top of page
FB_IMG_1750899044713.jpg
FB_IMG_1750899044713.jpg

LUSO-BRASILEIRA

REVISTA DO VILLA

Luso-Brasileira

luso-brasileira

Entrevistada: Maria Carmelita Campos de Araújo

Maria Carmelita Campos de Araújo, 96 anos, Centro Social Leão XIII, Vila Maria – São Paulo - SP.



Em um mundo onde a desigualdade e a falta de oportunidades são desafios constantes, uma instituição se destaca por sua resiliência e compromisso com o bem-estar da comunidade: o Centro Social Leão XIII. Há 85 anos, o Leão vem sendo um farol de esperança para crianças, adolescentes, jovens e idosos da zona norte de São Paulo.


Tudo começou com a visão inspiradora de Edith Junqueira de Azevedo Marques, a fundadora do Centro Social Leão XIII. Com uma paixão ardente pelo serviço social, Edith idealizou um projeto que abrangesse todas as faixas etárias e atendesse às necessidades da comunidade. Desde a fundação, a entidade buscou desenvolver serviços em prol da comunidade, iniciando sua atuação nas regiões do Brás e Belém, mas encontrando seu lar definitivo na região de Vila Maria. A visão de Edith foi além do assistencialismo, ela queria empoderar, educar e transformar vidas.


O Centro Social Leão XIII, fundado há 85 anos, homenageia o Papa Leão XIII, defensor dos direitos dos trabalhadores e necessitados, famoso pela encíclica "Rerum Novarum". A fundadora, Edith Junqueira de Azevedo Marques, escolheu esse nome para refletir a missão da instituição de servir aos vulneráveis e promover justiça social. O nome é um lembrete da importância de trabalhar pela comunidade e cuidar dos mais necessitados, curiosamente, o atual Papa, Leão XIV nos lembra da importância da continuidade da missão de servir e cuidar dos mais necessitados, missão relevante até hoje.


Hoje, o Centro Social Leão XIII é uma referência em assistência social, com três creches CEI, um NCI de idosos, um CCA para adolescentes por onde são atendidas cerca de mil pessoas todos os dias e um novo projeto de mentoria com foco em empregabilidade e empreendedorismo para jovens. O Leão oferece um leque de serviços que visam transformar vidas e criar um impacto positivo na comunidade.


Mas o Leão não é apenas um centro social - é uma família. Uma família que acolhe, que apoia e que empodera. É um lugar onde as pessoas são vistas, ouvidas e valorizadas. Onde as crianças aprendem, os jovens se desenvolvem e os idosos são respeitados.


E é exatamente isso que nos motiva a dizer: Cuida do Leão. Não apenas porque o Leão precisa de você, mas porque a comunidade precisa do Leão. Precisa da sua ajuda, do seu apoio e da sua contribuição.


No dia 1º de maio, o Centro Social Leão XIII comemora seus 85 anos de existência. E queremos que você faça parte dessa celebração. Venha conhecer o Leão, conheça as histórias, os sonhos e as conquistas. E, se puder, contribua com o que for possível. Cada doação, cada hora de voluntariado, cada palavra de apoio - tudo isso faz diferença.


Para saber mais sobre a história do Centro Social Leão XIII, recomendamos o livro "Ação Católica e Serviço Social" escrito por Nelson Teixeira, que foi presidente do Leão por uma década e meia. Neste livro, Nelson compartilha a rica história do Leão, desde sua fundação até os dias atuais, destacando os desafios, conquistas e a dedicação de todos os que contribuíram para o crescimento da instituição. É uma leitura inspiradora que vai motivá-lo a se envolver ainda mais com o Leão e a fazer parte dessa história de amor e transformação.


Então, vamos cuidar do Leão? Vamos juntos fazer a diferença na vida de milhares de pessoas? Venha se juntar à família Leão e faça parte dessa história de amor e transformação.


Cuida do Leão. Cuida da comunidade. Cuida de você.

 

Acesse o Leão:

Rua Santa Maria Goretti, 179 – Vila Maria Alta Cep: 02131-110 São Paulo

(011) 2954-2176/ 2954-4480

Atendimento: Segunda a Sexta-feira – Das 8h ás 17h

 

Doações:

Centro Social Leão XIII

CNPJ: 60.980.364/0001-07

Banco: Banco Itaú (341)

Agência: 0060

Conta Corrente: 54120-8

 

Entrevista:


1.    Sra. Carmelita, você tem 96 anos e conviveu com a fundadora do Centro Social Leão XIII, Sra. Edith. Qual é a sua lembrança mais viva da Sra. Edith e o que a motivou a se envolver com o Leão?

 

Conheci a Dona Edith através de ouvir muito falar do leão Xlll, aqui na Vila Maria. Aos 27 anos cheguei do Rio Grande do Norte. Era Professora, fui ingressar no Ensino Público, era preciso fazer um ano de Estagio e como meu marido trabalhava a noite por dia, sem horário fixo, que dificultava. Falei com Dona Edith, que logo me ajudou. Pegou meu diploma do magistério e levou para registrar na escola, dizendo que eu não tinha como mais fugir.

Desta forma, fiquei engajada e trabalhei por 24 anos na escola. Me identifiquei com os ideais da Dona Edith.

 

2.    Como era o Centro Social Leão XIII nos seus primeiros anos? Quais eram os principais desafios e como a Sra. Edith os superou?

 

Referente a Vila Maria, muitas dificuldades, principalmente financeira, porque uma obra social, ela sempre tem dificuldades. Continuamos tendo ainda até hoje. Ela tinha muito conhecimento e bom relacionamento com todos, empresários, suas esposas religiosas, amigas da alta sociedade, que colaborava com suas obras. Era uma mulher determinada, com fé. Mantinha seu ideal de ajudar os mais necessitados em áreas carentes. A escola Leão Xlll era a melhor da região, porque ajudava a pagar o profissional e outros. No início os funcionários não eram registrados e alguns realizavam trabalhos voluntários, como diretora da escola. Dona Mafalda, Dona Luzinha Saraiva. A Dona Mafalda até tinha uma escola particular no bom Retiro, que era Diretora também e quando esta escola fechou lá, todo o material que ela tinha, ela doou para o Leão XIII. A Dona Edith estava sempre presente, os funcionários trabalhavam felizes, desenvolviam ações de arrecadação financeira, colaboração de amigos, realizava bazar, eventos, vendas de feijoada, festa junina e assim iam superando as dificuldades financeiras e as que iam aparecendo com muita fé e determinação, iam conseguindo resolvendo os problemas. Possuía amigas fieis que também faziam a parte financeira: A Dona Iracema, Satuko, que ajudavam muito.

 

3.    A Sra. Edith tinha uma visão clara para o Leão XIII. Qual era essa visão e como ela a transmitiu para as pessoas ao seu redor?

 

A visão para o Leão era uma Sociedade mais justa, promovendo oportunidade, desenvolvimento, convivência Social, fortalecida pela religiosidade. Para as pessoas o que ela transmitia principalmente sua presença, que cada um realizasse seu trabalho. O que tinha para fazer sem medo. Tinha respeito por todos, conversava e fazia o que pedia, cativa as pessoas, tratava bem. Todos tinham um amor e carinho por ela.

 

4.    Ao longo dos 85 anos do Leão XIII, você viu muitas mudanças na comunidade. Quais são as principais mudanças que você notou e como o Leão se adaptou a elas?

 

Desde os meus primeiros conhecimentos aos meus sessenta e tantos anos...setenta, posso dizer no Leão Xlll, quem vai chegando para dirigir, trabalhar, não têm aquele conhecimento de antes e se adapta logo, que tem ser assim. Muita coisa mudou mesmo. A dona Edith não permitia falta de respeito aos que trabalhavam e ajudavam. Conhecia todos e sempre cativava as pessoas para trabalhar ajudando o Leão XIII, no que podiam e todos tinham boa vontade... gostavam e se sentiam bem. Quando se tem uma coisa que todos tem boa vontade, seja de um jeito ou de outro o movimento corre bem. Quando não, é difícil... sempre alguém discordando, dificultando. As principais mudanças, a ajuda das amigas com o passar dos anos, foi diminuindo, a adaptação às novas normas e leis. Melhorou a parte financeira com vinculo da prefeitura em alguns projetos: Isenções, diminuição dos voluntários, que é uma dificuldade, mudanças das atividades religiosas sendo vinculo de tudo e diminuição dessas atividades.

 

5. O Leão XIII é mais do que apenas um centro social - é uma família. Como a Sra. Edith conseguiu criar esse senso de comunidade e pertencimento?


Através das suas atitudes, com respeito à todos, muito educada. Conhecia as dificuldades, a vida das pessoas ao seu redor e com seu conhecimento e sabedoria, todos que aproximavam, acabavam ficando e fazendo sua parte também com alegria. Oferecia oportunidades as pessoas, os projetos desenvolvidos pelo Leão XIII: Enxoval de bebê para mães carentes, clube de mães para aprenderem alguma atividade para seu desenvolvimento, arrecadação de roupas para realizar bazar, artesanato, aulas de corte e costura, datilografia, aula para cuidadora, médicos nas especialidades de pediatria, clinico geral, dentistas, aulas de alfabetização. Se pagava um valor menor por essas especialidades do que o preço do mercado. Para os funcionários, ela sempre conseguia algumas consultas grátis.


6. Quais são as histórias mais inspiradoras que você ouviu ou viveu no Leão XIII ao longo dos anos?


A Dona Edith, unia as pessoas, um exemplo! Fazia a festa de fim de ano, onde todos participavam: funcionários, voluntários, os profissionais dos projetos, médicos. Todos chegavam traziam presentes, que era colocado em uma árvore de natal numerado e cada um ia sorteando o número. Era muito divertido, os presentes, eram alguns e muitos bons, outros muitos simples e outros como uma pedra de sabão para se fazer graça. A festa sempre tinha alguma coisa que a Dona Edith trazia de alimentação que sua irmã fazia e todos se divertiam de uma forma bem tranquila e alegre. A festa junina havia uma participação da comunidade dos pais das crianças da escola que ajudavam muito em prendas para realização da festa e também ajudava a manter outros projetos. Dona Edith também levava os funcionários as vezes também para fazer algum retiro, passeio na Aparecida do Norte, aulas, desenvolvia as vezes algum curso, conseguia tudo de graça. Também ela recebia as pessoas de outros lugares, uma amiga pediu para ela dar oportunidade para uma moça que estava doente e esta pessoa chegou, cuidou e se tratou, estudou e acabou fazendo pedagogia e trabalhando também na entidade, que é a Maria Inês do Rio de janeiro. Então ela sempre acolhia as pessoas que chegavam.

 

7. A Sra. Edith sempre enfatizou a importância da educação e do empoderamento. Como o Leão XIII tem trabalhado para promover esses valores?


Ao longo dos anos 85 anos o Leão Xlll na Vila Maria realizou atividades: melhorou alimentação distribuindo sopas, missa, primeira comunhão, crisma, grupo de jovens, curso de datilografia, corte e costura, cuidadores, cabelereira, economia doméstica, bordado, artesanato, médico clinico geral, pediatra, ginecologista, dentista, psicólogo, fonoaudiólogo, escola do jardim a 4ª série, teatro, música, pintura, curso supletivo com lema: O estudo é a chave para conseguir  sucesso, creche domiciliar, depois projeto de informática, atividade da terceira idade e de crianças e adolescentes. Divulgando o seu legado e captando pessoas e voluntários para continuar nesta obra dando oportunidade para as crianças e adultos. Divulgando seu legado a todos.

  

8. O Leão XIII está sempre em evolução, com novos projetos e iniciativas. Qual é o seu conselho para as pessoas que querem se envolver e fazer a diferença?


Procurar conhecer o projeto Leão XIII, seguindo em frente com o conhecimento da Dona Edith, que deixou um grande legado. Uma mulher de fibra, guerreira, integrada, religiosidade, a educação, o respeito ao outro. Conhecer a vida e a dificuldade da comunidade e das suas necessidades e através de seu conhecimento, trazia voluntários para atender essas necessidades, dando oportunidade e desenvolvendo as pessoas, através dos projetos.


9. O lema do Leão XIII é "Cuida do Leão". O que isso significa para você e como você acha que as pessoas podem se envolver e cuidar do Leão?


O meu lema foi uma invenção. As pessoas novas ajudam o Leão, muita conversa, procurem conhecer a Dona Edith, o que ela fazia, como ela dedicava de corpo e alma e manteve seu legado, cuidar do Leão.


10. Se você pudesse enviar uma mensagem para as pessoas que estão lendo esta entrevista, qual seria? O que você quer que elas saibam sobre o Leão e como podem fazer a diferença?


O Leão Xlll, desde que conheci a Fundadora era uma obra que nunca ficava parada, sempre tinha algo para oferecer aos que mais precisavam: Cursos gratuitos, com pequeno valor, profissionalizantes, alfabetização, formação, espiritualidade, saúde, educação financeira, nutrição. As pessoas tinham oportunidade de se desenvolver... desenvolvimento espiritual, educação e profissional na família e na sociedade.


João Paulo Penido


1 comentário


Jose Henrique Gama Penido
22 de mar.

Sou conselheiro no Conselho Superior de Administração do Centro Social Leão XIII e realmente me emocionei com esta rica e linda matéria! Parabéns ao Joao Paulo Penido por escrevê-la e a Revista do Villa por postá-la. https://www.linkedin.com/in/jos%C3%A9-henrique-gama-penido-04195226?lipi=urn%3Ali%3Apage%3Ad_flagship3_profile_view_base_contact_details%3Bc2mzuiyuQ7ur%2BL8XSxWIrA%3D%3D😍😍😍

Editado
Curtir

©2024 Revista do Villa    -    Direitos Reservados

Política de Privacidade

bottom of page