top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Cabo Verde: Entidades celebraram o “Dia Internacional dos Recursos Humanos” com palestras do português Pedro Ramos


Fotos: Divulgação


Celebrado a 20 de maio, o “Dia Internacional dos Recursos Humanos” ganhou destaque em Cabo Verde, que contou com um conjunto de iniciativas que valorizaram os profissionais e as práticas dessa área profissional.

 

Um dos participantes nessa celebração foi o português Pedro Ramos, CEO da KEEPTALENT Portugal, que esteve na cidade da Praia, entre os dias 19 e 23 de maio. Segundo apurámos, a presença desse especialista em gestão das pessoas, sobretudo no cenário lusófono, destacou-se pela “promoção de uma liderança humanizada e adaptativa, fundamental para o crescimento sustentável das organizações em contextos de constante transformação”. Pedro Ramos considera que “estas duas dimensões” são algumas das que ganham foco no trabalho desenvolvido pela KEEPTALENT, temas integrados na sua “metodologia de Jornada das Lideranças para a Transformação”.

 

Durante a sua passagem pelo país africano, Pedro Ramos reuniu-se com diferentes líderes de empresas públicas e privadas, incluindo a Equatorial Coca-Cola, a RTC – Rádio e Televisão Cabo-Verdiana, o Banco Caixa Económica de Cabo Verde, a Garantia Seguros e a ARAP – Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas, entre outras. Promoveu palestras e debates sobre os desafios e oportunidades da liderança moderna, com especial enfoque na “Liderança Humanizada e Adaptativa” dirigida aos principais gestores e às chefias de topo dessas organizações.

 

Pedro Ramos também realizou um evento em parceria com a Associação KonbersuRH, que reúne os principais profissionais de Recursos Humanos de Cabo Verde, comemorando o “Dia Internacional dos Recursos Humanos”. A iniciativa contou com a participação de dezenas de profissionais do arquipélago, sob o tema “A Essência dos Recursos Humanos”, abordando as “Verdades Inconvenientes da Gestão de Pessoas” juntamente com o COO da KEEPTALENT Portugal, João Falcato, e esclarecendo alguns mitos urbanos do setor.

 

Pedro Ramos, que está também ligado à Associação Brasileira de Recursos Humanos e à Associação Internacional dos Lusodescendentes, sublinhou destacou a importância de fortalecer uma cultura de “liderança próxima, empática e consciente”, capaz de gerar “impacto positivo no bem-estar, na motivação e no desenvolvimento das equipas”.

 

“Mais do que palestras para os líderes de topo de várias empresas, tratou-se em cada presença nas empresas de um convite à reflexão sobre o papel estratégico dos líderes neste mundo em contínua mudança. O nosso objetivo é ajudar as organizações a liderar com autonomia, humanização e foco no crescimento sustentável”, afirmou.

 

Na Praia, este profissional realçou “o exemplo de Cabo Verde na valorização da gestão de pessoas, um país que tem vindo a liderar pelo reconhecimento da importância de uma liderança humanizada como alavanca para a transformação social e empresarial”.

 

De acordo com fontes, a KEEPTALENT Portugal “está a colaborar com a Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP) num projeto de “maximização do desempenho organizacional, com previsão de aumento de 30% nos resultados da instituição, através da implementação de modelos inovadores de liderança e gestão de pessoas”.

 

Note-se que a KEEPTALENT Portugal está presente em diversos países da lusofonia, apoiando empresas e organizações nos seus processos de Mudança e Transformação com as Pessoas, “promovendo soluções inovadoras que fomentam a cultura de liderança humanizada e adaptativa nestes contextos”.

 

“Este momento de celebração dos profissionais de RH e dos líderes das organizações revela o potencial de Cabo Verde enquanto país capaz de se transformar através de uma gestão mais humana, adaptável e resiliente”, comentou Pedro Ramos, que avançou que irá continuar “a contribuir para esse processo de mudança, levando inspiração e inovação a toda a lusofonia”.


Ígor Lopes


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page