top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Covilhã: Médico titular da equipa “Boca Juniors” será homenageado pela Academia Portuguesa de Fibromialgia

Foto: divulgação


A Academia Portuguesa de Fibromialgia, Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica realizará, no dia 30 de janeiro, às 17h30, no Auditório da Mutualista da Covilhã, na região Centro de Portugal, uma cerimónia pública e oficial para integrar o professor doutor Gustavo Ariel Esteban como novo Académico Correspondente.


Gustavo Esteban é licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina, tem pós-graduações em Nutrição, Suplementação e Farmacologia do Desporto e em Medicina e Ciências Aplicadas à Atividade Física e é mestre em Design e Gestão de Atividades Físicas para a Saúde e membro da Federação Internacional de Medicina do Desporto.


O homenageado exerce atualmente funções como professor adjunto de Fisiologia do Esforço e como coordenador da Pós-Graduação em Especialização em Medicina do Desporto da Universidade Nacional de La Plata.


De igual modo, é licenciado em Alto Rendimento e médico titular da conceituada equipa argentina de futebol Club Atlético Boca Juniors, sendo também o autor da obra “Objetivo Músculo: Mecanismos para o Desenvolvimento Muscular, Nutrição e Suplementação”.


No decorrer da cerimónia, o professor doutor Gustavo Ariel Esteban proferirá a sua comunicação oficial intitulada: “Objetivo Músculo no Desporto e no Exercício versus na Fibromialgia”.


Em representação da Academia, o seu presidente e fundador, o professor José Luis Arranz Gil, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), apresentará o discurso de resposta.

José Luis Arranz Gil, que é também responsável pela Unidade de Fibromialgia e Síndrome de Sensibilidade Central e Dor Crónica na Covilhã, tem alertado, nos últimos dias, que “o frio e a humidade intensificam a rigidez muscular e o desconforto físico, afetando diretamente o bem-estar psicológico dos pacientes”.


“Na região Centro de Portugal, onde os invernos são longos e húmidos, é essencial ajustar o acompanhamento clínico e assegurar uma resposta integrada”, acrescentou este especialista.


O docente da UBI reitera ser “fundamental que as entidades patronais, a Segurança Social portuguesa e o sistema de saúde do país olhem para a necessidade de políticas que garantam flexibilidade no trabalho, adaptação de funções e apoio adequado”.


A sessão de integração de 30 de janeiro de 2026 finalizará com a intervenção do presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, professor Miguel Castelo-Branco Craveiro Sousa.


Ígor Lopes


 
 
 

Comentários


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page