top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista luso-brasileira de conteúdo sobre cultura, gastronomia, moda, turismo,

entretenimento, eventos sociais, bem-estar, life style e muito mais...

Carnaval em Novembro?

Lúcia Sons mantém viva a diversidade cultural no Rio com o Carnaval das Culturas

ree

Se há um lugar onde o carnaval não se limita ao calendário tradicional, esse lugar é o Rio de Janeiro. E há uma mulher determinada a provar que a festa, a cultura e a cidadania podem — e devem — acontecer o ano inteiro: Lúcia Sampaio de França Sons, idealizadora e diretora do Carnaval das Culturas, que retorna em novembro à cidade maravilhosa para sua 19ª edição, reafirmando-se como uma das iniciativas multiculturais mais singulares do país.

 

Um festival que vai além da festa


Muito mais do que foliões fantasiados e sambas-enredo, o Carnaval das Culturas é um festival multicultural que celebra " a diversidade sem adversidade", reunindo num mesmo espaço um mosaico de cores, etnias, ritmos, costumes e tradições do Brasil e do mundo.

 

Idealizado em 2006 por Lúcia Sons, publicitária e produtora cultural apaixonada pela riqueza cultural de todos os povos, o evento surgiu inspirado no modelo homônimo alemão, mas ganhou identidade própria ao ser “tropicalizado” e se tornar ainda mais abrangente.

No Brasil, o festival não é só festa, mas também projeto social, com a missão de preservar heranças culturais, valorizar tradições populares e promover educação e cidadania através da arte.

 

“O samba, o maracatu, o jongo, o afoxé…toda essa diversidade  faz parte da nossa herança cultural, patrimônio da humanidade. E o Carnaval das Culturas é um convite para celebrarmos o que nos torna únicos,enquanto seres humanos,  preservando e respeitando e valorizando essas diferenças”, afirma Lúcia Sons.

 

O evento ainda conta com feira de ONGs e ações sociais, dando espaço para diversas instituições apresentarem seus projetos, bem como exposição de artes, moda, gastronomia, literatura e ecologia. Além disso, o tradicional Desfile Multicultural na orla, batizado de Culturódromo, que transforma a avenida em uma passarela cultural, dando espaço a todas as expressões artísticas e manifestações culturais do Brasil e do mundo, como frevo, quadrilhas juninas, bois do Maranhão, tribos indígenas, blocos afro, escolas de samba, e grupos internacionais convidados por consulados.

 

Cultura que educa e transforma


Com forte viés social, o Carnaval das Culturas busca, desde sua origem, democratizar o acesso à cultura, integrar todas as regiões brasileiras e oferecer oportunidade de trabalho e renda a centenas de artistas e profissionais da cadeia produtiva cultural e turística.

O evento também contribui para formar novas plateias e despertar a consciência para o respeito às diferenças, valores cada vez mais urgentes na sociedade.

 

Em quase duas décadas de existência, o Carnaval das Culturas conquistou reconhecimento e recebeu Chancelas das esferas federal, estadual e municipal. Desde 2016, faz parte do Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. Conta com apoio institucional de importantes instituições e personalidades, como o Instituto Cravo Albin, Ação da Cidadania, universidades, escolas técnicas de arte, sindicato dos artistas e setor cultural.

 

Padrinhos como Ricardo Cravo Albin e Gloria Souza (irmã dos saudosos Betinho, Henfil e Chico Mário), e o Embaixador Jorge Luiz Matias, endossam a relevância do festival. A Rainha do Carnaval das Culturas é Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down do Brasil, e o Rei é o bailarino clássico e coreógrafo Aguinaldo Cabral, símbolos do compromisso do festival com a inclusão e a diversidade.

 

Mesmo sem nunca ter recebido  suportes ou incentivos financeiros diretos, o evento segue vivo graças à dedicação de artistas, voluntários e da força de Lúcia Sons, que insiste em levar para as ruas o Projeto " Cultura de graça  na Praça,  levando cidadania e arte a toda parte"  beneficiando a todos e proporcionando a inclusão.

 

O evento já tem datas marcadas: 7, 8 e 9 de novembro. Em breve anunciaremos aqui mais detalhes, agenda e local. Aguarde!

 

Instagram: @carnavaldasculturas


Nando Andrade

 

 

 

 
 
 

10 comentários


Rita de Cássia
25 de jul.

Eventos como o "Carnaval das culturas" só fazem enriquecer ainda mais a história da nossa cultura e tradição!!!

Sem contar o valor social agregado, dando vez e voz a projetos que engradece as nossas diversas manifestações culturais!

Por mais projetos como o "Carnaval das Culturas"!!!

Parabéns pela linda iniciativa!!!

Curtir

Nany Nunes
19 de jul.

Evento show, mostra nossa cultura. .

Atraveis de lindas apresentações.

São vários artistas, que mostram seus trabalhos, todos voltados para nossa cultura .Eu mesma participo sempre desse

maravilhoso evento. Aguardando o próximo. Mostra nossa cultura através de vários talentos , nesse palco iluminado.

Esse é o nosso carnaval de culturas.

Curtir

Vera
19 de jul.

Evento vibrante e cheio de alegria , marcado por cores, música, dança e tradições. É o momento de celebração da cultura com muita animação e energia positiva. E que venha mais um sucesso do carnaval das culturas 2025💃💃💃

Curtir

Dolly Rocha
19 de jul.

Ai de mim não fosse a arte e a cultura em minha vida. Não vou perder por nada.

Curtir

Convidado:
18 de jul.

Eu Aguinaldo Cabral, Rei do carnaval das Culturas Brasil me sinto honrado em estar envolvido nesse Mundo de Culturas obrigado Deus por tudo e Lucia Sons a mulher Guereira que você é

Curtir

©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page