Atriz brasileira Úrsula Corona estreia ‘O Mapa’ na TV Globo em Portugal
- Ígor Lopes
- 12 de jun.
- 3 min de leitura

A atriz e apresentadora brasileira Úrsula Corona vai conduzir um novo programa na TV Globo em Portugal. “O Mapa” leva o público a embarcar numa nova forma de viajar: “mais humana, mais acessível, transformadora e muito diferenciada”. A série será exibida todos os domingos de junho (8, 15, 22 e 29), às 16h15, depois do programa “Sai de Baixo”. A produção é de responsabilidade da “Sete Artes Produções”.
Neste programa, Úrsula percorre o Norte de Portugal em quatro episódios, propondo um olhar “inédito” sobre o país, ao levar os espectadores e turistas por caminhos fora das rotas tradicionais. Cada paragem revela saberes, sabores e histórias de vida, contadas por quem vive e sente profundamente cada lugar.
““O Mapa” convida o espectador a desdobrar o país como quem abre um livro antigo — daqueles que guardam segredos nas entrelinhas. A série é mais do que um programa de televisão: é um convite a sentir Portugal com profundidade”, disseram os seus responsáveis.
Sob o olhar de Úrsula Corona, que mantém profundas ligações com Portugal, o programa “O Mapa” revela as tradições desse país europeu preservadas em silêncio, além de histórias passadas de geração em geração, os saberes que não estão nos guias, mas nos olhos de quem vive o cotidiano das aldeias, vilas e cidades lusas.
Livraria Lello, Casa da Música, Estádio do Dragão - Futebol Clube do Porto, Fundação Serralves, Museu Municipal da Filigrana de Gondomar, IVDP – Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, Casa da Mariquinhas (a Casa de Fados mais antiga do Porto) são apenas alguns dos locais icónicos visitados.
Turismo e acessibilidade
Outro ponto relevante deste programa é a rúbrica “O Mapa para Todos”, que trata o tema da acessibilidade no turismo. Com mais de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, o turismo acessível representa um dos maiores mercados em potencial. Além de revelar lugares encantadores, “O Mapa” levanta temas fundamentais de inclusão e acessibilidade, refletindo dados da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), que apontam que a demanda turística global pode crescer até 44% ao ano com destinos realmente acessíveis.
“O Mapa para Todos” é o segmento presente em todos os episódios, mostrando como Portugal, protagonista da primeira temporada, tem avançado em inclusão no setor de turismo.
Segundo apurámos, a proposta do programa é “promover a ideia de que acessibilidade é um valor essencial, tanto na infraestrutura dos destinos quanto no planejamento da indústria turística global”.
“O Mapa é sobre conexão. Um jeito de viajar com o coração aberto para escutar o outro. E Portugal foi o lugar perfeito para começar essa jornada. Em cada canto, uma história viva, contada com emoção por quem a habita”, revelou a apresentadora Úrsula Corona.
Atuação em novelas no Brasil e em Portugal
Úrsula Corona regressa à TV Globo com “O Mapa”, um programa que celebra Portugal com “propósito, inclusão e emoção”.
Com 35 anos de carreira, iniciada ainda em criança na TV Globo, Úrsula Corona está de volta ao canal onde tudo começou, com um projeto que reflete a sua fase mais madura, comprometida e plural.
Úrsula Corona é reconhecida por um percurso sólido como atriz, apresentadora, realizadora, empreendedora social e empresária. Destacou-se em produções marcantes da televisão brasileira como atriz, apresentadora e produtora. Atuou em novelas e séries de sucesso na TV Globo, TV Cultura, Multishow e na RTP, TVI e SIC (Portugal) e jurada oficial do Emmy Internacional, onde representa o Brasil em premiações globais de audiovisual.
Apresentou recentemente o reality das Nações Unidas “Vida de Merendeira” e é embaixadora do World Food Programme (WFP), a maior agência humanitária da ONU, vencedora do Prémio Nobel da Paz em 2020.
É também fundadora do Instituto Fome de Tudo, a única organização brasileira com parceria oficial com o WFP. O instituto atua no combate à fome, ao desperdício alimentar e na resposta a desastres climáticos, integrando ainda a Aliança Global do G20 contra a Fome.
Em Portugal, integrou o elenco das novelas “Ouro Verde”, “Sol de Inverno” e “Na Corda Bamba”.
Atualmente, está no ar em “Garota do Momento” (TV Globo) e gravou a série “Vitória” (RTP1/HBO Espanha), realizada por Leonel Vieira, que irá estrear no segundo semestre do ano.
Experiência e visão na direção do programa
Criador e diretor do programa, Omar Marzagão iniciou a sua trajetória na TELEVISA (México) e consolidou a sua carreira com uma assinatura que une sensibilidade e inovação. Foi o responsável por projetos como os aclamados hologramas de Cazuza, que marcaram época na cultura pop brasileira.
Com mais de 20 anos de atuação em países como Brasil, México, Espanha e Portugal, Omar é conhecido por transformar conteúdos em experiências com impacto social e emocional.
“As pessoas encontradas nas viagens são as verdadeiras guardiãs de suas regiões. Elas guiam Úrsula com histórias autênticas, e é isso que faz ‘O Mapa’ ser tão envolvente. Portugal foi o ponto de partida ideal”, afirmou Marzagão.

Ígor Lopes

Agradecemos pela excelente reportagem do jornalista Ígor Lopes, que atua sempre com muita competência e criatividade.