Glória Severiano Ribeiro, mulher de muita fé, sofisticada e atuante em eventos filantrópicos. Uma personalidade da sociedade carioca.
1- Olá Glória! Você é uma mulher de fé. Qual é o lugar que a fé deve ocupar no mundo contemporâneo marcado por diversas calamidades?
O mundo contemporâneo está com muitas dificuldades. Mas, quando nós nos entregamos e colocamos Deus como nossa direção, a vida fica diferente. Deus é o nosso guia. Nós devemos acordar entregando o dia a Deus que ele conduz a todos nós.
Minha mãe assim dizia: "Mostra-me Senhor como queres que eu seja; mostra-me Senhor onde queres que eu esteja, para que eu possa cada vez mais sentir para melhor dizer. " Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as estas coisas vos serão dadas em acréscimo."
Família para mim é uma preciosidade mais importante que existe, acompanhado de muita fé.
2- Como você observa o avanço das religiões pentecostais que são bastante intransigentes com as tradições católicas?
Respeito todas as religiões. É importante termos fé. Agora, para mim, a fé em Deus, Nossa Senhora, mãe de Jesus, é a mais importante que a nossa fé católica. Mas eu respeito todas as religiões e admiro a seriedade deles e o amor a Deus.
3- Você é uma mulher culta e esclarecida. Como se deu a sua formação?
Eu estudei no colégio Sagrado Coração de Maria, em São Paulo, Sacré-Coeur de Marie. Me formei até o clássico. A minha formação, a base mais importante, acho que foi a minha família. Porque eu acredito que a família, como o Papa Joao Paulo II falava, é a base de uma sociedade. E eu procuro estar a par de tudo. Mas o mais importante para mim é a formação que recebemos no lar, em casa, que nos abastece para o resto da vida.
4- Você gosta de viajar! Quais os lugares que você visitou que mais lhe impressionaram?
Gosto muito de viajar! Tenho ido muito a Portugal, porque minha filha mora lá. Tenho adorado a cidade. Acho um lugar maravilhoso! Adoro ver as igrejas lindas que tem lá. A paisagem maravilhosa. Adoro Roma, Paris, e New York. Eu considero que cada cidade tem a sua peculiaridade. E é muito gostoso viajar e poder conhecer as tradições de cada lugar.
5- No campo da gastronomia, qual é a cozinha que tem os melhores pratos?
Amo comida italiana! Adoro massa, risoto! A minha predileta é a comida italiana! E também amo a comida árabe! E a brasileira também! O arroz com feijão, e a farofinha é maravilhoso!
6- Você tem se destacado a frente de eventos filantrópicos. Quais são as ações filantrópicas que mais lhe interessam? Justifique.
Há 65 anos surgia uma instituição com um propósito vivo: combater a pobreza ao promover a autonomia das pessoas, da invisibilidade à inclusão social produtiva. O Instituto da Providência confia que a real mudança acontece quando cada pessoa tem a oportunidade de crescer, aprendendo a cuidar de si para cuidar também dos seus.
Acreditamos que o caminho para fortalecer um legado é mudar o futuro. Desejamos que todos nós, que nos apoiamos em rede pela transformação social no Brasil, sigamos em sinergia no rumo de abraçar as mudanças que valorizam a nossa vida.
7- Você é casada com Luiz Severiano Ribeiro, presidente do Grupo Severiano Ribeiro, proprietário de mais de 250 salas no país. A sétima arte te fascina? Que tipos de filmes mais lhe agradam? Você prefere o escurinho do cinema degustando uma pipoquinha, ou a sala da sua residência?
Uma frase que o meu sogro falava: cinema é a maior diversão! Eu não consigo me concentrar muito na televisão fico inquieta, mas quando eu chego na telona e vendo um filme, eu viajo junto com ele. Amo cinema! Eu fico feliz de compartilhar com o Luiz. Todos os fins de semana nós vemos os filmes com antecedência para ver a melhor hora de assistir. A minha predileção são filmes mais românticos, que nós sonhamos! Filmes com mensagens positivas. Tenho também vistos religiosos, as histórias da Virgem de Guadalupe, da Nossa Senhora. Cinema é a maior diversão! É o programa que eu mais amo fazer!
8- Quais são os seus planos para o ano de 2025?
2025 é um ano santo, que nós ganhamos em dúzia centenária. É o ano da esperança! 2024 foi o da oração! E 2025 é o ano da esperança! E eu como sou uma pessoa muito sonhadora e esperançosa, eu quero entregar esse ano que Nossa Senhora faça um pedido para Deus, que ela interceda, como ela fez nas bodas de Canã, e que ela faça um milagre nesse mundo, que acabe com as guerras, haja paz nos corações, e que o mundo seja melhor. E eu como uma pessoa que acredito, eu falo assim: eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a vossa palavra. Foi quando a Maria disse o sim ao anjo Gabriel. E eu também quero ser uma serva de Deus. Tenho tantos ideais para 2025, tantos sonhos, que eu vou dizer: eu espero que Deus me mostre o caminho que eu deva seguir, e que seja um ano de muita alegria, muita esperança, um mundo muito melhor.
Fotos:Arquivo pessoal/Divulgação
Chico Vartulli
Comentarios