas, sempre adaptando seu repertório e formação musical às necessidades de cada ocasião.
A experiência de Ferreira é rica e diversificada. Nos anos 90, integrou uma banda de pagode, com direito a gravações e participações em programas de TV, como o "Note e Anote", com Ana Maria Braga. Seu currículo televisivo inclui ainda passagens por programas icônicos, como o de Kid Vinil, na TV Cultura, e o "Realce", com Beto Rivera. Além disso, acompanhou a cantora Érica Rodrigues como pianista e tecladista, mostrando sua capacidade de colaboração e adaptação a diferentes estilos musicais.
Influenciado por grandes nomes da música internacional, como Barry Manilow, Carpenters e Elton John, Ferreira imprime em suas performances um toque de romantismo e sofisticação, sem deixar de lado a energia e o ritmo que animam qualquer evento.
Ferreira, além de músico, é também um dedicado professor de música, com experiência no ensino bilíngue (português-inglês) em escolas particulares. Compartilhou seu conhecimento com alunos de diferentes nacionalidades, incluindo americanos, e nutre o desejo de expandir seu trabalho, apresentando a riqueza da música brasileira, com foco em instrumentos como violão, piano e cavaquinho, para estrangeiros, especialmente orientais, que demonstram grande apreço pelo samba. Embora tenha dedicado muitos anos ao ensino individual de instrumentos como piano, violão, ukulele e cavaquinho, atualmente seu foco principal está na produção musical e na performance com suas bandas e orquestra.
De apresentações solo a formações com até oito músicos no palco, Nelson Ferreira oferece opções para todos os tipos e tamanhos de eventos. Seja para abrilhantar uma cerimônia de casamento com a beleza de uma orquestra, animar uma festa corporativa com um repertório eclético, ou celebrar a cultura italiana nas tradicionais festas do Brás, Ferreira e seus músicos garantem uma experiência musical inesquecível.

1 – Como é no seu pensar a mais de 40 anos na trajetória musical, sendo multi-instrumentista... levando ao público o som nos ambientes?
Tem sido emocionante e isso me realiza como profissional participar de momentos tão especiais na vida das pessoas através da minha música.
2 – Participou de orquestras, cerimônias a bandas para eventos e até mesmo professor no segmento musical. Conte esta fase, por favor?
Também trabalho como professor de música em escolas bilíngue com musicalização desde berçário até idade de 5 anos. Muito gratificante inicia-los na música da qual irá trazer tantos benefícios a eles.
Já na fase do 1° ano fundamental ao 3° ano do ensino médio já são aulas práticas de instrumentos e formação de bandas. Tenho visto alguns de meus alunos seguirem carreira musical como profissionais da música.
3 - Nos anos 90, integrou uma banda de pagode, com direito a gravações e participações em programas de TV, com Ana Maria Braga e abriu portas para musical internacional? Como foi toda esta época grandiosa?
O pagode é um estilo musical alegre onde o público canta, dança e interagem, diretamente com a banda.
Foi um momento especial que obtive em poder participar de shows e programas musicais dos quais fiz amigos que trabalhamos até hoje em algumas ocasiões juntos.
4 - Atualmente está na produção musical e na performance com suas bandas e orquestra. Quais artista já teve privilegio em trabalhar e fazer projetos?
Trabalhei com a maravilhosa cantora Erika Rodrigues,
Ivan Luigi (festas italianas)
Por uma ocasião cantora Joelma (jovem guarda).
5 – A cultura italiana nas tradicionais festas do Brás, sabemos que muitas das vezes fazem um trabalho voluntario voltado para solidariedade e atender público carente...como foi participar deste evento?
Sim. Tenho feito este evento com cantor Ivan Luigi e banda, aliás estaremos todos os finais de semana do mês de Maio nos apresentando na festa italiana do bairro do Brás em São Paulo, realizado pela igreja Nossa Sra. De casa Lucce, um verdadeiro sucesso com público de milhares de pessoas. As igrejas fazem este lindo trabalho com ajuda de pessoas anônimas ou não mas também tendo patrocínio de empresas e neste caso específico da Rede Globo.
Lindo trabalho no qual é revertido para lares e instituições de ajuda ao próximo.
6 – Deixe uma Mensagem para crianças, adolescentes e até mesmo Jovens que queiram iniciar carreira musical e ter uma vida profissional neste meio o que tens ser feito?
O estudo da música é algo que exige empenho diário para quem quiser ser um profissional. Mas para qualquer um o instrumento musical é como se fosse o teu melhor amigo do qual você tem grande prazer em estar com ele diariamente. Eu chamo isso de: Planeta da Música.


João Paulo Penido

Comments