top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Entrevista: Guilherme Tavares (Chef, Estilista, Consultor e Produtor)

Entre panelas e agulhas, o estilista, que vem de uma família de artesãos, começou como ajudante de cozinha, uniu moda e gastronomia e já teve suas criações desfiladas na Itália, África e Noruega.



Aos 12 anos, o carioca Guilherme Tavares teve sua primeira assinatura na carteira de trabalho, mas não na moda, e sim na gastronomia. O jovem “fazedor de arte” começou como ajudante de cozinha, se tornou chef, consultor e escultor gastronômico até chegar ao seu grande sonho, as passarelas. A criação está em seu DNA, pois sua família é formada por artesãos e alfaiates, que o ensinaram entre agulhas e tesouras, uma gostosa receita de como fazer moda.


Sua paixão pelas causas ambientais começou por conta do beauty artist e fotógrafo Fernando Torquato que, em 2007, convidou Guilherme para fazer o “Calendário Natureza Viva” do qual nomes como Preta Gil, Mariana Weickert, Eliana, Danielle Winitis, Camila Morgado, entre outras, vestiram roupas feitas com ferro, papel, plástico, alumínio, filtros de café, papelão e embalagens, levantando a bandeira da importância da reciclagem e da preservação ambiental. Foi nesse momento que pendurou seu avental e pegou as agulhas e tesouras rendendo-se ao mundo da moda. “Foi uma oportunidade única. Eu fiz e me apaixonei por esta causa. A moda sustentável além de inovadora é econômica e pode reduzir o impacto negativo na natureza. Fazer o bem é a temporal”, conta.


“O Brasil é um país com muita informação, mas altamente desinformado. Isso nos faz atrasados em tudo que se refere a cultura e a arte. Sem falar dos baixos investimentos governamentais. As religiões, preconceitos e racismo impedem o crescimento saudável do nosso país”, dispara o estilista que comemorou no último Sábado seu aniversário em uma fascinante reserva meio a mata atlântica na serra de Petrópolis.


As coleções de Guilherme Tavares são um verdadeiro grito de socorro ao meio ambiente e para a campanha deste importante trabalho o estilista recrutou um “exército verde” com os famosos Adriana Bombom, Ana Paula Tabalipa, Carlinhos de Jesus, Carlos Burle, Carol Fazu, Diana Bouth, Dora Vergueiro, Ellen Jabour, Fernanda Venturini, Giovanna Rispilo, Ivo Meirelles, Jane Duboc, Kleiton Ramil, Lorena Simpson, Neguinho da Beija-Flor, Nikki Meneghel, Nívea Maria, Paula Burlamaqui, Pepeu Gomes, Robson Caetano, Simone Soares, Viviane Vitorette e Yuri Ribeiro em centenas de  celebridades e personalidades que vestem a marca GT.

Tavares faz a verdadeira moda do bem”, conta orgulhoso.


Como cantou Chico Buarque “Roda mundo, roda gigante; Roda moinho, roda pião”, o chef, consultor, estilista, produtor, RP e assessor Guilherme Tavares voltou a ativa, para brindar esse novo momento apresentará para 250 convidados no dia 29 de março a nova coleção FAUNA GT estampada em animal print durante a esperada festa Safári que terá três ilhas de alta gastronomia, três djs, três pistas de dança em 12 horas de festa.

 



1-    Entre panelas e agulhas, Guilherme vem de uma família de artesãos... como foi para ti aprender estas 2 atividades ao mesmo tempo e o que significou?


Cresci debruçado sobre croquis sempre ao lado da minha mãe que costurava coletes, calças e blusas elaborados por mim, além disto sou bisneto de alfaiates do exército, neto de costureiros e filho de instrutor do Senac e mestre de tecelagem, costureira e artesã. Isto aprimorou o meu talento nato.



2- Como foram suas criações desfiladas na Itália, África e Noruega?


Em Milão - Itália, fiz a coleção comestível "Milan Flash Fashion Salad" utilizando frutas, legumes e hortaliças. Em Luanda, Angola - África, fiz a coleção de alta costura "Sedução" em tecidos nobres cravejados em cristais inspirada em Noel Rosa. Em Bergen - Noruega, fiz a coleção comestível Bergen Fresh Fashion Salad utilizando hortifrutis.

 


3- Aos 12 anos já teve sua primeira assinatura na carteira de trabalho e não na moda, mas sim na gastronomia? Conte esta experiência por favor?


Por conta do preconceito meus irmãos me levaram para trabalhar em uma churrascaria no Rio, onde me tornei chefe, escultor e consultor gastronômico, até descobrir nos alimentos utilizados na cozinha, cores e texturas para criar roupas inusitadas que me tornaram famoso no mundo fashion.


 

4- A família é formada por artesãos e alfaiates, que te ensinaram entre agulhas e tesouras de como fazer moda... Hoje o que pensa sobre este aprendizado?


Não conheci meus bisavós e avós, quando nasci meu pai também já não exercia a função de instrutor e mestre de tecelagem, penso que herdei deles a vocação e algumas técnicas da minha mãe. Isto prova que a hereditariedade existe e que o talento já estava no meu DNA.


 

5- Para fazer o “Calendário Natureza Viva” com foco no meio ambiente teve oportunidade em trabalhar com consagradas celebridades? Quais foram estas e quais trabalhos da moda inspirou?

 

Foram 12 atrizes escolhidas entre elas: Preta Gil, Camila Morgado, Eliana, Ilde Silva, Ellen Jabour, Astrid Monteiro, Danielle Winits, Tais Araújo, Juliana Didone entre outras. Me inspirei na Madonna para um dos looks sempre em prol da consciência socioambiental.


 

6- Elaborou Estilo de roupas feitas com ferro, papel, plástico, alumínio, filtros de café, papelão e embalagens, levantando a bandeira da importância da reciclagem e da preservação ambiental? Como foi a repercussão deste trabalho?


A repercussão foi positiva fez de mim um ativista em prol da natureza.

 


7- A moda sustentável além de inovadora é econômica e pode reduzir o impacto negativo na natureza? Relate sua opinião referente este lindo assunto?


A indústria têxtil é a segunda maior poluidora do mundo, diminuir a utilização de água, utilizar fibras e tingimentos naturais, reciclar, reutilizar, repensar e reduzir pode fazer toda diferença.


 

8- Existe algum incentivo Financeiro de alguma organização com sua moda, neste foco ao meio ambiente?


A GT Guilherme Tavares é a principal investidora.



9- O estilo recrutou um “exército verde” chamou atenção de personalidades no meio televisivo, que ajudou nesta causa socioambiental. Destaca esta fase?


Temos uma ótima relação com artistas e personalidades e nossa preocupação e compromisso é global.


 

10- Deixe uma mensagem para quem gostaria de ingressar na moda com este pensamento de apoio a natureza?


Leia um livro, plante uma árvore faça um filho, ame a vida e resgate o equilíbrio ecológico.

 

@guilhermetavaresoficial


 

João Paulo Penido


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page