top of page

Revista do Villa

Revista do Villa

Revista do Villa

Convidamos você a se juntar a nós nesta jornada, acompanhando as novidades e publicações

em forma de matérias, entrevistas e artigos realizados pela equipe de colunista.

Fliporto 2025 celebra duas décadas com edição especial no Brasil e em Portugal

Atualizado: 11 de jun.

Foto: Agência Incomparáveis


A Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), uma das mais importantes celebrações da literatura em língua portuguesa, atravessa o Atlântico em 2025 para comemorar o seu 20.º aniversário em “grande estilo”. Pela primeira vez, o evento terá uma edição internacional em Aveiro, Portugal, entre os dias 7 e 10 de outubro, “reafirmando o seu compromisso com a promoção da cultura lusófona e o fortalecimento dos laços entre Brasil e Portugal”.


A cidade de Aveiro, com a sua riqueza cultural e ligação histórica ao mar e à língua portuguesa, foi escolhida como palco desta edição comemorativa.


“Aveiro é um lugar que simboliza a travessia, o encontro e a poesia. É uma escolha que honra a memória da lusofonia e aponta para o futuro”, destacou Antônio Campos, coordenador e curador geral do evento.


Entre os destaques da Fliporto Portugal estão conferências literárias, apresentações de autores lusófonos, sessões de autógrafos, feira do livro e debates sobre inovação na literatura, incluindo temas como NFTs, gamificação e o impacto das novas tecnologias nas narrativas contemporâneas.


Por sua vez, a edição brasileira da Fliporto, confirmada para os dias 12 a 15 de novembro, em Recife, contará com uma ampla programação. Haverá ainda exposições imersivas dedicadas a Savoy e Carlos Pena Filho, além de uma Arena Jovem, livraria de apoio, experiências literárias digitais como a “Fliporto NFT”, e a estreia da “Fliporto Games”.


Outro marco desta edição será o projeto Fliporto Favela, realizado em parceria com o Sebrae e a Cufa (Central Única das Favelas). Trata-se de uma iniciativa pioneira que visa “integrar a produção literária das periferias ao circuito nacional e internacional de eventos literários”.


“Vamos dar protagonismo aos autores que escrevem a partir das margens. A literatura brasileira é também feita nas favelas e queremos mostrar isso ao mundo”, sublinhou Campos, entusiasta do projeto, defendendo que a Fliporto 2025, no Brasil, será uma homenagem à transversalidade da literatura, com foco especial nas vozes que emergem das periferias.


“Estamos a viver um momento de renovação e de expansão. A edição brasileira surge como um marco simbólico dessa caminhada de duas décadas, dando voz a autores e temas que nem sempre encontram espaço nas grandes vitrines literárias”, afirmou este responsável.


O portal oficial do evento - www.fliporto.com.br - funcionará como centro de difusão da programação e de notícias culturais do Brasil e do mundo.


No Brasil, o evento terá o apoio da Caixa Econômica Federal, estando em curso negociações com o governo estadual de Pernambuco e a Prefeitura do Recife para ampliar os patrocínios. No caso de Portugal, haverá sinergias com a Porto Digital e a Câmara Municipal de Aveiro.


Com a expansão para Portugal, a Fliporto reforça o seu papel como ponte cultural entre os países de língua portuguesa.


“Queremos que a Fliporto seja não apenas um festival, mas um movimento permanente pela literatura, pela liberdade de expressão e pela diversidade cultural”, finalizou Antônio Campos.


Ígor Lopes


Comments


©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page