top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Conheça os novos “Conselheiros da Diáspora Açoriana” eleitos para 2025–2029

Entre os países com representação eleita, estão Bermudas, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Uruguai e Portugal                     Foto Governo dos Açores/DRCom
Entre os países com representação eleita, estão Bermudas, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Uruguai e Portugal Foto Governo dos Açores/DRCom

Os 17 conselheiros foram eleitos durante um pleito realizado de 20 a 24 de maio, com a participação de 55,54% de um total de “1408 eleitores registados na plataforma”, sendo que 782 membros escolheram os novos conselheiros. Porém, o Decreto Legislativo n.º 18/2019, prevê 19 conselheiros para representar suas respectivas áreas geográficas.

 

O resultado foi divulgado pela Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, por meio da Direção Regional das Comunidades, na plataforma digital Açorianos no Mundo.

 

O círculo eleitoral das Bermudas elegeu, com 100% dos votos, o advogado Richard Ambrósio.

 

No Brasil, foram eleitos, pelo estado do Rio de Janeiro, com 86,27%, o administrador de empresas Marcos Borba; pelo Rio Grande do Sul, com 90%, o gestor de empresas Regis Marques Gomes; o professor e guia turístico Marcos Pinheiro foi eleito com 70,29% em Santa Catarina; com 87,00% foi eleito em São Paulo o administrador António Arruda; e, pelo restante dos estados brasileiros, a procuradora federal Vânia da Silva obteve 42,76% dos votos.

 

No Canadá, a escritora Esmeralda Cabral obteve 100% dos votos para representar a Província de British Columbia; o cônsul honorário Paulo Jorge Cabral teve 100% da votação pela Província de Manitoba; o apresentador de televisão Matthew Correia conquistou 67,05% pela Província de Ontário; e o advogado Carlos Eduardo de Almeida, para representar as demais províncias canadianas, obteve 100% dos votos.

 

Nos Estados Unidos da América, foram eleitos, como representantes da Califórnia e de Massachusetts, o representante da SATA, Zeto Carvalho, com 100% da votação, e o empresário Danny de Melo, também com 100%. E, pelo círculo comum dos restantes estados, foram eleitos o vice-presidente para as vendas na Elan Chemical, David Rebelo Pimentel, e a coordenadora de marketing da TAP Air Portugal na América do Norte, Katherine Soares, com 85,29% e 14,71% dos votos, respectivamente.

 

No Uruguai, foi eleita a advogada Sofia Ruiz, com 100% dos votos.

 

Em Portugal continental e na Região Autónoma da Madeira, foi eleito, com 54,55% dos votos, o professor universitário Rui Melo Silva.

 

E, para conselheiro pelo círculo eleitoral dos países restantes no mundo, elegeram com 100% o gestor Tiago Domingues.

 

A Comissão Eleitoral, responsável pela apuração e homologação dos eleitos, tendo à frente o secretário regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, informou que “não foram eleitos conselheiros pelo Quebeque (Canadá) e Rhode Island (EUA) por não ter havido candidaturas nesses círculos eleitorais”.

 

A posse dos conselheiros está prevista para o “Dia dos Açores”, em 9 de junho, numa cerimónia virtual a ser presidida pelo presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro.

 

O Conselho da Diáspora Açoriana, com 35 membros, é um órgão consultivo criado em 2019 para “assegurar a participação, a colaboração e a auscultação de todos aqueles que pretendem contribuir para o projeto de desenvolvimento dos Açores”.


 Ígor Lopes


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page