Brasil: cônsul-geral adjunto de Portugal será homenageado com “Colar de Honra ao Mérito” em São Paulo
- Ígor Lopes
- 24 de jun.
- 2 min de leitura

O cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, Jorge Longa Marques, será distinguido com o “Colar de Honra ao Mérito Legislativo”, numa cerimónia solene marcada para o dia 24 de junho, terça-feira, às 19h, no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), Brasil.
A homenagem é uma iniciativa do deputado estadual Paulo Fiorilo e “reconhece o contributo de Jorge Longa Marques para o fortalecimento das relações entre Portugal e o Brasil, em especial com a comunidade luso-brasileira residente no Estado de São Paulo”.
O evento terá lugar na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Andar Monumental, e contará com a presença de autoridades, representantes da diplomacia portuguesa, membros da comunidade luso-brasileira e demais convidados. A entrega do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo” é uma das “mais altas distinções atribuídas pela Alesp a personalidades que se destacam no serviço público, cultural e institucional”.
Jorge Marques ocupa atualmente o cargo de cônsul-geral adjunto de Portugal em São Paulo, tendo sido nomeado para a função em 2020, pertencendo ao mapa de pessoal do Ministério dos Negócios Estrangeiros, na carreira diplomática.
Em declarações à nossa reportagem, Jorge Longa Marques afirmou ser “uma grande honra” receber a homenagem, mas sublinhou que esta iniciativa é “um reconhecimento do trabalho realizado no Consulado-Geral de Portugal em São Paulo, ao longo dos últimos anos, em que estive aqui”, cidade com a qual guarda “ligações afetivas”.
“Se não fosse pelos trabalhadores do consulado e pelo apoio dos meus dois chefes, enquanto estive em São Paulo, nada disso seria possível”, comentou este cônsul-geral adjunto, que não esconde que a experiência em São Paulo, assim como o contacto com a comunidade portuguesa na maior cidade da América do Sul, deixarão “saudades”.
Jorge Marques segue agora para a Argentina, onde irá atuar, a partir de agosto, na Embaixada de Portugal em Buenos Aires. Este responsável revela ter já informações de que a comunidade portuguesa no país argentino é “muito ativa” e que procurará atuar junto dos conselheiros das comunidades e dos líderes associativos no país.
Jorge Marques deixa as funções em São Paulo no dia 31 de julho.
Currículo em prol de Portugal
Jorge Longa Marques nasceu a 29 de setembro de 1977 no Porto, é licenciado em Línguas, Literatura e Cultura - perfil Bidisciplinar de Português e Inglês pela Universidade do Porto; Assistente no Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Viena (2006-2007); estudou também literatura brasileira, é antigo tradutor.
Atuou como empresário da área de comunicação, sendo aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de Embaixada, aberto em 30 de março de 2015; adido de embaixada, na Secretaria de Estado, em 14 de dezembro de 2015; terceiro-secretário de embaixada, em 19 de dezembro de 2017; segundo-secretário de embaixada, em 19 de dezembro de 2020; Cônsul-geral Adjunto em São Paulo, em 3 de agosto de 2020; primeiro-secretário de embaixada, em 19 de dezembro de 2023.
Segundo fontes da comunidade luso-brasileira em São Paulo, Jorge tem desempenhado “um papel ativo na promoção da cultura, da cidadania e da cooperação entre os dois países”.
Ígor Lopes

Commentaires